sexta-feira, 22 de julho de 2016

Bombeiros de Coura tornam quartel mais funcional

2015-11-19 13.49.14

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura está a levar a cabo uma série de trabalhos nas suas instalações. A empreitada, que está a cargo dos próprios elementos do corpo activo, visa dar mais conforto aos voluntários daquela corporação e, ao mesmo tempo, tornar o quartel mais funcional.

A ideia, explicou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, é “separar o ruído do silêncio”. Ou seja, fazer uma separação efectiva entre as áreas de repouso e as áreas de trabalho no quartel. Isto porque, com a actual disposição dos espaços, as duas zonas estão muito próximas e o barulho normal do funcionamento do quartel, não deixa os soldados da paz descansar quando necessário.

“Aproxima-se uma época muito desgastante e é muito importante permitir que os bombeiros descansem”, acrescenta Filipe Esteves. O comandante explica ainda que os trabalhos que estão a decorrer, todos feitos por elementos da corporação, prevêem que a parte operacional volte para a área mais antiga do quartel. Neste sentido, estão a fazer uma cozinha e uma sala de convívio e também uma nova central de comunicações.

Neste momento a sala de convívio está praticamente pronta e os trabalhos da nova central estão a decorrer a bom ritmo, faltando apenas as ligações. “O ideal era passarmos para lá durante a primeira quinzena de Agosto", refere ainda Filipe Esteves.

A somar a estas alterações na organização do quartel, acresce o facto de a corporação courense estar em vias de ver aumentado seu corpo activo. Os elementos da escola de estagiários estão a terminar o período probatório de três meses, obrigatório por lei, o que significa que dentro em breve existirão em Paredes de Coura mais duas dezenas de bombeiros formados.

Além disso a Associação Humanitária prevê reactivar, a breve prazo, a escolinha de cadetes e infantes, criada pela anterior direcção, há quatro anos, e que atraiu bastante crianças e jovens do concelho ao quartel. Reconhecendo que, em virtude de diversos factores, esse tem sido um assunto mais descurado, Filipe Esteves adianta que o tema voltou a estar em cima da mesa para ser desbloqueado.

Isso mesmo adiantou também Iolanda Pereira, presidente da associação, referindo que numa reunião de direcção tida há relativamente pouco tempo, foi decidido retomar o trabalho com os infantes e cadetes que já tinham iniciado o seu percurso junto dos bombeiros de Paredes de Coura. Além disso, vão ser feitas novas admissões para estes grupos, alargando o número de crianças e jovens envolvidos.

Refira-se, a propósito que, o assunto já tinha motivado queixas por parte de alguns pais das crianças envolvidas, que questionaram a actual direcção sobre este assunto, querendo saber se o projecto em que tinham inscrito os seus filhos iria ter continuidade ou se tinha simplesmente terminado.

21 comentários:

  1. Tudo o que seja feito para dar mais conforto aos "nossos" soldados da paz é bem feito. Parabéns á direção e a todos os elementos incluídos nos trabalhos. OBRIGADO

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ao corpo activo e direcção da instituição. Aqui se vê que quando o Homem quer a obra nasce, mesmo que não existam apoios das entidades oficiais responsáveis pelo concelho. A todos os membros da instituição um muito obrigada pelo exemplo.

    ResponderEliminar
  3. A iniciativa de melhorar as condições físicas do quartel é sempre muito bom em especial quando estas se fazem pela gente de casa. Uma pergunta: Então no caderno de encargos da obra feita recentemente não viram este e outros casos em pormenor? Hoje é isto amanhã é aquilo e passamos a vida toda nisto! Parabéns caros bombeiros e sua direção.

    ResponderEliminar
  4. Tenho o máximo respeito pelos nossos soldados da paz, já integrei o mesmo corpo, no entanto quero dizer estar preocupado com essas pessoas que estão á frente dos destinos desta grande casa, já que de experiência de vida é mesmo nula, nada os recomenda e pelos vistos mesmo com peditórios frequentes a situação financeira está á beira do abismo. Volta anterior presidente fizeste um bom trabalho, estes são muito novos!!!

    ResponderEliminar
  5. OBRIGADO AOS NOSSOS BOMBEIROS. Dia terrível este 7/08/2016.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns à Câmara Municipal de Paredes de Coura e ao Presidente Drº VItor Paulo e sua equipa de Vereadores pela tomada de opção de este ano nas Festas do Concelho não ser lançado fogo de artificio, mas sim, esse dinheiro ser canalizado para os nossos BOMBEIROS!!!
    Isto sim! É ser um grande POLITICO... E muito obrigado aos nossos BOMBEIROS pelo trabalho que tem tido nestas horas de aflição para a população de Paredes de Coura!!! Um bem haja a estes HOMENS de uma grandeza enorme!!!

    ResponderEliminar
  7. A câmara não precisava de utilizar o dinheiro do fogo das festas do concelho para dar aos Bombeiros, isto foi um autentico aproveitamento politico, se tinha vontade de dar dava e não tinha de andar a apregoar aos sete ventos como o fizeram pela comunicação social, os nossos bombeiros precisam sempre de ajuda não é só agora nesta altura. As festas do concelho estão relegadas para terceiro plano, não lhes dão qualquer importância e aos poucos vão acabando com elas.As iluminações estão cada vez mais pobres e a rua principal merece iluminações de festas e não farrapos ou fitas penduradas que podem resultar para determinados eventos ,mas não para as festas do concelho, acabaram com a fanfarra na procissão, por este caminho para o ano não se realizam as festas , mas já para eventos elitistas e para o festival não pode faltar nada. Apoiar as Instituições do concelho sim senhor , mas que não seja só nestes períodos e para proveito próprio, e as tradições devem ser mantidas e até fomentá-las e não acabar com elas como se têm dito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi o ex. presidente que em entrevista a uma rádio disse "O verdadeiro padroeiro de Coura é um Festival!???",É mesmo de pasmar aos céus por este andar não se preocupem com as festas do concelho essas para essa meia dúzia de "ganapos" bem governados o que vale é o seu festival e os seus bolsos cheiros o resto é paisagem!!!

      Eliminar
  8. Acabo de ler este último comentário e logo bem depressa salta-me da memória as palavras que mais se podem aplicar a este texto de quem o escreveu: Fanatismo laranja, ressabiado e ainda por cima um sofista de raiz pura... Como é possível ainda ter a lata de criticar um Presidente de Câmara com esta tomada de decisão perante esta circunstância que estamos a viver e ao mesmo tempo entregar o dinheiro de um fogo de artificio aos Bombeiros???!!! Bem, desta gente já nada é de admirar, a arte deles sempre foi trabalhar bem a mentira... Terminando, este sofista, não ficando satisfeito também se transformou num profeta da desgraça de Paredes de Coura vai acabar tudo... Paredes de Coura vai desaparecer... E o que tem que se fazer courenses? Muito simples, temos que vestir um iluminado vestido por completo de laranja e os problemas que tanto este sofista anuncia acabam-se... Santa ignorância, para que vieste a este Mundo???!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está em causa não o donativo, não ser do fogo de artificio, não ser das Festas do Concelho, mas sim o oportunismo de quem em Janeiro corta donativos no orçamento, de quem dá mais para futebol do que para os Bombeiros, e em Plena catástrofe nacional, bem fazer o Papel de bem feitor, que tivesse a coragem de proibir os Fogos de Artificio em todo o Concelho e o donativo seria de facto expressivo, foi puro oportunismo Politico de quem inclusive recusou partilhar em Assembleia Municipal distribuir as contas dos Bombeiros Municipais de Paredes de Coura, depois do mesmo ter sido entregue pelo PCP para ser distribuído pelos Grupos Municipais, simplesmente varreu-se o lixo para debaixo do TAPETE, QUANTO É DADO PELA CÂMARA AOS BOMBEIROS EM ORÇAMENTO ANUAL, O QUE FOI FEITO HÁ MUITO QUE É DEFINIDO COMO OPORTUNISMO POLITICO, PURO. MAS ESTE FILME VAI TER MAIS EPISÓDIOS, VAMOS LÁ VER QUEM SE SERVE DOS BOMBEIROS PARA FAZER POLITICA.

      Eliminar
    2. completamente de acordo

      Eliminar
  9. Isto é insultuoso. Já chega de utilizar os bombeiros politicamente. No ano passado houve fogo de artificio nos três dias das festas do concelho, no programa deste ano o fogo de artificio só estava referido no sábado, assim talvez estejamos a falar de três mil euros. Espero que alguém arranje daquelas caixas de fogo de artificio que se usam nos casamentos para haver alguma alegria nestas festas. Se considerassem os bombeiros importantes não cortavam no subsidio anual e nas ajudas durante o ano conforme era habitual.

    ResponderEliminar
  10. Depois esquecem que mentira tem perna curta:
    Inicio do Ano, A Câmara paga a 3 dias, existem casos locais de comerciantes, não interessa quem, pois o mais provável é não venderem mais, comerciantes locais a receberem a mais de 60 e 70 dias, as transferências para as Freguesias pagas com atrasos de 3 meses, mas andam a cantar aos ventos que pagam a 3 dias.
    Dizem fazer uma gestão apertada, com pagamento de divida, bem digam lá quanto foi abatido além das prestações planeadas e além do abatido através do PAEL, tínhamos divida para cerca de 12 anos, foi reduzido este prazo?
    A criação de Emprego, do sucesso da Kyaia, Doureca, o que é devido a Vitor, ou será sucesso dos Empresários e dos seus colaboradores.
    Falam das obras da Secundária, afinal foi investimento da Camara, ou esta recebe verbas para esse fim, as Prometidas com o Presidente a fazer peito em Plena Assembleia que ia fazer as obras de 2 milhões mesmo sem o Estado, passado uma semana o Ministério bem falar que as obras terão financiamento, sorte do acaso, mas como seriam feitas apenas pela Cãmara como agora são financiadas, temos folga de 2 milhões para investir talvez na rede viária, aliás por falar nisso mesmo as obras a serem realizadas nas diferentes Freguesias é pela execução das garantias de obras, não por investimento da Câmara, pois este presidente têm menos de 800 mil euros disponíveis por ano para investir, opta por gastar uma larga fatia no que todos sabemos.
    Dizem que se deve a Vitor a abertura do tribunal? Mas essa medida não foi estendida a outros tribunais? Ou foi exclusivo de Paredes de Coura? Querem fazer Politica sejam sérios, a mentira terá sempre perna curta.
    Falam das pequenas obras de restauro, um exemplo, as Piscinas, nem uma novela Mexicana, inaugurada e só passado uns mesitos, poucos, é que abre ao Publico. Mas há mais, mas deixemos para outro episódio.
    Tanta Cultura e no fim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh Pá! A confraria laranja está muito irritada!
      Mas afinal do que terá medo esta confraria? Bem! Os courenses com toda a certeza já perceberam todo este nervosismo...
      Coitadidos, esta confraria, quando não tem argumentos válidos e sérios inventa qualquer coisa gratuita...
      Bem, por este andar a confraria ainda nos vai tentar convencer que foi o Passos Coelho que deixou um bilhete no Palácio se São Bento para abrirem o Tribunal de Paredes de Coura...
      Mas o que seria certo, se esta confraria laranja governa-se este Concelho já tinha-mos em Coura uma Piscina Olímpica e com um pouco de jeitinho até já teríamos um Aeroporto Internacional.
      Para isto tudo correr às maravilhas, temos que vestir todos os courenses de fato cor de laranja... Vamos ter um pouco de compaixão desta confraria de intelectuais...

      Eliminar
    2. Mas isso são os argumentos??? Confraria sim olha um otimo tema, as confrarias, as do Rock, a da Feira Mostra, a das Passagens de Ano, tudo confrarias de dinheiros Públicos sem nunca se ter apresentado contas, sempre que o financiamento é Publico obriga apresentação de contas quando as mesmas são pedidas no órgão Fiscal dos mesmos fundos, ou será que se financia sem se pedir explicação será, mas será engraçado ver estas Confrarias, os mesmos que rasgão a roupa quando se critica, a seu tempo, caros irmãos.

      Eliminar
    3. Há muitos que o interior do crânio deles ainda tem areia miudinha mas outros infelizmente o crânio deles é composto só mas só por granito de pedra azul, daquela pedra mesmo dura...
      Não vale mesmo a pena...

      Eliminar
    4. O tribunal de Coura vai mesmo reabrir não sabemos em que condições, no entanto parabéns ao presidente da Câmara Municipal de Melgaço que não deixou que o seu tribunal encerrasse, isso sim é de enaltecer a coragem e valor e peso político deste socialista, tudo o resto é conversa da treta, manifestações, deslocações á capital ao beija mão do então poder, entrevistas dos políticos locais aos jornais e rádios de que valeram?

      Eliminar
    5. O meu amigo então?? Não fale assim do nosso Presidente, não vê, Temos Tribunal sem Juiz, tá na Moda. Vem agora falar do que não interessa, corja.

      Eliminar
    6. Há dois Anos que se fala em o Tribunal Abrir, Nas Finanças irem para o mesmo Edifício, Antigo registo Predial no entanto eleições só em 2017, por isso só para o Ano, claro com o esforço do nosso Presidente e do PS, nem todos dormem.

      Eliminar
  11. Não digam mal do rock nem do presidente que os meninos amuam. Volta Diamantino que fazes tanta falta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que este senhor julga que o Diamantino alguma vez estivesse a apoiar o festival? Não, foi sempre contra. Li seus escritos a pedir contas do festival por isso ser de lei já que estes recebem fundos públicos!...É lamentável falar de quem cá não está para se defender, haja mais respeito pela memória dos mortos.

      Eliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.