segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Autárquicas: Sete presidentes de junta já estão eleitos

São sete os presidentes de junta em Paredes de Coura que, ainda antes das eleições do próximo dia 1 de Outubro, já sabem que vão permanecer no cargo. Isto porque são os únicos candidatos a essas juntas de freguesia, sem qualquer concorrência ou oposição.

Não é uma situação nova no concelho. Basta ver o que aconteceu em 2005 em Linhares ou em 2009 em Vascões, onde apenas uma lista, em ambos os casos do Partido Socialista, se apresentou à corrida eleitoral. Este ano, contudo, o caso assume maiores proporções, já que em sete freguesias e uniões de freguesias há apenas uma lista concorrente. O Partido Socialista apresentou listas em todas as freguesias, com excepção de Rubiães onde apoia a lista independente do actual presidente. Já o PSD apresenta-se a votos apenas em Vascões, Castanheira, Mozelos, S. Martinho de Coura, Parada e Infesta.

Deste modo são já conhecidos os futuros presidentes de junta de Padornelo, onde se mantém Manuel Vaz Barbosa, e de Romarigães, onde continua António Alves. Mas também de Cunha, onde Manuel Lopes Fernandes irá fazer o seu último mandato sem oposição, e ainda da União de Freguesias de Insalde e Porreiras, que continuará a ter Moisés Loureiro à frente dos destinos. O mesmo acontece com Agualonga e com a União de Freguesias de Bico e Cristelo onde, apesar dos actuais presidentes não se apresentarem a votos, não surgiram quaisquer listas concorrentes, deixando o caminho livre para os novos autarcas, Jorge Rocha e Armando Feijó, respectivamente.

O mesmo acontece com Rubiães, onde David Jorge Saraiva continuará como presidente, desta feita à frente duma lista independente, depois de ter sido eleito em 2013 com as cores do PSD, partido com o qual rompeu ao longo do corrente mandato. Aliás, o desagrado dos autarcas do PSD com as estruturas locais do partido, terá estado na origem de, por um lado, a saída de actuais presidentes de junta que, podendo, optaram por não se recandidatar. Por outro lado deu impulso a candidaturas independentes, lideradas por actuais autarcas social-democratas, cenário em que, além de Rubiães, se encontram as uniões de freguesias de Linhares e Cossourado, com Laurentino Alves, e Paredes de Coura e Resende, com o actual presidente da junta, Fernando Fernandes.

16 comentários:

  1. Oh! Valha-nos Santa Barbara! Mas o que mais irá acontecer a este PSD???

    ResponderEliminar
  2. Tudo muito bonito.. sim sr.... mas ainda não via aqui nenhum post acerca dos 25 anos do Festival de Paredes de Coura. Estão de "vacances"????? ou haverá motivo de força maior para tal não ser referido!!!???
    Afinal é algo do interesse da população de Coura.. ou não?
    portem se bem que só de politica não engordamos..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O candidato do PSD, no seu programa de candidatura à Câmara Municipal de Paredes de Coura, coloque lá: Se ganhar as eleições, acabará de imediato com o Festival de Paredes de Coura! Vá lá, tenham coragem! Não entrem no caminho da covardia! Isso é jogo sujo...

      Eliminar
  3. Não de modo nenhum terminar com o festival o que seria da economia courense sem festival???...Não brinquem com coisas sérias...

    ResponderEliminar
  4. então e formariz??? o bento sempre avança??? porque não se fala disso???

    ResponderEliminar
  5. Avança!
    Apesar de o Carioca ameaçar quem vai e quem quer ir na lista!!
    Não é Berto "galinha" e Ana Luisa!

    ResponderEliminar
  6. É de lamentar a grave doença porque passa o PSD . Ponham as cartas na mesa e por favor digam o que se passa,doa a quem doer. Divulguem na comunicação social. Não se escondam. Isto não é nada bom para a democracia Courense.

    ResponderEliminar
  7. Não sei o motivo porque o PS e seus militantes estão tão preocupados com a vida interna do PSD,se está doente por certo vai procurar remédios para o caso. Infelizmente há tantos que querem derrotar á partida o PSD esquecendo a sua situação política no seu partido. Força Venâncio, não desanime já que teve toda a coragem de aceitar ser candidato do PSD numa das situações mais criticas da sua vida. Tudo vai correr bem se Deus quiser, como crente que sou acredito nas pessoas e na sua vontade firme de enfrentar estas dificuldades.

    ResponderEliminar
  8. temos de acabar com a coreia que se vive em coura pela forma como o carioca e companhia limitada andam a fazer politica em coura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem: Coreia.... Coura.
      Então o que é que o senhor defende? Aplicação de sanções ou uma intervenção externa?

      Eliminar
    2. Não! Não! O melhor é começar a lançar os mísseis e vamos utilizar aqueles mísseis que o próprio PSD de Paredes de Coura, estão a utilizar uns contra os outros, claro, MISSIEIS PSD´S...

      Eliminar
    3. Esses são misseis terríveis!!! Tem o alcance de 6 freguesias!

      Eliminar
    4. Ui!!! Afinal são mísseis de papel! Pronto! nem nos mísseis podemos contar com este PSD. Caraças, este PSD não se pode contar com eles para nada...

      Eliminar
  9. ouvi dizer que o venancio e a equipa dele tem trunfos valentes contra o colibri e o carioca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois tem! Tem o AS de copas e o valete de ouros...

      Eliminar
  10. Tem algumas bombas para lançar depois das eleições. O Vitor Paulo até vai tremer e ele sabe que nós sabemos.

    ResponderEliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.