sexta-feira, 1 de maio de 2015

Contas dos bombeiros aquecem assembleia

Em dia de discussão e votação das contas de 2014 do município courense, acabaram por ser as contas do ano passado da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura a dominar a reunião de ontem da Assembleia Municipal de Paredes de Coura. O assunto motivou uma troca de argumentos entre o presidente da autarquia e os dois líderes das bancadas da oposição, um deles também presidente da mesa da assembleia-geral dos bombeiros courenses.

Foi precisamente João Paulo Alves, presidente da assembleia-geral da associação humanitária e líder do grupo municipal do PCP, quem trouxe o assunto à baila, lembrando que as contas dos bombeiros apresentam um défice mensal de alguns milhares de euros e que, tendo em consideração esse cenário, “os dez mil euros de apoio que a Câmara inscreveu no orçamento deste ano são pouco. Espero mais no próximo orçamento”. Vítor Paulo Pereira não gostou e, acusando o deputado comunista de demagogia e de pressão política, foi dizendo que a Câmara já deu muito mais de dez mil euros aos bombeiros.

Na resposta, João Paulo Alves lembrou os apoios camarários ao desporto courense, nomeadamente os subsídios anuais atribuídos ao Courense e ao Castanheira, explicando que o apoio aos bombeiros por parte do município é “manifestamente insuficiente”. O presidente, por seu turno, desafiou o líder do grupo municipal do PCP a assumir uma posição de força e a pedir à autarquia para cortar o apoio que é dado ao desporto.

João Paulo Alves acabaria por abandonar a discussão (e a reunião) a meio, devido a uma emergência familiar, mas as contas do bombeiros continuaram em destaque, com José Augusto Sousa, do PSD, também a falar sobre o assunto. Muito embora reconhecesse que a Câmara de Paredes de Coura ajuda os bombeiros courenses de muitas formas que não apenas o subsídio anual, lembrou propostas antigas dos social-democratas para que o município reforçasse o aumento financeiro à associação humanitária. “A garantia do serviço prestado pelos bombeiros devia obrigar a apoio suplementar”, referiu o líder do grupo municipal do PSD.

O autarca courense também não gostou e acusou a oposição de utilizar uma instituição como os bombeiros para fazer combate político. Referindo que, além de apoio logístico de diversa ordem, no ano passado a autarquia apoiou também a compra de uma nova ambulância, Vítor Paulo Pereira lembrou igualmente que a associação humanitária fez opções que tiveram os seus custos a nível de apoio camarário, nomeadamente a construção do quartel, e ainda o projecto da construção da Unidade Local de Formação, a iniciar brevemente. “Sabem quanto vamos investir na ULF? Não sabem. Então juntem o dinheiro todo. Se o juntarem vão constatar que não são dez mil euros. É muito mais que isso", concluiu o autarca.

Curiosamente, a assistir a toda a discussão esteve também a presidente da direcção dos bombeiros, Iolanda Pereira, que no final, explicando que estava ali como deputada socialista e não como presidente dos bombeiros, interveio apenas para manifestar confiança no apoio da autarquia. “Tenho a certeza que a Câmara vai ajudar muito mais os bombeiros”, referiu a aquela dirigente.

9 comentários:

  1. É um alerta. Senhor presidente da camara por favor fiscalize e vigie os dinheiros que são dados aos Bombeiros,courense,associações e outros. Nestas instituições não existe controlo nenhum.Normalmente o presidente faz com os subsidios gastos sem pés nem cabeça e ninguem se importa.Não apresentam contas a ninguem.Não se sabe como e onde se gasta tanto dinheiro. É necessario ter muito mais cuidado com mo dinheiro de todos nós. Tem que haver muita mais responsabilidade nas direções destes organismos e pessoas sérias-

    ResponderEliminar
  2. Cá está, uma oposição a tentar aproveitar-se da mais nobre Associação de Paredes de Coura e não só. A nossa Associação Humanitária para chicana politica.
    Como é possível, ainda alguém pensar como aqui à anos atrás, que o ir para uma Direcção dos Bombeiros seria o "trampolim" para chegar à Presidência do Município?
    Tenham um pouco de pudor e até de vergonha de tudo lhes servir para politiquice, nem que seja a Instituição que mais respeito nos merece e como tal ninguém tem o direito de se servir para arremesso politico... Mas haverá alguém com seriedade, duvidar da Câmara Municipal de Paredes de Coura em tudo que estiver ao seu alcance de não apoiar os nossos Bombeiros? Claro que não! Qualquer courense de "boa fé" sabe muito bem que ao longo de todos estes anos e irá continuar a apoiar os nossos Bombeiros!!!
    Saudações a todos os nossos Bombeiros Voluntários que bem merecem o carinho da população de Paredes de Coura.

    ResponderEliminar
  3. Quando uma determinada oposição , nao tem mais argumentos, aproveita-se do nome de uma instituição como os Nossos Bombeiros para tentar tirar algum proveito politico!
    Antes, tentassem melhor aplicar os dinheiros dos bombeiros ..
    Sao esses senhores que fazem parte dessa instituição que estão a mais na direcção do bombeiros? Querem aproveitar-se de uma instituição para maiores voos? O Povo vos julgará um dia com certeza....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O deputado municipal, médico veterinário João Paulo, como sempre foi de uma coragem que não vemos nos outros quadrantes políticos em pôr o seu lugar de presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros Voluntários á disposição de quem o quiser substituir, como sempre, logo foi substituído por elemento do PS, claro outra coisa não seria de esperar!!!???
      Digam lá que coincidência ,secretária da AM ,elemento preponderante na Santa Casa da Misericórdia de Coura e no PS e agora mais Presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros o que virá a seguir!?Os tachitos estão a ficar completos mas não tenham dúvidas que será a próxima provedora da Santa Casa da Misericórdia de Paredes de Coura, como as paredes ainda deixam transparecer algo para o exterior, esta notícia por certo não é obra do Zandinga, esperem para ver!..
      Para o João Paulo os meus sinceros parabéns manifestou de forma inequívoca que não está agarrada aos poderes..

      Eliminar
  4. Como sócio de há já muitos anos desta "casa" e com a maior consideração aos nossos Bombeiros, fico por completo indignado com a atitude de alguns que se julgam políticos... Como pode gente desta, liderar uma Direcção Humanitária da maior importância para Paredes de Coura e para todos nós, que nas horas das aflições recorremos àquela grande família que são os homens da paz e do salvamento? Em tudo na vida há limites e ninguém tem o direito de utilizar e de se servir desta instituição para objectivos políticos...
    Depois admirem-se da comunidade courense não vos dar confiança!!!

    ResponderEliminar
  5. Ninguém está contra os bombeiros ou outras associações,pelo que li apenas o comentador diz que deve haver mais cuidado e mais fiscalização a esses organismos,pois o dinheiro que recebem dos subsidios atribuídos pela nossa camara,provém dos impostos de todos nós. Os Bombeiros não estão acima da lei.Vivem principalmente dos subsidios do estado e da autarquia e portanto não podem esbanjar à grande e à francesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem dito os bombeiros são uma instituição que deve merecer o respeito e admiração de todos os courenses, mas os seus corpos gerentes terão de saber gerir os recursos públicos de forma equilibrada e justa
      Ainda hoje posso dizer que as obras que fizeram no quartel quase seriam dispensáveis já que se tratava de construção com poucos de vida!!??

      Eliminar
  6. Finalmente em que deram as contas dos bombeiros? Seria bom que alguém nos explicasse as mesmas contas, pois indiretamente todos somos acionistas desta corporação,sócios,peditórios anuais nas freguesias,sorteios,TT etc. etc....

    ResponderEliminar
  7. Esperamos a todo o momento que a Associação nos preste contas públicas com a publicação do relatório e contas do exercício último, é uma obrigação e um dever informar com verdade a tal situação económica dita de grave que todos nos courenses precisamos de saber, sejam~eles sócios ou não, duma maneira geral todos nós contribuímos para esta prestigiosa Associação!! Ficamos a aguardar reposta.

    ResponderEliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.