domingo, 10 de maio de 2015

Uma rua “flexível”

A reabertura ao trânsito da Rua Conselheiro Miguel Dantas, em Paredes de Coura, continua a dar que falar. Depois da notícia ter vindo a público, o PSD questionou a paternidade da medida, há muito proposta por aquele partido, e o PS, pela voz do presidente da Câmara, esclareceu que “não importa quem é o pai da criança, importa é que a criança seja feliz”, esclarecendo que a medida também estava no programa eleitoral do PS nas últimas eleições autárquicas e que se trata de “uma questão de sensatez”.

Aproveitando o assunto ter sido abordado na última sessão da Assembleia Municipal, Vítor Paulo Pereira lá foi levantando algumas pontas do véu que cobre a anunciada reabertura e que ainda não eram do conhecimento público. E ficou-se a saber, então, que a rua vai estar aberta ao trânsito em determinadas circunstâncias e fechada à circulação automóvel noutras ocasiões, naquilo que apresentou como “uma solução flexível”. Traduzindo, durante o Verão, altura em que o fluxo de peões é maior, a rua terá as limitações actuais e pode continuar a encher-se de esplanadas porque “ao contrário do que se diz vai haver mais espaço para esplanadas”, assegura o autarca. Já no Inverno, a rua vai estar aberta à circulação. “Então no Inverno não faz sentido trazer o trânsito para o meio da vila? Claro que faz”, defende Vítor Paulo Pereira.

A reabertura, contudo, deve assegurar a segurança dos peões. De acordo com as informações prestadas pela Câmara Municipal de Paredes de Coura, o corredor automóvel vai ser delimitado com recurso a rasgos no actual piso de granito, complementados com um corredor de floreiras compridas que farão a separação entre o “passeio” e a faixa de rodagem. As floreiras, aliás, estão a ser feitas com recurso à transformação das que existiam e que foram todas recolhidas pelos serviços camarários. Além disso, no topo sudeste da Rua Conselheiro Miguel Dantas é proposta a implantação de um novo conjunto de árvores, de forma a corrigir e humanizar a escala do alargamento que ali se verifica.

A reabertura ao trânsito desta via, contudo, insere-se num conjunto mais vasto de obras que vão mudar o aspecto do núcleo urbano da vila. Com efeito, também o Largo Hintze Ribeiro está a ser alvo duma intervenção, que passa pela substituição dos carvalhos ali plantados aquando das últimas obras, por outras espécies de árvores com crescimento mais rápido (Liquidambar e Ginkgo Biloba), que vão ser abastecidas por um sistema de rega e nutrição. A Rua dr. Afonso Viana já foi intervencionada, estreitando-se a faixa de rodagem e alargando-se o passeio, aliás o mesmo que está a acontecer no troço superior da Rua dr. Albano Barreiros.

O projecto de intervenção proposto pela autarquia prevê ainda a reconfiguração do cruzamento entre as ruas 25 de Abril, dr. Aquilino Ribeiro, Bernardino António Gomes e Frei António de Jesus. Ou seja, a famosa “rotunda que não o é” junto à igreja matriz, que muita confusão faz a alguns automobilistas. A intervenção programada, ainda não divulgada, prevê “clarificar e organizar de forma mais simplificada e eficaz este ponto de intersecção de vias que, desde a sua génese, sempre foi problemático”. A ver o que dali vai sair!

image

10 comentários:

  1. Tem que se começar a corrigir os erros do Pereira Júnior! Parece uma decisão muito bem pensada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corrigir os erros do Pereira?! Não vão chegar 3 mandatos ao presidente actual para corrigir tanto erro..

      Eliminar
  2. Faz, desfaz, faz desfaz....e continuamos na mesma? é mesmo só para francês ver.

    ResponderEliminar
  3. Francês ver... E Farmácia receber!

    ResponderEliminar
  4. Isto de abrir a rua ao transito mais parece uma brincadeira de crianças.

    ResponderEliminar
  5. E as manjedouras, pá?!
    Aquilo é que é novo design! Só o Coli a pensar "fora do quadro" produzia uma borrada como está!
    Boa o mandato no bom caminho, mostrar o génio criativo!

    ResponderEliminar
  6. Absolutamente ridiculo!! Falta de gosto!

    ResponderEliminar
  7. de toda a maneira vai haver um pouco mais de transito agora em agosto,porque durante o ano em coura nao se vê um gato na rua!!! pôde-se dormir no meio da rua

    ResponderEliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.