quinta-feira, 30 de abril de 2015

Câmara estimula voluntariado jovem

bombeiros coura 2A Câmara Municipal de Paredes de Coura vai proceder à alteração do Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo. O assunto já foi discutido pelo executivo camarário e será submetido a discussão e votação na assembleia municipal desta noite.

A principal alteração do documento que regula a atribuição de bolsas de estudo a alunos courenses que estejam a frequentar o ensino superior, diz respeito à valorização que a autarquia vai fazer relativamente às actividades de voluntariado desempenhadas pelos candidatos. Deste modo, a autarquia pretende estimular o voluntariado por parte das camadas mais jovens da população, incutindo-lhes alguma responsabilidade social.

O serviço prestado será, depois, incluído no cálculo das bolsas de estudo a que os estudantes courenses concorrem, contribuindo para a majoração dos valores a atribuir. Ou seja, os voluntários estudantes que sejam detentores de dois ou mais anos consecutivos de serviço mínimo obrigatório e que tenham realizado, no ano anterior ao do requerimento, pelo menos 160 horas de serviço voluntário nos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, vêem o montante da sua bolsa de estudo receber uma bonificação de 25%. Uma majoração que surge no âmbito do pacote de benefícios que a autarquia courense já tinha protocolado com aquela associação humanitária, visando a isenção e redução de algumas taxas aos bombeiros courenses.

A majoração das bolsas de estudo, contudo, não se se limita aos Bombeiros, pois também o serviço de voluntariado realizado noutras entidades resultará numa bonificação de 15% do montante da bolsa de estudo. Para tal, basta que os estudantes tenham prestado, no ano anterior ao do requerimento da bolsa de estudo, um mínimo de 40 horas de trabalho voluntário em qualquer outra instituição.

Além desta valorização do voluntariado, o novo Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo traz também a novidade de alargar a possibilidade de atribuição de bolsas de estudo a estudantes do 2º ciclo de estudos do ensino superior (mestrados isolados), pois a autarquia entende que não se justifica a limitação deste apoio apenas aos alunos de licenciatura ou mestrado integrado.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.