sábado, 28 de dezembro de 2013

A marca "Paredes de Coura"


Paredes de Coura, terra de tradições, terra de lindas paisagens, terra de gastronomia, terra de música...terra de qualidade de vida.

Se analisarmos com objectividade, temos boas infraestruturas de lazer, de cultura, desportivas, temos inúmeros eventos e festas tradicionais, temos eventos de escala Internacional, temos solidariedade, temos uma boa sensação social de segurança material e física, temos uma atmosfera saudável longe da poluição dos centros urbanos, temos um bom feedback dos visitantes...em resumo, Paredes de Coura tem realmente, excelentes condições para fixar famílias e para um crescimento saudável e acompanhado dos filhos, mas...

O que falta afinal para se conseguir segurar e cativar mais famílias? "Gente na Rua"? Poder de compra? Trabalho? Esperança no Futuro? Ideias?

Que lutas se devem travar civicamente em bloco (inclusive ao nível politico)? Permanência dos normais serviços públicos e de saúde de que usufruem a esmagadora maioria dos Portugueses? Cedências na Identidade e autonomia territorial? Discriminação? só se for positiva. 

Sabemos que a luta pela melhoria das ligações rodoviárias não será fácil no curto e longo prazo, de uma maneira geral, não sendo eu um especialista na matéria, na agricultura, apesar da riqueza do solo e que requer muito pouca adubação, dos amplos recursos hídricos e do equilíbrio climático que possibilita uma grande variedade de culturas, parece-me que estaremos bastante limitados na agricultura intensiva, devido ao nosso relevo e ao tamanho das nossas propriedades agrícolas (essencialmente micro e minifúndio) mais talhadas para a agricultura de subsistência ou de pequena dimensão e elevada qualidade. A realidade é que mesmo que se consiga um elevado nível de emparcelamentos, dificilmente conseguiremos competir na guerra do preço com a agricultura intensiva dos grandes latifundiários do Centro e Sul do pais, já para não falar nos Espanhóis e Franceses, assim só mesmo pela agricultura de ...QUALIDADE.

Assim na minha opinião o Concelho precisa de reforçar todos os três sectores:

 - O sector Primário pela qualidade na Agricultura, gestão da floresta e etc

 - O sector Secundário, através da captação de mais unidades Industriais, até porque se sabe que os patrões dos Courenses nos tecem os maiores elogios quanto á eficiência e capacidade.

 - E no sector Terciário essencialmente no Turismo, aproveitando todos os nossos trunfos uma vez que temos muito a fazer e muitas possibilidades de "pacotes Temáticos" e só somos (re)conhecidos "lá fora" e até..."cá dentro", por ocasião do nosso famoso Festival, aqui também se precisa de fazer mais e melhor na divulgação e captação Turística do Concelho no Futuro e essa tarefa não deve ser feita apenas pelo Município, mas também pelo Turismo de Portugal e pela iniciativa privada, acreditem que temos trunfos fortes para esgrimir no Mercado e poderemos oferecer concerteza Turismo de qualidade ou de...preço.

Tenciono futuramente aprofundar e até concretizar algumas dessas propostas, aliás, eu e... todos vocês.

3 comentários:

  1. Concordo em quase tudo sr mario, não vale a pena choramingar vamos ter esperança no Concelho e nos responsaveis que são jovens

    ResponderEliminar
  2. Eu que sou uma estrangeira nesta terra, mas que aqui encontro parte das minhas origens, concordo em pleno com o conteúdo e propostas aqui expostas pelo Mário. De facto, só propostas concretas e passíveis de aplicar em contexto real podem decerto fazer a diferença entre o que é e o que poderá ser. Assim o queiram e sintam outros courenses com capacidade de trabalho e de análise crítica sensata como a aqui exposta para melhorar a qualidade de vida e reter famílias em Paredes de Coura. Parabéns pelo artigo. Assim se juntem outras vozes em prol do futuro de Coura.

    ResponderEliminar
  3. Coura só pode evoluir se for capaz de escolher os melhores para os melhores lugares, e não como tem sucedido em que só quem pertence ao partido que vence as eleições tem aqui lugar.
    Assim se vão perdendo elementos dinâmicos que fazem falta em qualquer lado.
    Quintino Silva

    ResponderEliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.