segunda-feira, 7 de abril de 2014

Câmara quer mercado no centro da vila

A Câmara Municipal de Paredes de Coura está a estudar a mudança do mercado municipal para o centro da vila, mais concretamente para o Largo Hintze Ribeiro, com recurso a uma solução que poderá passar por estruturas amovíveis e de baixo impacto visual na área envolvente. Com esta mudança a autarquia courense pretende dar nova vida a um mercado que, actualmente, está reduzido a um único estabelecimento comercial, trazendo-o para uma zona nobre da vila e transformando-o num autêntico mercado de rua, vocacionado para o comércio de produtos alimentares, nomeadamente produtos agrícolas.

A ideia da Câmara, contudo, parece não agradar aos comerciantes daquela zona que não vêem com bons olhos a criação de uma nova plataforma comercial naquele espaço, que poderá trazer alguma concorrência a estabelecimentos comerciais que funcionam ali nas redondezas. Por outro lado, queixam-se da falta de atenção da autarquia para com os comerciantes daquela zona, nomeadamente no que respeita ao estacionamento pago. Para já, no entanto, ainda não há qualquer decisão formal quanto à mudança do mercado, bem como em relação ao futuro do actual mercado, mas a autarquia avançou com a elaboração do projecto de execução para aquela estrutura, projecto esse que vai ser feito por uma empresa do Porto, a Loftspace.

A mesma empresa aliás, que tem a seu cargo a realização de outros projectos que terão impacto significativo na vila de Paredes de Coura. A Loftspace recebeu, duma assentada só, cinco projectos entregues pela Câmara de Paredes de Coura, num total de cerca de 55 mil euros. Projectos que envolvem, por exemplo, o parque infantil do Largo Hintze Ribeiro e a reabilitação do antigo quartel dos bombeiros, que passará a acolher diversas manifestações artísticas e culturais, situação, aliás, que já estava prevista há muito. Além disso, a Loftspace vai também ser responsável pelo projecto de execução de requalificação e beneficiação urbanísticas na vila de Paredes de Coura. Um projecto que abrange, por exemplo, o estudo para a eventual reabertura ao trânsito da Rua Conselheiro Miguel Dantas, quase 10 anos depois do sua transformação em via pedonal.

6 comentários:

  1. " reabertura ao trânsito da Rua Conselheiro Miguel Dantas," Eles sao é malucos!! se isso acontecer retiro o meu voto no Partido Socialista..

    ResponderEliminar
  2. Reabilitação do quartel dos bombeiros para manifestações culturais? E o Centro Cultural? Continuamos na mesma afinal, despesa desnecessária e de dificil compreenção.

    ResponderEliminar
  3. esta Aldeia é bonita mas mt pequena

    ResponderEliminar
  4. 1 Devolver o jardim que existia junto aos Taxis;
    2 Fazer circundar o transito entre o Ze Caldas e o Cafeé da esquina;
    3 Continuar a manter a rua condicionada ao transito entre o Banco Tota e o café da Esquina.
    4 Melhorar o Largo e o jardim junto e acabar com as fontes por ja não funcionarem e cheiram mal;
    5 Por o chafariz a funcionar como era antigamente;
    6 Modificar o cruzamento junto a igreja matriz (é uma vergonha aquilo);
    7 Não me preocupava muito com o mercado porque ele nunca funcionou .
    8 O melhor que ainda tem o marcado é a venda de peixe fresco. As pessoas de Coura tem vergonha ou não querem vender os seus produtos nem na feira nem no mercado.
    É com muito agrado que vejo e espero que se concretizem estas novas ideias da nossa Camara. Parabens.

    ResponderEliminar
  5. E porque não o mercado ocupar parte dos Bombeiros Velhos ???

    ResponderEliminar
  6. Seria interessante dizer quem é a Loftspace e porque recebe de uma assentada 55 mil euros!!!!

    ResponderEliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.