terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Renovação

Pouco mais de um ano após as eleições autárquicas, o PSD de Paredes de Coura parece ter curado as feridas da derrota e renovou a concelhia. Agora liderados por José Augusto Sousa, os “laranjas” courenses parecem ter encontrado um novo rumo. Com uma equipa renovada, com gente nova, com gente que continua e também com gente que regressa. Faz falta um PSD forte e unido para existir uma verdadeira oposição para que o concelho saia a ganhar.
E sobre as linhas que irão guiar este novo PSD, pude ter uma ideia delas numa entrevista concedida por José Augusto Sousa à Rádio Vale do Minho. A ideia fundamental é o desenvolvimento económico do concelho, com medidas de descida de impostos e ajudas com transporte para quem trabalha em zonas industriais vizinhas de outros concelhos. Até aqui acho estas medidas muito interessantes.
Depois, José Augusto Sousa diz que o investimento em cultura é demasiado alto para o rendimento que traz ao concelho e que este modelo está errado porque não tem conseguido fixar a população.
Usando os dados estatísticos do Instituto Nacional de Estatística, verifica-se que em 2011 Paredes de Coura tinha perdido 1300 habitantes desde 1991 e 400 desde 2001.
E se formos ver a taxa de variação da população no período 2001-2011 ela é de -3,9%. A taxa do distrito é de -2,2%. Até aqui José Augusto Sousa tem toda a razão.
E, apesar de estarmos acima da média distrital, conseguimos perder menos gente que os concelhos de A. Valdevez, Melgaço e Ponte da Barca. E ficamos muito próximos de Monção. O nosso concelho, juntamente com os quatro que mencionei anteriormente, representam metade dos concelhos do distrito. Curiosamente, estes são os cinco concelhos mais interiores do distrito. O que significa que, Paredes de Coura em comparação com concelhos com características semelhantes e alguns mais fortes economicamente, obteve resultados melhores em termos de fixação de população. Decerto que isto não parece ter nada a ver com o investimento feito em cultura. Olhemos então para os outros concelhos, os outros cinco do distrito que perderam menos população ou que até ganharam. Foram os casos de Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. O primeiro registou uma subida de 0,1% na sua população e o segundo registou uma subida de 4,5%. E este ganho de Vila Nova de Cerveira é notável. Tanto mais se notarmos que Vila Nova de Cerveira é, com toda a certeza, um dos concelhos que mais investe em cultura. Por algum motivo se chama “Terra das Artes”. Não quer dizer que tenha sido a cultura a responsável por este resultado, mas com certeza teve a sua influência. Por isso parece-me prematuro dizer que o investimento em cultura não tem resultados. O investimento em cultura é difícil de quantificar, quer em resultados económicos quer em resultados demográficos. Dar-lhe uma expressão menor do que a que realmente tem é errado. Cada vez mais as pessoas procuram conhecer e aprender. E só a cultura dá isso às pessoas. Uma oferta cultural cativante poderá trazer benefícios muito positivos para a economia do concelho.
Estatísticas são o que são e cada um lê os números como quer, mas, entrar pela via populista neste tema, não me parece o mais correto.
Acho que neste ponto o PSD de Paredes de Coura devia ter outra perspectiva, em especial porque tem gente na sua estrutura que aprecia e que se envolve em acontecimentos culturais.
Soube também na semana passada que Amândio Pinto, Presidente da União de Freguesias de Cossourado e Linhares, deixou de ser militante do PSD e que vai renunciar à vida politica activa. Independentemente do que se possa achar da sua prestação a nível politico, o certo é que Amândio Pinto defendeu as suas gentes. Se todos os políticos courenses tivessem tido essa atitude desde há muitos anos, talvez as coisas tivessem sido muito diferentes. Por isso é que o Amândio foi uma pedrada no charco e ganhou tanta popularidade. Os courenses precisam de sentir de que quem os lidera, luta por eles. Pessoalmente, sinto que é uma perda para a política courense. Fazem falta pessoas assim na política e aos courenses.

De qualquer forma, espero que o PSD faça uma oposição credível e leal, que esteja ao nível das expectativas dos courenses. Só assim o PSD poderá vir a ser uma alternativa credível.

5 comentários:

  1. Texto de Mer.. muita conversa e pouco conteúdo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escreve a tu, a ver!

      Eliminar
    2. Bastante conteúdo diria eu... e só não vê quem não quer ou não tem capacidade para isso! Neste post são citados alguns factos que escapam à maior parte dos courenses...é sempre bom saber mais um bocadinho sr. das 11:33.
      Um bem haja e um obrigada para a equipa que compõe este blog!

      Eliminar
  2. RENOVAÇÃO????
    CORRERAM COM A LENA RAMOS?

    ResponderEliminar
  3. Acha?
    Essa desde que seja para dar nas vistas está sempre presente e impõe essa mesma presença.
    Se tivesse noção do ridiculo e das suas limitações.
    Estamos bem em Coura, estamos.

    ResponderEliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.