É incontornável que este é um momento histórico para Paredes
de Coura, e que tem de encher de orgulho todos os Courenses. A mim enche-me, e
desejo os votos das maiores felicidades para o Tiago e que o trabalho
dele seja o melhor para o nosso país.
Sempre fui muito irónico em todas as minhas publicações logo
que soube que Costa poderia mais uma vez entrar pela porta dos fundos para
assumir o poder, assim se concretizou, e ficamos sem saber muito bem se será
positivo ou negativo para o futuro do país. A verdade é que Costa está onde
quis estar sem medir muito os meios para lá chegar, e logo saberemos se este
foi ou não o melhor caminho.
Entretanto escolheu
os seus ministros, e um pouco à imagem recente do seu
partido, não conseguiu desfazer-se de todos os males que o PS tinha mostrado
nos últimos tempos, a renovação não foi tão profunda como devia ser, e apesar
de ter nomes bem interessantes em alguns ministérios, tem alguns repetentes,
outros demasiados ligados ao legado de Sócrates e até um Soares apareceu pelo
meio. Criou um dos
maiores governos da história da democracia, dando logo a
ideia de despesismo tão ligado aos socialistas, e deu cargos a
casais, país e filhos, não se distanciando dos lobbies e da troca de favores. Por outro lado, também
tem
virtudes, e dar cargos a pessoas de diferentes raças e com algum tipo de deficiência
é um sinal claro de igualdade e de esperança para o fim da discriminação.
Voltando ao início, vejo com alguma
surpresa o Tiago num ministério
que não é bem o seu, quando todos sabemos que se encaixava muito melhor no ministério
irmão Inovação, Ciência e Ensino Superior, não me parece que a falta de
experiência seja um problema, mas o desafio é sem dúvida grande, pega num dos
grandes ministérios, e depois de anos conturbados terá certamente muitos dossiers
complicados nas mãos.
E Coura fica a ganhar ou perder em ter o Tiago como ministro? Esta é a pergunta que nós Courenses devemos de fazer, se a verdade é que nos enche de orgulho ter um conterrâneo à
frente de um ministério, parece-me depois de analisar friamente que o concelho
fica mais a perder do que a ganhar. Perdemos um deputado que certamente ia lutar na
assembleia por causas, dinheiros e oportunidades que nos seriam muitos úteis, e em vez disso, Tiago ao ser nomeado ministro é como se as promessas eleitorais se esfumassem, e que a voz
que teríamos do nosso concelho na Assembleia da Republica se calasse e com isso nós ficássemos
aqui, cheios de orgulho… mas sem voz!