sábado, 26 de abril de 2014

25 de Abril em Coura: da homenagem à indignação

Depois de alguns anos de interregno (seis se não estou em erro), eis que a Assembleia Municipal de Paredes de Coura voltou a assinalar condignamente o aniversário do 25 de Abril. Embalada pelo pacote comemorativo dos 40 anos da revolução, agendou uma sessão solene para a manhã do dia 25, pretendendo, desta forma, lembrar a efeméride.

Uma homenagem que, contudo, foi marcada pela ausência de grande parte dos elementos que fazem parte da Assembleia Municipal. Como se não bastasse a fraca afluência da população courense, reduzida a pouco mais de uma dezena de pessoas, também cerca de um terço dos eleitos daquele órgão autárquico optou por não comparecer à sessão solene. Quero crer que tal se ficou a dever a outros factores que não o facto de a sessão de ontem não contar para auferir senha de presença, porque se as faltas se deverem à gratuidade da presença… muito má fica a imagem da classe política courense.

Ainda para mais quando a sessão solene foi aproveitada para juntar a homenagem à indignação. O primeiro passo, simbólico, foi dado com o laço preto que enfeitou os cravos distribuídos aos presentes. Mas o discurso do presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura também não deixou margem para dúvidas, com Vítor Paulo Pereira a lembrar as recentes medidas do Governo, nomeadamente o encerramento do tribunal, e os rumores que dão como certo o fecho da repartição de finanças, e a dizer que “temos um Governo resignado, que deixou de acreditar no Interior do país”. “Um Governo de gente conformada, que perdeu a esperança e não acredita no futuro”, acrescentou ainda o autarca courense, questionando “que país podemos ter com pessoas destas à frente?” “Pouco a pouco estão a fechar e a vender o país”, continuou Vítor Paulo Pereira, para quem “o futuro constrói-se com gente corajosa e com gente livre”. (Ouça aqui o discurso de Vitor Paulo Pereira na totalidade).

De resto, o discurso de Vítor Paulo Pereira foi o mais inflamado da sessão, onde falou igualmente um elemento de cada partido ali representado, bem como o presidente da Assembleia Municipal. Destaque, ainda, para o discurso de José Augusto Sousa, líder do grupo municipal do PSD, que não perdeu a oportunidade para pedir a promoção “do debate aberto e a igualdade de oportunidades sem olhar às convicções políticas”. “O PSD de Paredes de Coura tem percebido sinais de tentativa de condicionar a sua actividade, não por respostas políticas mas com inverdades e manipulações por forma a criar em terceiros percepções falsas ”, acusou o social-democrata.

7 comentários:

  1. Não podia de maneira alguma o que já habitou os courenses o senhor José Augusto, sempre na linha da frente a defender primeiro o seu partido que com este no poder tem desgraçado a população de Paredes de Coura! E quer este sujeito a confiança dos courenses.... Zé Augusto! Não há maneira de deixares de pensar na tua cabeça que as gentes do nosso Concelho, são parvas!!!...
    Olha uma sugestão! Mas se tu realmente não queres defender esta humilde população! porque não te candidatas a um lugar no Terreiro do Paço? Lá com toda a certeza que arranjas a tua "vidinha!".

    ResponderEliminar
  2. Os políticos defendem os partidos e este pequeno País deixam de lado grandes patriotas detesto políticos.

    ResponderEliminar
  3. “O PSD de Paredes de Coura tem percebido sinais de tentativa de condicionar a sua actividade, não por respostas políticas mas com inverdades e manipulações por forma a criar em terceiros percepções falsas ”

    Mas o PSD de Paredes de Coura tem alguma actividade digna de registo?????

    ResponderEliminar
  4. A prepósito das comemorações do 25 de Abril vem-me prontamente à memória aquele tempo de uma ditadura e de fascismo em que só os ricos teriam direito a tudo e a mais alguma coisa, enquanto os pobres eram mesmo e só mesmo para serem pobres! Posto isto, pensando que o povo português depois de 40 anos de (Democracia?) e já com formação, não analfabetos como naqueles tempos que interessavam ao ditador Salazar iria ter outra mentalidade inteligente, outra maneira de ver o nosso país em crescimento e não ajoelhado a uma Europa de uma direita neoliberal suja! Mas porque será que se meteu nos portugueses este "cancro" estupido de que temos que continuar a sermos pobres e escravos sem direitos!!!...
    Um Governo que bate todos os dias no seu povo! Um governo com toda a sua propaganda não quer que os portugueses tenham pelo menos um vida digna! E no fim de tudo ainda aparecem os parvalhões a dizer que a culpa da crise fomos nós a viver acima das nossa possibilidades! E penso que por muito que um povo seja de um pais do terceiro mundo não se flagela desta maneira...
    Portugueses acabem com aquele velha frase: "Quanto mais me bates, mais eu gosto de ti!" Vamos-nos deixar de ser animais estúpidos...

    ResponderEliminar
  5. Andas a ver filmes de Cow-Boys a mais. Se não te sentes bem emigra para a Coreia do Norte,Venezuela,Cuba,lá o povo vive muito bem na miséria. Só tu é que és inteligente e o resto do povo português é ignorante. Cultiva-te primeiro e depois bota faladura. E para que saibas Portugal é um país desenvolvido e do primeiro mundo,caso contrario nem estaríamos ma U.Europeia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AH!!!.... Esta aleijou-te!!!.... Gostei!!!... Eu, quando um ignorante de gema fica ferido é a minha alegria.... Sabes porquê? Porque como o teu chefe e herói de quem o tu és fã de um ditador Passos da caca quer que toda a gente vá para outros países emigrando, ficas a saber que eu não preciso felizmente tenho bom emprego e ganho acima da média Europeia! Mas como a tua ignorância é de uma pura inocência a qual te contaram um vez um história de que um ditador é o animal mais amigo do homem! Tu, claro! Ficaste por ali não lestes mais não te cultivaste, não conseguiste progredir!
      Passas a ser um verdadeiro inútil a uma sociedade que quer novos horizontes! Mas que bom cidadão tu eras no pais mais atrasado do Planeta....

      Eliminar
  6. Começo por afirmar esta frase: "data de malandros oportunistas e tachistas!"
    Esta ralé, vem agora em tempos de eleições para ver se atraem o voto do "Zé Parolo!" Enquanto no resto de todo o outro tempo de mandato se estão completamente cagando para o povo português... Ora cá está povo humilde português para dar uma lição a esta escória de desavergonhados, um lição no dia 25 de Maio nas eleições para as Europeias! Porque gente do meu pais a única arma que nós povo temos é o voto de 4 em 4 anos! E neste dia de eleições quem
    manda é o povo! Mas tenham em atenção que na verdade é só neste dia!!!

    ResponderEliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.