quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Câmara substitui-se ao Estado e faz obras na escola

iphone22102012 001

A Câmara Municipal de Paredes de Coura vai fazer obras na Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura respondendo assim a anseios antigos de quem ali trabalha e estuda. As obras orçadas em cerca de 324 mil euros começam já na próxima segunda-feira.

Os trabalhos visam, sobretudo, a substituição das coberturas, retirando as antigas, grande parte das quais ainda em fibrocimento, e também o revestimento e isolamento de paredes exteriores e a substituição de todas as portas e janelas. Desconhece-se, contudo, como é que estas obras, que devem estar concluídas até ao final de Junho, vão ser conciliadas com o normal decorrer das aulas. E ainda com os exames nacionais agendados para a segunda quinzena de Junho.

Com esta empreitada, a autarquia courense procura resolver os problemas de infiltrações, humidade e desconforto térmico existentes na Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura, substituindo-se ao Ministério da Educação que chegou a ter a escola courense inserida numa lista de escolas prioritárias onde seriam feitas intervenções, mas que, contudo, nunca chegaram a avançar. Agora, num investimento totalmente suportado pelo município, procura-se dotar a escola de melhores condições.

Curiosamente, no final da semana passada, soube-se que nenhuma das escolas do Alto Minho tidas como prioritárias na necessidade de obras e incluídas numa listagem elaborada pela CIM Alto Minho e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (não se encontrando, contudo, a escola courense, nessa lista) iria ser alvo de intervenção. O anúncio, foi feito pelo ex-delegado regional de educação do Norte, que não foi reconduzido no cargo, alegadamente por não concordar com a não inclusão de escolas desta região no pacote de escolas que iriam beneficiar de obras.

12 comentários:

  1. Como pode uma escola relativamente nova já está nesse estado e quem vai pagar é o povinho desse jeito o nosso caminho é difícil e o remédio é abalar e assim a nossa linda terra vai ficando aos poucos cada vez com menos pessoas .Acordem enquanto é tempo.

    ResponderEliminar
  2. Este governo de m**** considera que o sítio onde educamos os nossos meninos pode ter mais frio do que o que faz lá fora e é normal que chova. Felizmente ainda há quem perceba o que faz falta à população e não está preocupado com eleições. Afinal temos gente com o tomates no sítio, como faz falta! Eu nunca pensei! Acho curioso... é que neste post ainda não veio nenhum dos habituais a mandar bocas! Quanto ao Sr. Bastos, não percebo muito bem o seu critério... a contratação de dois funcionários é noticia (nada tendenciosa... ainda hei-de ver a acta no site da CM para ver se só foram as vereadoras do PSD a fazer declarações para a acta...) mas a recuperação do pavilhão municipal (vi hoje que aquilo já está tudo vedado e só gente a entrar e sair) que não via sequer uma pintura há mais de vinte anos não é noticia. Corrija-me se estiver errada senhor Bastos, mas isso não é um bocado tendencioso?

    ResponderEliminar
  3. É só obras na vila, o resto é paisagem.

    ResponderEliminar
  4. Quantas freguesias serve a escola secundária, a piscina, o pavilhão, o museu, senhor anônimo inteligente?! Estava tudo podre! Iam os moços pequenos todos para os sítios com tudo podre e a cair. As laranjas estão a azedar porque estes estão a trabalhar... INVEJA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estava podre, quem deixou. Estão, inveja, não, pena, sim.

      Eliminar
    2. A tristeza do PSD de Coura é que não importa que as coisas se façam para bem da população, importa que sejam atribuídas culpas por não terem sido feitas até ao momento! Isto quer dizer que o maior interesse do PSD não são as pessoas nem a terra, mas sim o partido e o poder. Quem deixou a escola cair de podre?! Foram os sucessivos Ministérios da Educação, como sabe. Desculpe senhor anónimo mas da escola percebo eu que lá estou. Não puxem por mim porque tenho muito para dizer a esse respeito...

      Eliminar
    3. 1° a escola nao estava assim tao mal, ou seja Podre.
      2° é lógico que com o passar dos anos precise de obras.
      3° PSD de Coura? isso existe?

      Eliminar
    4. Não se pretende que os nossos filhos tenham de frequentar uma escola com frio, humidade e outras faltas de condições como acessos etc..Uma coisa é certa e segura todas estas obras foram construídas de raiz e com poucos anos de vida. O que sabemos e repudiamos foi a cultura enraizada nesta CM do faz hoje para demolir ou retificar amanhã!. Responsabilidades nem vê-las os senhores engenheiros e engenheiras que se vão passeando pelas ruas e gabinetes estão se marimbando para o interesse público, pelo menos deviam ter mais respeito por quem lhes paga os seus vencimentos e serem mais responsáveis pelas obras que lhes estão distribuídas(fiscalização ativa) e falta de qualidade nos materiais que empregaram nas mesmas, entre muitas outras obras estou a lembrar-me daquele monstro ou aborto da Central de camionagem com saída e entrada pelo meso sítio, sem caixas de ar, no verão as pessoas não aguentam as temperaturas no inverno chove dentro como fora!!! Isto só para falar-mos desta, mas há muitas mais!!!

      Eliminar
  5. Caros anónimos de 25 de Fevereiro e de 22 de Março,

    Caso não tenham reparado estas obras vão ser feitas na escola secundária, não na nova EB1/JI de Paredes de Coura(1º ciclo) junto à Eprami. Essa sim é relativamente nova e por acaso até já foi alvo de remodelações mas por aquilo que julgo saber ainda durante a garantia! Se estou enganado em relação a esta situação corrijam-me.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tás a tentar tapar o sol com a peneira!
      Garantias? Onde é que isso vai... Erros de projecto, isso é que é! Quem paga? Os do costume!

      Eliminar
  6. Para que se saiba às Camaras foi-lhes atribuída por lei as estruturas fisicas escolares e a gestão do pessoal não docente.Portanto as obras nas escolas são da responsabilidade das Autarquias e não do Estado.Mesmo assim quem paga essas obras somos nós com os nossos impostos através das transferencias do Orçamento do Estado para estas pequenas autarquias. Nós Courenses sabemos que as receitas próprias da Camara não chegam para mandar cantar um cego,quanto mais para fazer obras de maior valor.

    ResponderEliminar
  7. Estou esclarecido muito obrigado amigo.

    ResponderEliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.