segunda-feira, 27 de julho de 2015

Mas… isto faz sentido?

2015-07-26 20.57.12

Entraram em vigor este fim semana algumas das alterações ao trânsito que a Câmara Municipal de Paredes de Coura tinha previstas há vários meses, com destaque para a (re)abertura ao trânsito da Rua Conselheiro Miguel Dantas. Pessoalmente, sou contra esta reabertura, por si só. Acho que a rua estava bem como estava, com as excepções que já tinha. Além disso, parece-me que a data escolhida para a abertura ao trânsito não terá sido a melhor, logo num fim de semana em que era previsível, e desejável, que muita gente calcorreasse a rua principal da vila, em trânsito entre os vários palcos do Mundo ao Contrário.

Mas, a reabertura da Rua Conselheiro Miguel Dantas não foi a única alteração. O cruzamento entre as ruas 25 de Abril, dr. Aquilino Ribeiro, Bernardino António Gomes e Frei António de Jesus também já foi requalificado (como referido aqui) e agora quem vem da Rua dr. Aquilino Ribeiro é obrigado a seguir para a direita, para a Rua Frei António de Jesus. Além disso, também a Rua dos Heróis do Ultramar já está aberta ao trânsito sem limitações, com estacionamento gratuito mas, atenção, apenas com um sentido, desaguando o trânsito na Rua Conselheiro Miguel Dantas e depois na Rua dr. Narciso Alves da Cunha.

E é aqui que se encontra uma situação que, a meu ver, tem tanto de absurda como de irresponsável. É que, ao desembocar na Rua dr. Narciso Alves da Cunha, os automobilistas são, naturalmente, obrigados a virar à direita, seguindo o fluxo normal daquela rua, conforme acontece nos últimos dois anos, desde que o trânsito naquela zona foi reformulado. Agora, contudo, essa obrigatoriedade tem uma excepção: os táxis. De um dia para o outro os taxistas conquistaram o direito de virar à esquerda, seguindo em contramão relativamente ao resto dos automobilistas, transformando aquele troço numa zona perigosa, propícia a acidentes.

Será que os táxis não podem andar mais alguns metros e fazer o percurso normal a que todos os restantes automobilistas estão obrigados? Ou será que as alterações feitas há dois anos para tentar arranjar uma solução para o cruzamento das ruas dr. Narciso Alves da Cunha e dr. Afonso Viana, agora já não são necessárias? Se o problema são os metros a mais que os táxis fazem, creio que seria muito mais sensato permitir-lhes a circulação em sentido contrário na Rua dos Heróis do Ultramar, onde está localizada a praça de táxis, já que aí o fluxo de trânsito é consideravelmente mais reduzido que na Rua dr. Narciso Alves da Cunha. Mas nem julgo que isso seja justificação suficiente.

Se a excepção fosse para ambulâncias ou carros de bombeiros, em situações de emergência, ainda se percebia. Agora, como está, para táxis, duma coisa tenho a certeza, o sentido proibido com excepção… não faz qualquer sentido.

2015-07-26 20.56.56

21 comentários:

  1. Mas há alguma coisa que faz sentido no transito na vila?
    Gostava de saber quem esta à frente deste dossier, e quem pensa estas alterações...?

    O transito na vila de Paredes de Coura é completamente ridiculo para os Courenses, e demasiado confuso para quem chega de fora.

    ResponderEliminar
  2. Realmente não faz sentido, vai ser propício a acidentes. Não havia necessidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quando todos olhamos para o lado, uma alteração causa discussão e partilha de ideias, olha está boa, bem conseguido, eheheheheheheh

      Eliminar
    2. O eheheheheheh.
      É só para disfarçar, não?!

      Eliminar
    3. Não preciso de disfarçar nada, porque razão seria para disfarçar, não percebi, mas enfim é assim este Mundo, ahahahahahahahaha

      Eliminar
    4. Permita-me corrigir, é eheheheheheheh e não eheheheheheh,

      Eliminar
    5. Ó meu, a questão é que sempre "encarneiraste"! Até nesta complicação de trânsito! Já viste?

      Eliminar
  3. Estamos no mundo ao contário. É uma circulação passageira, de um lado para o outro, claro!

    ResponderEliminar
  4. Excepto Táxis, Funerais e Procissões

    ResponderEliminar
  5. Tantas vezes me deparei com carros em contramão naquela zona, que acho que discutir o tema não é mais do que (passe a expressão) masturbação mental...

    ResponderEliminar
  6. Pena é não poderem passar também os autocarros vindos das oficinas da courense!

    ResponderEliminar
  7. vai ser muito perigoso sobretudo agora que vai haver mais circulaçao com imigrantes , e que nao estao habituados a esse codigo da estrada especial em coura :D

    ResponderEliminar
  8. Para haver essa excepção tem de haver informação junto ao pub para que o condutor saiba que está a circular numa via com dois sentidos de trânsito, caso contrário vai causar acidentes e uma dor de cabeça às seguradoras na hora de atribuir responsabilidades... Além disso, essas placas de excepção não tem o formato descrito no Regulamento de Sinalização de Trânsito, aprovado pelo D. Reg. N° 22-A/98 de 01 Outubro... foram inventadas!

    ResponderEliminar
  9. A engenharia de transito da nossa vila no seu melhor?..

    ResponderEliminar
  10. Só em Coura!
    Duplo sentido intermitente! Essa é boa!

    ResponderEliminar
  11. Mas que grande parolice.Isto só em Coura.O mundo ao contrário já terminou.Com estas atitudes tenho mesmo vergonha de ser de Coura de que tanto gosto,porque outros que se dizem diferentes e prá frentex borraram a pintura.

    ResponderEliminar
  12. Já retiraram o sinal da exceção aos táxis. Parece que alguém na câmara ganhou juízo.

    ResponderEliminar
  13. Bom o Coli começa a recuar pra trás muitas vezes! É só haver um descontentamentozinh, e bumba!
    O pensar fora da caixa tem que ter algum tino!

    ResponderEliminar
  14. Estão tão enganados...enganados.,,enganados . Isto é só mercearia...,no que é principal nem um milímetro o gajo desfoca...acreditam sei do que digo. Mas fica bem ouvir as pessoas e corrigir a mão de outros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, se o senhor for gerente de uma loja é responsável por todos os erros e problemas que na loja houver. Aqui é a mesma coisa, mesmo que não tenha partido da mão dele, é responsabilidade dele, para isso é que tem o cargo que tem.

      Eliminar
  15. Ó camarada isso de só ser mercearia tem que se lhe diga! O supermercado eleitoral é muito pequeno, todos os pormenores contam!... Ou não foi nos pormenores que ganhou as passadas eleições?!!

    ResponderEliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.