quinta-feira, 23 de abril de 2015

Terra de oportunidades

P1020041

“O meu desejo é que todos os courenses e todos aqueles que quiserem morar connosco sintam que Paredes de Coura é a terra ideal para realizarmos todos os sonhos, que é a terra melhor para mudar o mundo” 

O texto acima é um excerto do discurso de Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, nas comemorações dos 500 anos da atribuição do foral a este concelho. Depois de, na semana anterior, ter dito que Paredes de Coura não precisava da piedade de Lisboa (por causa de estar incluído na lista de territórios de baixa densidade, o autarca courense aproveitou os festejos em torno da atribuição do foral manuelino para lembrar que o concelho “é uma vida em construção”.

Um conceito que deverá, agora, passar do discurso à acção e levar para o terreno a estratégia da “terra de oportunidades”. Sim, porque terá de ser uma estratégia, concertada com os vários agentes políticos e económicos, aqui e nos centros de decisão do país, de modo a catapultar para fora de Paredes de Coura o potencial que a autarquia diz aqui existir, mas também para que se consiga atrair mais gente para o concelho, sejam investidores, sejam residentes.

Uma estratégia, aliás, que já está a ser levada a cabo por outros municípios portugueses. Veja-se, por exemplo, o que tem feito a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, que lançou recentemente o projecto Recomeçar, que tem como finalidade a melhoria das condições de vida e a atracção de talento para o concelho e que potencia a conciliação entre o bem-estar e a proximidade com a natureza, com a inovação e o empreendedorismo. E que, inclusivamente, já foi divulgado pelo próprio município em Lisboa, no sentido de atrair ali potenciais novos residentes, até porque o lema do projecto é “Migra para Idanha”. Olhando de relance… também podia ser “Migra para Paredes de Coura”!

4 comentários:

  1. O mal desta terrinha é pensarem que a Câmara Municipal tem que fazer tudo. Enquanto a iniciativa privada nao andar para a frente, nada feito, continua-se a emigrar.

    ResponderEliminar
  2. Só é pena que Coura seja uma terra de oportunidades para os que são de fora já os profissionais courenses não servem tem que ir para outro concelho ou em alguns casos outro país... Só espero que comecem por aí porque Coura tem bons profissionais aproveitem e não os mandem embora, porque nem sempre o que vem de fora é melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está este a dizer:
      - agora eu, também quero a minha dose!
      Toca a mexer e verás sorrir o mundo!

      Eliminar
  3. Essa foto está bem bonita.... pena agora a relva ter dado lugar as ervas daninhas e estar a vista de todos uma zona pouco cuidada..... estamos muito mal servidos em termos zonas verdes na nossa vila

    ResponderEliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.