quarta-feira, 6 de maio de 2015

Protegida… mas nem tanto

área protegida• Zona geográfica bem delimitada, gerida com o objectivo de preservar e restaurar as espécies animais e vegetais que nela habitam. in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
A Área de Paisagem Protegida do Corno de Bico é regularmente apontada como um dos ex-libris de Paredes de Coura. Considerada um “santuário natural”, ali estão referenciadas vários exemplares de fauna e flora, alguns dos quais considerados em perigo, razão pela qual a zona é considerada “de elevada importância para a conservação de uma variedade de habitats e espécies ameaçadas a nível europeu”.
É isto mesmo que refere a página oficial da Paisagem Protegida do Corno de Bico, mas olhando as notícias de ontem, fico sem saber o que pensar. É que as notícias de ontem davam conta da presença da equipa de rally da Volkswagen em terras de Coura, em treinos de preparação para a participação na próxima edição do Rally de Portugal, que começa no dia 21 de Maio. E onde decorreram os treinos? Precisamente na suposta Paisagem Protegida do Corno de Bico.
Eu, que até gosto de rally, fico na dúvida. Afinal, nuns dias protege-se e nos outros esquece-se a protecção? Ou o roncar dos motores já faz parte do património imaterial daquele território? Ah, e sim, a crítica também é válida para todo o tipo de provas e percursos motorizados que por ali passam.



16 comentários:

  1. Será que esta tarde foi um crime?
    E o que se passa todos os fins de semana com os motards a andarem sem controle?
    Fnalmente Coura´é noticia sem ser pelo Festival e é bom ver pessoas estrageiras pelos nossos lados.
    Seria de apostar sim numa classificativa com o nome do concelho.
    Deixemos de ser tão fundamentalistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um crime. Treinar rally. motards, lixo, fogo,caçar...etc..etc..

      Eliminar
  2. Fundamentalistas!!! Se é uma área protegida é para ser protegida meu caro. Ou só é protegida ás vezes!? Tal como referiu, as motos também não deviam ser permitidas assim como qualquer outro veiculo motorizado salvo algumas excepções...que não o rali, claro!
    O concelho não têm nenhum troço no rali e por isso economicamente não ganha patavina mas é usado para treinos... Tá muito bem....A culpa é de quem permite tais situações!! Já agora abram as pernas ao resto das marcas...

    ResponderEliminar
  3. Hoje, pelo facebook , já vi dezenas de videos de treinos do Rally em território de "paisagem protegida" ..
    Outros dias, quando de passeio pelos trilhos dessa mesma Paisagem protegida, só me falta ser atropelado por algum Motard, tal é a velocidade a que se deslocam ..
    Chamem-lhe o que quiserem, mas tirem-lhe o NOME de PAISAGEM PROTEGIDA,
    Pq de protegida nao tem nada....absolutamente nada....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naquela zona infelizmente, já um jovem de Bico quando fazia treinos de motorizada de crosse teve um acidente grave que o levou a cadeira de rodas sem possibilidade de recuperação possível.

      Eliminar
  4. É como o Tabuão, a nossa famosa Praia Fluvial! Só temos praia fluvial no Inverno, que no Verão está quase destruída ou ocupada pelo Festival.

    ResponderEliminar
  5. Eu também gosto de ver os cogumelos no chão, nos troncos, etc, e também os apanham. Que chatice não é? E quem os come também vai ser contra a minha opinião não é? Pois. E os cavalos e vacas "privadas" que causam danos? E os animais que matam na Paisagem Protegida? Acho que o carro não atropelou nenhum, mas aparecem lá muitos mortos!! Não se pode agradar a todos meus senhores!! Quem não gosta paciência!

    ResponderEliminar
  6. Se calhar o rali ou lá o que foi leva lá mais pessoas do que a própria área protegida em si, não? Só uma ideia!

    ResponderEliminar
  7. Impossível discutir algo tao importante com idiotas? Nao sabem, ou nao querem perceber do que se fala! Paciência...

    ResponderEliminar
  8. Começou a baixar o nível como o esperado. Se aqui somos idiotas é melhor ir discutir o assunto com quem percebe e com quem deu a autorização para que se realiza-se os treinos a ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas). Se a autorização foi dada por estes senhores não estou a ver o motivo de tanta revolta, eles afinal são quem percebe do assunto, ou não?? Vá discutir isso com eles oh "inteligente"! Enfim!

    ResponderEliminar
  9. O município também têm que autorizar oh "iluminado"...ou isto é terra de ninguém!?
    Atiram-se as culpas para o ICNF e tá feito não! À que pensar à séria nisto! Porque, se deixam treinar também deviam ter permitido a passagem do rali pelo mesmo sitio, pelo menos o comércio de Coura era capaz de ganhar alguns trocos com isso.

    Parabéns ao Blog...

    ResponderEliminar
  10. O que está aqui em causa não é a passagem do rali pelo Corno de Bico. O que esta em causa é saber se a Câmara autorizou os treinos ou não e se autorizou então tem de explicar para que é que serve afinal a área protegida, porque não pode ser só levantar entraves aos moradores e divulgar Paredes de Coura como um destino amigo da natureza e depois deixar o pessoal do rali, das motas e dos jipes ir para lá estragar os acessos e fazer barulho. Se querem apostar na Natureza, muito bem, se não querem, muito bem na mesma. Agora não é podem é querer ter as duas coisas no mesmo espaço e querer agradar a uns e a outros como acontece noutras coisas.

    ResponderEliminar
  11. Afinal Eduardo és como todos,só publicas o que te convém,devias ser mais isento e não tão agarrado ao sistema.fecha o blogue.

    ResponderEliminar
  12. A dita paisagem de área desprotegida do corno de Bico é e sempre foi o que é hoje, montados e giestais públicos e particulares, a criação por decreto desta mesma área apenas e só serviu interesses partidários e criação de uns tachitos à sua volta e os dinheiritos que em nada beneficiaram os agricultores e donos das suas propriedades mas sim a sede do concelho.Quando da sua criação obrigaram a firma de telecomunicações salvo erro a ÓPTIMUS, a suspender o gerador de corrente elétrica ali existente por corrente da rede pública: primeiro os seus pareceres diziam que o ruído do gerador incomodava a fauna não esquecendo os passarinhos que em plena liberdade por ali circulam e muitos deles vivem toda a sua vida. A empresa foi buscar a rede ao lugar de Grijó do vizinho concelho de Arcos de Valdevez, também por imposição das autoridades(ICN) os cabos de transporte da energia o seu percurso teriam de vir em cabos subterrâneos o que assim aconteceu. Agora já não defendem os passarinhos!? Os ruídos dos carros e motas de crosse já os não incomodam?' Que falta de responsabilidade e de coerência, e a caça está autorizada naquelas zonas, aí sim pondo em perigo pessoas visitantes e não só!!!.É o que temos e talvez o que merecemos!
    O melhor que por ali se vê que não estraga o ambiente são os ciclistas cada vez mais assim dão outro colorido àquela zona tão rica em fauna e flora e tão maltratada por...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem meu cara é isso mesmo, falas com todas as palavras e verdade, parabéns, escreve sempre...

      Eliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.