terça-feira, 18 de julho de 2017

Autárquicas: Lista independente em Formariz e Ferreira

formariz e ferreira - ind

Está ao rubro o processo eleitoral em Formariz e Ferreira, quando ainda faltam mais de dois meses para as eleições autárquicas. Um grupo de cidadãos descontentes com a escolha socialista avançou com uma lista independente e promete dar luta e bons resultados.

À frente desta lista independente, ainda que com o apoio administrativo do Partido Ecologista Os Verdes (PEV), está Jorge Bento Ceia Lima, que nos últimos 12 anos fez parte das listas socialistas à Junta de Freguesia de Formariz, primeiro, e à União de Freguesias de Formariz e Ferreira, no último acto eleitoral. Bento Ceia Lima, que neste mandato é 2º secretário da assembleia de freguesia e que, em 2013, com o falecimento de Eugénio Gonçalves Pereira, chegou mesmo a ser tesoureiro da junta, é o rosto mais visível do grupo que resolveu avançar com esta candidatura por discordar das escolhas do PS.

Bento Ceia Lima terá sido, numa primeira fase, há cerca de quatro meses, convidado a encabeçar a lista socialista à União de Freguesias de Formariz e Ferreira, após ser conhecida a indisponibilidade de Manuel Mendes para continuar. Depois disso, contudo, face a exigências de Ferreira, os candidatos chegaram a um acordo assinado a quatro mãos, entre Vitor Paulo Pereira, Armando Araújo, António Pereira e o próprio Bento Ceia Lima, em que ficou selado que avançaria António Pereira como cabeça de lista mas os dois lugares seguintes seriam para Formariz. Contudo, ao que o Notícias de Coura apurou, o acordo não foi cumprido e, quando foi conhecida a distribuição final da lista, verificou-se que nos três primeiros lugares estava apenas um nome de Formariz, o de Duarte Ribas.

Estava dado o mote para o surgimento duma lista independente, que Bento Ceia Lima foi convidado a liderar por um grupo de descontentes. Em pouco mais de uma semana resolveram as questões legais, servindo-se do apoio administrativo do PEV, por intermédio de Arlindo Alves, antigo presidente da Junta de Freguesia de Formariz, evitando assim alguma burocracia que de outra forma teriam de cumprir.

Apesar disso, garantem os subscritores, a lista é completamente independente, tendo sido o próprio cabeça de lista quem convidou todos os elementos. Arlindo Alves, apesar do apoio, não fará parte da lista. Neste momento só é conhecido o cabeça de lista, mas o NC sabe que a composição da mesma está praticamente fechada e que no segundo lugar ficará uma pessoa de Ferreira, enquanto a terceira posição será ocupada por outro formaricense.

A candidatura independente, apesar de reconhecer que a corrida eleitoral não será fácil para nenhum dos lados, está esperançada num bom resultado. Recorde-se que, nas eleições autárquicas de 2013, o PS conquistou cinco mandatos, com 57,08% dos votos. A CDU conseguiu um lugar e 9,87% dos votos e o PSD, que ainda não se apresentou às eleições deste ano, alcançou 30,04% dos votos, o que lhe valeu três mandatos.

86 comentários:

  1. Força Bentinho! Estamos contigo!

    ResponderEliminar
  2. Formariz quer mandar sempre? Sejam democratas pá! Não dividam o que sempre foi unido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é o querer mandar sempre! Então se o acordo era o presidente ser de Ferreira e o resto da lista ser de Formariz o que aconteceu para não ser cumprido?

      Eliminar
    2. Unido por imposição do governo...ou acha que alguma freguesia se queria agregar? Até parece que ficaram todos muito contentes por serem uma união de freguesias!!!

      Eliminar
  3. Mandem o Arrrlindo às urtigas pá...ele quer é dividir o povo esse comunista! Lembrem-se do Geninho e façam-lhe uma grande homenagem.

    ResponderEliminar
  4. Formariz tem a mania que manda. Tem a mania que são melhores em tudo. Ides levar uma sova que até ides ganir.

    ResponderEliminar
  5. Essa de Formariz tem a mania que manda...tem a mania que são melhores em tudo já está a ficar muito batida! Arranjem outros argumentos...é que sempre arroz!!!

    ResponderEliminar
  6. ate o bentinho quer tacho

    ResponderEliminar
  7. Quer tacho...nao me parece!!! Eles foram é traídos pela fantástica tripla: carioca, Vitor Paulo e antonio!! Não fazias o mesmo?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que esperavam do carioca? Eles só querem saber da câmara...estão-se a marimbar para as juntas, querem lá eles saber do zé povinho!

      Eliminar
  8. O mal de formariz e nao ter olhos na cara e ver quem faz o bem e quem trabalha.

    ResponderEliminar
  9. Devem estar esquecidos de quem é que andou durante 4 anos a fazer o verdadeiro papel de presidente. Eu só vi o sr António nos dois lados a acompanhar tudo o que se passava

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso! Já merecia uma estátua no largo da Chão do Abade! Tenha juízo!

      Eliminar
  10. Já se estaria a fazer ao piso, não? E depois também não tem mais nada pra fazer senão andar pra trás e prá frente com os empregados da junta. Tudo bem que vá como presidente, secalhar até é a melhor opcao visto a disponibilidade q tem...mas ao ir tinha ido com duas pessoas de formariz! Por aquilo q o artigo me dá a entender foi mesmo um roer de corda tremendo. Mas é como se costuma dizer: vale tudo na política.. .até os mais sérios se tornam os maiores trapaceiros!!

    ResponderEliminar
  11. Veio expressamente dos Estados Unidos o Dom Sebastião, Arlindo Alves resolver o problema da candidatura à Presidente da Junta de Freguesias Formariz/Ferreira! Dom Arlindo Alves, foi um Presidente da Junta de Freguesia de Formariz o qual ficamos fartos desta "anedota" com muito paleio e nenhuma obra, antes pelo contrário, deixou-nos a Freguesia com fontanários carregados de mato e a única obra que nos mostrou foi trazer o Deputado do PCP Honório Novo para um lanche à custa dos dinheiros públicos... Nós, gente de Formariz não temos memória curta, quando este sujeito dizia mal em todo o lado do nosso Formariz... Por isso meus caros conterrâneos de Formariz, temos que ter cautela com este tipo. porque o grande amor dele é dividir a Freguesia de Formariz, que ninguém ponha qualquer dúvida! Todas as vezes que tem a oportunidade, diretamente ou indiretamente para arranjar confusão, Dom Arlindo Alves não perde a oportunidade porque é só isso que este senhor sabe fazer barulho e mais nada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, quer dividir para reinar.E o coitado do Bentinho nao percebe? Arrumem-no de vez a esse Arlindo.

      Eliminar
  12. Cá temos o pessoal de Ferreira a fazer se passar por gente de formariz!! O Arlindo não têm voto na matéria sequer!! Esqueçam...passem para a próxima

    ResponderEliminar
  13. É curioso, segundo o que entendo o combinado era 1Formariz e 2 Ferreira... E um grupo de descontentes achou mal ter ficado 2Formariz e 1Ferreira... Qual a solução avançar com uma lista independente... Independente?? Pelos vistos independentemente Verde... Ou seja falsos independentes que logo para começar não quiseram o trabalho de constituir lista independente. Mas adiante, pior que isso foi a solução encontrada, pois ao que li a solução conseguida para lutar contra a lista socialista (2 Formariz 1 Ferreira) é uma Verde de 2Formariz e 1Ferreira. Foi mesmo isso que li?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ser sinceros ter o Duarte Ribas em segundo lugar e não ter ninguém para representar Formariz é basicamente a mesma coisa...ou seja na lista PS é Formariz 0- Ferreira 2. O interesse do Duarte em fazer parte da Junta, em olhar pelos interesses da freguesia onde mora é pouco mais que nenhum. E é legitimo, as pessoas não devem é aceitar fazer parte das coisas só porque sim!

      Eliminar
    2. Concordo plenamente.
      Pessoa pouco activa e introvertida.
      Para ser pau mandado e só para ir alguém de Formariz.

      Eliminar
    3. Lê novamente anonimo das 22:42. Senao manda-se fazer um desenho! Quanto ao Duarte, cheira-me a tacho e é claro q não é para ele se é q me entendem.

      Eliminar
    4. O Duarte só aceitou para não ter que dizer não ao amigalhaço.

      Eliminar
    5. A cara do Duarte na apresentação da lista: "Mas o que é que eu estou aqui a fazer???"

      Eliminar
  14. Estou convicto que o povo da freguesia de Formariz é mais do que suficiente inteligente para continuar a não ir na onda do senhor Arlindo o qual tanto mal fez a esta freguesia... Já todos perceberam que o senhor Arlindo cá está mais uma vez, para controlar alguém e esse alguém chamado Bentinho ainda não entendeu o golpe do senhor Arlindo... É tudo muito clarinho! O senhor Arlindo, nunca mas mesmo nunca se interessou pelo bem de Formariz o interesse deste senhor foi sempre o partido e nunca conseguir viver sem conflitos na divisão desta freguesia é uma marca colada a este senhor, a qual teimosamente não tem mais reparação possível...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebo porque as pessoas insistem em querer desviar as atenções para o Arlindo! como podem ler na noticia: "a lista é completamente independente, tendo sido o próprio cabeça de lista quem convidou todos os elementos. Arlindo Alves, apesar do apoio, não fará parte da lista."
      Porque insistem em colar esta lista ao Arlindo?

      Eliminar
    2. Isto meu caro é tapar o sol com uma peneira...
      (...) "servindo-se do apoio administrativo do PEV, por intermédio de Arlindo Alves, antigo presidente da Junta de Freguesia de Formariz" (...) Isto não tem nada a ver com o Arlindo? E já agora qual é o incomodo em colar esta lista ao Arlindo? Não precisa de explicar nada a gente de Formariz já toda percebeu a jogada deste miúdo...

      Eliminar
    3. explique como se fosse muito burro...é que nao estou a entender o que quer dizer.

      Eliminar
    4. Não posso explicar-lhe mais, pois não iria entender, como disse e disse muito bem é muito burro...

      Eliminar
    5. E vocês ainda insistem?????????????????????? Leiam devagarinho como na primária : N Ã O V A I H A V E R L I S T A N E N H U M A !!!!!!!!!!

      Eliminar
    6. Isso é o que queriam!!!

      Eliminar
    7. Pois agora ides beijar a mão a Ferreira e é se quereis!

      Eliminar
    8. Estai mas é caladinhos senão o futuro presidente ainda vos leva as fábricas todas para Ferreira e vocês ficam com a vacaria e com o aroma a bosta se quereis!

      Eliminar
  15. Engraçado sendo eu um habitante de um conselho vizinho. Vejo essas mesmas jogadas por aqui perto. Acho democrático que haja diversidade de escolha por isso acho bem que haja mais que uma lista assente numa ideologia seja ela qual for. Do seguinte modo todos temos de querer o melhor para a nossa freguesia e escolher a que melhores caminhos tome. Mas pensem , que não são os 3 primeiros que mandão mas sim a assembleia e o presidente é lá que importa obriguem a escolher os representantes da assembleia antes das eleições é lá que a voz manda.isso da freguesia a que pertencem chama-se bairrismo e não é bom para a harmonia e bom funcionamento de nada. Pensem e não liguem a notícias e comentários inclinados.

    ResponderEliminar
  16. É tudo treta. Afinal a lista independente não vai avançar coisa nenhuma.

    ResponderEliminar
  17. Oh Bentinho acabaste de dar um valente tiro nos pés e que vai levar muitos anos a sarar... Será que não vês que a população não tem queixa do Sr Antonio, é ele o verdadeiro presidente além de estar em 2°, a Susana tbm está a desempenhar as funções corretamente e tu tinhas agora a oportunidade de ouro de integrares uma equipa de sucesso!Ias em segundo e daqui a 4 anos eras primeiro, não pensaste nisso? O que te deu para concorreres contra uma equipa de sucesso? Fome de poder? Abriste uma ferida que vai deixar marcas pro resto da tua vida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nãaaa ta errado meu caro. Aqui as feridas saram depressa. Ou não vê ou finge que não quer ver. Então o meu caro não vê Pedreira já a carburar de novo e quantos não passaram de umas listas para as outras. Mas segundo ouvi, a lista não é para avançar.

      Eliminar
    2. Não foi o Bentinho. Deve ter sido o tal comunista de Formariz que o empurrou.E o Bentinho deixou-se ir na onda.

      Eliminar
  18. Como é que o Colibri vai nestas jogadas e está dependente do Carioca?
    O PS podia ter um resultado histórico nas freguesias, a reboque do Colibri, mas ao deixar esse senhor tomar decisões, cá para mim vão ter algumas desilusões. Pena não haver um partido minimamente organizado na oposição, andou quatro anos entregue a caprichos de vaidades!
    É o que temos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo. Pelo que oiço há freguesia que os candidatos não são os mais queridos pelos eleitores,mas o Carioca quer por lá os amigos e aguentar-se no tacho. Uma das freguesia é Vascões, nesta, pelo motivo de os que lá estão, irem rodando de lugar e,assim, aguentar-se no poder como o falecido Salazar. Concordo contigo, quando dizes que a oposição andou a dormir,é verdade andou a dormir à espera que o prémio caisse do céu. Lamento que o Dr.Vitor Paulo não aproveitar esta altura e fazer uma varrela àqueles autarcas que querem estar no poder a qualquer preço. O Dr.Vitor Paulo devia fazer nas Juntas o que fez na Câmara: MUDAR muitos dos autarcas.

      Eliminar
  19. Formariz é muito mais do que andar de tractor!

    ResponderEliminar
  20. Formariz é mais do que fazer beiras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Formariz É !!!!!

      Eliminar
    2. Formariz já era! Agora é mais:Ferreira É!!! Será que as pessoas não conseguem ver o que se irá passar nos próximos quatro anos se ganhar a lista do António? Acordem antes que seja tarde demais...Formariz vai ser deixado para trás!

      Eliminar
    3. Pronto tá bem: Ferreira É !!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
  21. Este Bentinho não é piloto de Avionetas?
    Ora saiam mas 3 tacinhas de maduro para a esquina do balcão!

    ResponderEliminar
  22. Todos os cidadãos tem direito a ser candidatos,podemos ou não gostar do que eles fizeram ou são. No dia da votação os eleitores tem na mão a faca e o queijo,depois:é só escolher.Agora dizer mal só por dizer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com toda certeza! Eu sou um grande amigo do Bentinho e para brincar um pouco com ele, aliás como a fotografia tem por fundo uma avioneta, foi só mesmo uma brincadeira! Um abraço Bentinho do teu amigo F.B.

      Eliminar
  23. Porque será que não são ouvidos os militantes do partido(seja,PS,PSD,PEV,etc) a indicar os nomes que gostariam de ver na governação da sua freguesia? Porque será que tem ser ser os"maiores" dos Partidos a escolher ou dar indicações dos candidatos à freguesia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prova provada que alguns partidos não querem deixar de mandar na indicação dos candidatos que abranjam os seus amigos, é assim nas Juntas, Câmara e deputados para a AR, onde estão os ditos círculos uninominais?..Só conversa da treta.

      Eliminar
  24. So passei para ver a bola.. mas como vi esta verdadeira picardia fiquei mais um pouco a assistir.. isto para bem era marcar um debate.. para ser tudo exclarecido frente a frente.. nao pelas costas.. o que nao e muito usual em formariz... eu estaria na fila da frente..

    ResponderEliminar
  25. Exclarecido queria se o senhor...

    ResponderEliminar
  26. Eu para ser exclarecido tinha de ser uma pessoa minimamente inteligente para o fazer.. como vi que o comentario se designa a uma pessoa de formariz acho dificil de haver alguem assim. Sim porque se fossem minimamente inteligentes perceberiam quem verdadeiramente zela pela terra.. mais digo pelas teras vizinhas. Sim porque o senhor antonio zela pelas duas. Sendo ele o futuro presidente vencedor ainda mais vai zelar.. tanto querem estar a frente de tudo e todos que nem sao capazes de ver e de apoiar a pessoa indicada para vos por no topo..mas tambem nao faz mal nenhum.. para quem tem a mania de tudo e todos aqui esta a verdadeira prova das pessoas energumes que sao.. e o senhor esta prai a falar de o sr.... sabe la se sou senhor ou senhora.. mais uma vez esta o superiorismo e o machismo em maxima forca.. pensam que as mulheres nao tem opinioes nem olhos na cara.. e ai fica a duvida de homem ou mulher.. posso ser um homem com H grande que nao descaracteriza as mulheres ou uma mulher que se sente desinferiorizada perante estas accoes.. mas por aqui fico a ver a bola.. esta partida e duradoura.. mas de certeza que vai ser decidida em grandes penalidades.. a base de chutos e pontapes..

    ResponderEliminar
  27. Então onde é que anda a famosa lista independente?

    ResponderEliminar
  28. O Bento vai ganhar com uma pintarola do caraças, força Bento estamos todos contigo. Honra a memoria do nosso querido Genhinho e ganha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha tu não estás a honrar, ou não o conhecias de verdade, corres o risco da família dele serem os primeiros a não votar em ti, vai com calma e olha não vale tudo.

      Eliminar
    2. Não concordo com o facto de se falar numa pessoa que infelizmente e tão precocemente partiu...mas garanto-lhe que o que se está a passar na união de freguesias não aconteceria se ele estivesse entre nós! E quem o conhecia sabe que jamais ele concordaria com a lista apresentada pelo PS. JAMAIS!!! Tenho dito.

      Eliminar
    3. Nunca devemos falar em alguém que não está no nosso meio para se defender, mas é preciso ter em atenção que a freguesia de Ferreira é a maior em área e população, portanto, terá direito a uma presidência de Junta, já que o anterior presidente e agora recandidato foi um bom presidente, homem de acção com certa independência económica e muito tempo para trabalhar para a sua freguesia e Formariz. Deixem o homem livre continuar com o trabalho que mesmo neste mandato fez em prol da União de Freguesias já que o presidente tinha as suas debilidades e falta de jeito e tempo, prá frente António estamos contigo.

      Eliminar
    4. Maior em área e população???
      Ferreira tem monte e eólicas, população é que não tem muita!
      Os presidentes da junta são obrigados a ser reformados e andar todo o dia atrás dos homens da junta?

      Eliminar
    5. Ui!!!Ferreira tem gente a pontapés!!!
      É só crianças a correr por aquelas estradas fora!
      Realmente nem sei onde cabe tanta gente! A sério que acha mesmo que Ferreira tem mais população que Formariz? Se acha anda muito mal informado.

      Eliminar
    6. Digo-lhe mais: em 2011 Formariz tinha 998 habitantes, Ferreira tinha na mesma data 425...menos de metade...obviamente que não são números actualizados mas não acredito que de 2011 até 2017 tenham nascido 573 crianças em Ferreira ou falecido o mesmo numero de pessoas em Formariz!!! Ou seja, somos o dobro da população! Não aceito que numa junta sejamos apenas representados por um elemento e ainda por cima tão fraco!!!

      Eliminar
    7. Por mim pode ter os habitantes que tiver que uma coisa é certa: o presidente vai ser de Ferreira, goste ou não. O Duarte só lá está para enfeitar. A partir de 1 de outubro quando quiserem a alguma coisa é a Ferreira que têm de ir e MAI NADA!!!!!!!

      Eliminar
    8. Quer uma pá para se enterrar? Vão fechar a junta em Formariz é???

      Eliminar
    9. Ai as continhas...formariz-573 habitantes(censos 2011) ferreira-425(censos 2011) total da União:998. Dava jeitinho não dava? Mas como dizia o vosso amigo"é fazer as contas". Chega de tretas. Trabalhem juntos pelas duas comunidades.

      Eliminar
    10. Exatamente chega de tretas! Trabalhem em prol destas duas freguesias!

      Eliminar
    11. Tenho a certeza que no minimo os de Formariz podem-se dividir 50/50, isto para o Antonio, agora será que Ferreira vai fazer o mesmo, vai votar no Bentinho, será que consegue dividir os de Ferreira??? Há parem com essa de fechar Juntas, o homem andou por ai 4 anos sem obrigação, se for Presidente vai deixar de andar? Não serve esses boatos. Usem argumentos e ideias é com isso que se conquistam votos.

      Eliminar
  29. Na verdade o,presidente da Junta da União de Freguesias de Formariz/Ferreira, na pratica e trabalho evidentemente não foi o sr. Antonio de Ferreira? O que querem mais!Bom homem, trabalhador,sério e honesto, gosta mesmo de ser autarca pfp.

    ResponderEliminar
  30. Para ferreira é: Gastou 20 mil euros numa freguesia pequena e em formariz foram gastos 5 mil...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda a procissão vai no adro...

      Eliminar
    2. Oh amigo a procissão vai no adro e se quer que seja franco nem de lá devia sair. Já se sabe que quem ganha será o Sr. António. Podem arrumar as apianhas.

      Eliminar
  31. O ps errou nas escolhas em Formariz!
    O PS se queria o Srº António como presidente fazia pelo menos por levar de Formariz duas pessoas activas e fortes na freguesia.
    Se calhar não havia ninguém para ser secretário em Formariz...........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou se calhar o Sr. António é que não quis ninguém de Formariz... quer ter a força toda do lado dele para poder fazer o que lhe apetecer. O problema desta lista está mesmo no desequilíbrio.

      Eliminar
    2. Mas quem disse que o PS queria o Sr.António como presidente? Onde é que ouviu isso? O Sr.António é que se impôs e impôs também a equipa que quis.

      Eliminar
    3. Em Formariz nāo há secretárias como a Susaninha!!!!

      Eliminar
    4. Por acaso não. Finalmente alguém com capacidade de ver as coisas!

      Eliminar
    5. Dizer que o Sr Antonio se impôs perante o PS, só prova o quanto vale, mai nada.

      Eliminar
    6. O mal é isto ser um meio pequeno...tá tudo à espera disto e daquilo...tachinhos, tachos e tachões...

      Eliminar
    7. Com ou sem tefal?

      Eliminar
    8. Eu queria um daqueles como o da feijoada na ponte VAsco da Gama.. Será que mo arranjam?

      Eliminar
    9. tem que falar com o carioca. pode ser que lhe arranje qualquer coisita....

      Eliminar
  32. Que graça tem o Duarte na lista, alguém me sabe dizer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem graça!!! Mas até acaba por ser engraçado!!!

      Eliminar
    2. Conhecendo o Duarte nem sei como se presta a semelhante papel....

      Eliminar
  33. Tenho três golden retrivres, um gato persa e um burro malhado para vender .

    ResponderEliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.