sexta-feira, 23 de maio de 2014

Um largo (ao) abandono

Não é de agora que os comerciantes da zona envolvente do Largo Hintze Ribeiro se queixam do mau estado de conservação do conjunto de lojas que encima o largo. As obras há muito que são reclamadas e, ainda no Natal de 2012, aproveitando uma campanha promocional da associação empresarial, os presentes desejados pelos lojistas passavam pelas obras há muito solicitadas ao proprietário do edifício: a autarquia courense.

Ano e meio depois, os pedidos continuam a ser os mesmos. Pintura exterior e renovação da cobertura que em muitas zonas já não existe, são algumas das reivindicações, a que se junta a limpeza daquela zona. Mas basta subir a escadaria que dá acesso da parte de baixo do largo à zona do chafariz, que logo se vislumbram mais problemas. A começar pelo próprio chafariz, “ex-libris” daquele espaço e que há muito perdeu a força da vida que lhe dava a água corrente, permanecendo imponente… mas seco. E a terminar nos lampiões danificados (e a representar perigo) e nos postes de iluminação pública que o projecto das últimas obras de remodelação do largo deixou colocados no meio da rua e que ostentam já inúmeras lembranças de outras tantas amolgadelas causadas por automobilistas mais distraídos.

Numa altura em que se fala na instalação, na parte de baixo do Largo Hintze Ribeiro, do mercado de rua com que a Câmara de Paredes de Coura quer ajudar a revitalizar o comércio local, convém não esquecer que antes de fazer algo novo, não ficaria mal reparar o velho que está estragado.

1 comentário:

  1. Isso aí é o retrato da nossa vila e já não vem de agora .

    ResponderEliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.