quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Até quando vamos continuar a assobiar para o lado!

 “Colisão entre dois veículos e um cavalo nesta quarta-feira à noite, nos arredores de Évora, provocou três mortos e cinco feridos graves, entre os quais duas crianças”.




O leitmotiv deste meu post vem de Évora, mas podia perfeitamente vir da Estrada da Travanca, pois poucos serão aqueles que, certamente, ao ler este post, não se recordam de familiares, amigos ou conhecidos que já tiveram algum acidente na Estrada da Travanca contra animais. Felizmente, até à data, os danos têm sido apenas materiais, o problema será quando ocorrerem mortes ou feridos graves. 

Em jeito de declaração de interesses, deixo claro que não equaciono a Área Protegida do Corno de Bico sem animais à solta, nomeadamente, as vacas e os garranos que por lá vagueiam e que constituem o principal perigo para acidentes. No entanto, é por demais evidente que no binómio ambiente/segurança, esta segunda tem primazia, pelo que devem ser tomadas medidas, sobretudo preventivas, para que uma fatalidade como a que aconteceu em Évora não ocorra por cá.

Não há soluções perfeitas e nunca haverá perigo zero, é verdade, mas há várias medidas que podem ser tomadas, como a simples e pouco dispendiosa colocação de sinalização/avisos luminosos, como ocorre aqui na vizinha Espanha, e que ajudaria os condutores menos familiarizados com a zona a redobrar a atenção. São pouco euros que, na minha opinião, podem valer vidas.

Depois, obviamente, que se podia ir mais além, nomeadamente, através de uma regulamentação de acesso (identificação dos animais e dos respectivos proprietários) desses animais à área protegida, com a inclusão, quiçá, de seguros.

Enfim, haja vontade de querer fazer, pois havendo vontade não faltam medidas bem interessantes para aplicar.

Até lá, além de torcer os dedos com cruzes para que nada aconteça, aproveitem para visitar o, bem interessante, site http://www.cornodebico.pt/portal/.

10 comentários:

  1. Falaram-me há dias que vai ser obrigatório todos os animais terem chip. Mas daí até ser posto em prática...

    ResponderEliminar
  2. "Até quando vamos continuar a assobiar para o lado!".
    Trata-se de um tema que já tem alguns anos de discussão, sem que se tenha vislumbrado, uma única ideia de como poderemos minimizar os danos causados, mantendo o equilíbrio do ambiente. para além dos danos pessoais e materiais de automobilistas, existem também os danos patrimoniais dos habitantes. na minha opinião, iniciaria por criar meios, através dos quais se consiga decifrar, quando se trata de animais selvagens, ou de animais pura e simplesmente abandonados no monte pelos seus proprietários, ou seja dentro do possível, assegurar a identificação de cada animal, a partir daqui, estariam eliminadas uma serie de obstruções que dificultam a identificação de responsáveis.

    ResponderEliminar
  3. Este situação poderia ser resolvida através de identificação de todos os animais, por ex. chip. Assim os proprietários teriam a responsabilidade dos danos causados.

    ResponderEliminar
  4. Este tema é sem duvida o mais importante de sempre!! Teve que haver um acidente em Évora provocando mortes para chamar a atenção da sociedade

    ResponderEliminar
  5. Coura precisa dum matador destes... e que xegue depressa...

    "Cinco cavalos abatidos a tiro esta noite em Beja"

    http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Beja&Concelho=Beja&Option=Interior&content_id=3610364

    "Cinco cavalos abatidos a tiro em Beja"

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/cinco-cavalos-abatidos-a-tiro-em-beja

    ResponderEliminar
  6. Coura precisa dum matador destes... e depressa...

    Cinco cavalos abatidos a tiro esta noite em Beja

    http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Beja&Concelho=Beja&Option=Interior&content_id=3610364

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/cinco-cavalos-abatidos-a-tiro-em-beja

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. O problema é que não podemos olhar apenas para o Corno de Bico e para a estrada da Travanca.
    A cada dia que passa vai aumentando o número de animais á solta nos nossos montes, e acontece praticamente em todo o concelho.
    É rara a vez em que alguém que passe na estrada em Romarigães (Pedras Finas) ao cair da noite, não se cruze com uma manada de vacas ou de cavalos na berma da estrada. Em Cossourado, só no último ano aconteceram pelo menos 3 acidentes graves com cavalos, todos eles em estradas nacionais e com elevados danos materiais.
    Seria bom que não chegássemos á situação que se passou em Évora, para que sejam tomadas medidas que alterem o rumo dos acontecimentos.
    E mais, muitas vezes os animais nem tem culpa, culpa tem quem os lá deixou!!

    ResponderEliminar
  9. http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=%C9vora&Concelho=%C9vora&Option=Interior&content_id=3639066

    Alguns cavalos que residem nos montes de Coura e Valença são propriedade de Galegos... fará falta acontecer um acidente e TER QUE CHAMAR A COMUNICAÇÃO SOCIAL (Midia) para as entidades competentes terem que começar a tomar medidas?? a ver se não...

    ResponderEliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.