terça-feira, 1 de agosto de 2017

Autárquicas: Natércia Barbosa é a segunda da lista do PSD

natercia 1

Natércia Barbosa vai ser a número dois de Venâncio Fernandes na lista candidata à Câmara Municipal de Paredes de Coura. Para a Assembleia Municipal a escolha recaiu em João Cunha.

A menos de uma semana do prazo limite para a apresentação das listas concorrentes às próximas eleições autárquicas, é agora conhecido o nome de quem vai acompanhar Venâncio Fernandes e José Augusto Caldas, nos primeiros três lugares da lista social-democrata. Já se sabia que o histórico do PSD aceitou ir na terceira posição e por isso, obrigatoriamente, o número dois teria de ser uma senhora.

Depois de algumas semanas sem que e soubesse quem iria ocupar aquele lugar, é conhecida agora a escolha do cabeça de lista para aquela posição. O segundo posto será ocupado, desta forma, por Natércia Barbosa. Filha do antigo presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura , Natércia Barbosa não é conhecida pela sua ligação à política courense, isto muito embora tenha feito parte de uma candidatura há Junta de Freguesia de Resende no passado.

Já em relação à Assembleia Municipal, a escolha para líder da lista do PSD passou por um outro elemento com fortes ligações ao partido. João Cunha foi o escolhido, ele que já fez parte daquele órgão em diversos mandatos e que chegou mesmo a ocupar o cargo de vereador no mandato de 2009/2013, por substituição de Décio Guerreiro. A acompanhá-lo nesta luta, no segundo lugar da lista, estará Ricardo Marinho, que será um estreante nestas lides da Assembleia Municipal.

De realçar que tanto João Cunha como Ricardo Marinho são duas pessoas com fortes ligações à agricultura e ao ambiente, algo que a candidatura social-democrata pretende capitalizar. “Trata-se de uma aposta clara nas freguesias, o inverso da candidatura do Partido Socialista que, claramente, desistiu das mesmas”, referiu ao NC fonte da estrutura partidária do PSD.

Freguesias ainda em aberto

Nas freguesias o panorama laranja continua com muitos lugares em aberto. Depois de Vascões e Parada, com os processos já fechados, surge agora a confirmação de Infesta, freguesia que veste actualmente as cores do PSD mas onde Celso Barbosa não pode continuar, por impedimento legal. Emília Guerreiro, que já faz parte do actual executivo, foi a escolhida para líderar a lista naquela freguesia. Também em Cunha já está escolhido o cabeça de lista do PSD à junta de freguesia local. Trata-se de um jovem que já fez parte da anterior candidatura social-democrata, há quatro anos, mas que agora assume a liderança do conjunto concorrente.

Por outro lado há ainda situações que não estão completamente fechadas. É o caso de Castanheira, onde ainda se discute o nome do cabeça de lista, e de S. Martinho de Coura, onde se prepara igualmente uma lista para tentar manter aquela freguesia sob a égide do PSD, depois do actual autarca ter manifestado o seu apoio à candidatura de Vítor Paulo Pereira.

Decidido parece estar o apoio à lista independente que vai concorrer à união de freguesias de Paredes de Coura e Resende, estando a candidatura do PSD a estudar se irá tomar igual atitude para com a lista independente que surgiu recentemente na união de freguesias de Formariz e Ferreira.

Já em relação a Rubiães, igualmente uma candidatura independente liderada pelo actual presidente da junta, que conquistou a freguesia em 2013 com as cores do PSD, a candidatura de Venâncio Fernandes diz que vai igualmente apoiar aquela lista. Uma situação estranha, quando se sabe que a lista de David Jorge Saraiva já conta com o apoio do PS, o que se tornou público na apresentação dos candidatos socialistas onde este participou. Para a candidatura do PSD, contudo, aquela é uma lista composta por social-democratas, que ganharam a junta há quatro anos nessa condição, e daí o seu apoio, chegando inclusivamente a garantir que David Jorge Saraiva vai igualmente marcar presença na apresentação da candidatura do PSD. Algo que, contudo, o actual presidente e candidato independente já negou categoricamente ao Notícias de Coura.

31 comentários:

  1. Lista possível!
    É pena! Faz sempre falta oposição!
    Vamos continuar a encher bolsos à ritmos!!!
    Ainda vão dar entrevistas a dizer que fazem e pagam obras na praia fluvial do taboão...

    ResponderEliminar
  2. Sim senhora, enorme candidata,mulher de grande envergadura e muito peso. Parabéns ao PSD pela escolha agora divulgada

    ResponderEliminar
  3. Grande escolha, é uma Senhora a D Natercia e vai dar uma boa vereadora, é pena é o cabeça de lista ser quem é porque bem acompanhado está ele.

    ResponderEliminar
  4. O PSD desistiu de Paredes de Coura! Quem matou o PSD de Paredes de Coura? Foram aqueles que nunca foram PSD! Foram os oportunistas que nunca valeram merda nenhuma... Agora o que resta deste PSD? Uns simples paraquedistas quem nem para Administradores das retretes públicas servem... Temos um cabeça de lista que pagou uns jantares e meteu umas cunhas no partido, para ser ele o candidato! E agora aparece uma segunda paraquedista que gosta de dar aquele ar de intelectual... Sinceramente, PSD de Paredes de Coura isto é o fim da picada...

    ResponderEliminar
  5. Esta quase tudo.. mesmo quase... quase quase..
    Se juntarmos estes nomes todos fazem a lista completa para a câmara??? E até independentes...lá vem um apoio para não dizerem que não teem candidato... Será que o independente consegue reunir todas as assinaturas...enfim.. o título deste filme é... MISSAO IMPOSSIVEL....

    ResponderEliminar
  6. Sim senhor, agora é que a charanga está montada! Ouvi dizer que os mandatários da candidatura eram para ser os irmãos Bourbon de Braga, grandes amigos do peito do Sr. Venâncio, mas como estão presos por uns problemas relacionados com bidões de ácido vão ser os irmãos Dalton que, por acaso, estão em liberdade condicional. Fica tudo em família!

    ResponderEliminar
  7. Desde já quero fazer daqui um agradecimento especial ao Décio Guerreiro. Décio, conseguiste o mais difícil o que não é muito fácil para um comunista, mas tu conseguiste destruir o PSD em Paredes de Coura! Parabéns Décio Guerreiro! És o maior! Mas se calhar os meus e não os teus colegas deste Parido Social Democrata, não acreditam nesta pura verdade...

    ResponderEliminar
  8. Venham os culpados.. agora o Décio é o responsável de tudo.... Até a dívida pública é culta do Décio... Esta gente e tão pequenina... A culpa é sempre de alguém. Tomates para aparecer é que nada..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pequeninos são aqueles que estupidamente gostavam de nos convencer que o Décio foi um grande líder! Mas infelizmente os factos falam por si... Santa ignorância...

      Eliminar
  9. Estou de acordo a 300 por cento do que acima foi escrito em 6.8 pelas 23.17, nada mais de verdade, foi assim nos dadores de sangue ,foi assim nos bombeiros, foi assim no famigerado construção de Lar em Rubiães, e foi assim na politica enterrando o PSD.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade verdadinha o décio por onde passa deixa um rastro de destruição, nem se sabe como ainda mantem o negocio próprio, a custo mas mantém, enfim o psd coura está morto e enterrado.

      Eliminar
  10. Como militante do PSD, só há uma razão pelo que escrevo a seguir:
    Lamento com tristeza, um chico esperto conseguir ser o coveiro do PSD de Paredes de Coura, tudo que já era previsível, pois um comunista nunca pode ser um Social Democrata, tendo sempre no seu ADN o comunismo... Vejam o exemplo, para quem conhece, o Dr. Pacheco Pereira um homem filiado no PSD mas nunca se distanciou do PCP o qual foi sempre o partido deste. Na minha opinião e como Social Democrata, estou em plena convicção que Décio Guerreiro, também nunca foi um PSD, mas sim um aproveitador deste próprio Partido para se tentar projetar a nível Politico em Paredes de Coura... Mas o que ainda me choca mais em toda esta situação, são aqueles que "comungam" da mesma Social Democracia em Paredes de Coura e não conseguirem perceber todo este imbróglio para escorraçassem este homem antes que coloca-se este Partido em cinzas... Sei, que algumas pessoas, se estão hoje com o seu emprego estável e na chamada zona de conforto, aliás, nem sequer precisaram de emigrar, devem-no ao PSD! Terminando com este pequeno sentimento, não estarei em Paredes de Coura no dia das eleições, porque tenho vergonha deste meu PSD de Paredes de Coura...

    ResponderEliminar
  11. Tomaram muitos chegar onde o Décio chegou, mas ter a inteligencia e capacidade que ele tem é que é o caralho. Tenham vergonha na cara seus psds de meia tigela, enquanto precisaram dele para se projectar andavam a lamber as botas ao homem, quando ninguém sabia quem eram as helenas ramos,janines,amandios e essas figurinhas todas que queriam projeção no psd então o Décio era o maior e serviu, como não chegaram a lado nenhum porque são uns ignorantes agora o Décio é que tem a culpa de tudo, tenham vergonha na cara e vão trabalhar para pagar a quem devem.

    ResponderEliminar
  12. Na verdade o Décio é inteligente e sempre soube levar a água ao seu moinho nem sempre de forma justa e independente, mas o certo é que mais ninguém o queria nos partidos e foi o PSD pelas mãos do senhor José Augusto Caldas que o trouxe para a ribalta política local. Tudo bem só que este nunca soube cativar os eleitores e conservar os mais leais ao partido, escorraçando os tais como José Pacheco, Ivã Morais, Paulo Castro, Helena Ramos, Sá Fernandes,J.Cunha.J.Mendes.Janine Soares,Natércia Rocha,Daniela Brandão,João Cunha de Ferreira Janine Soares, Helena Ramos,Albano Sousa, (estes três últimos serviram como vereadores da CM). e tantos outros que é difícil de enumerar. O seu passado como político do quero posso e mando não deu resultados positivos, chegando nas últimas eleições a estar a um fio da perda do segundo vereador!!! Portanto, nada de estar contra a pessoa como homem mas como político deixe que lhe diga nunca mais...BASTA trate do seu negócio que já deve chegar para...

    ResponderEliminar
  13. Parabéns amigo pelo relato que faz em 30.08,pelas 18.45,de forma isenta e desinteressada sobre o passado político do Sr. Décio Guerreiro de quem sou amigo de longa data, esqueceu o amigo de falar no presidente da Junta de Linhares um tal enfermeiro que segundo o sr. Décio escreveu no jornal local era á referência maior para si! esquecendo o presidente da vila e Resende que sem dúvida para todos os courenses foi a maior revelação das eleições autárquicas passadas de 2013, também o ex presidente da Junta de Coura sr. João bem como o presidente de Junta de Rubiães, todos estes também foram escorraçados pela dupla Décio/José Augusto., agora andam de porta em porta com "paninhos de água quente" para branquear a sua culpa por não saberem dirigir o partido com respeito máximo por todos estes que deram o melhor por Coura e pelo PSD. Nada mais vos resta do que verificar os próximos resultados eleitorais desastrosos que se avizinham .

    ResponderEliminar
  14. Vamos cá ver: Com pena minha, temos que ir ao fundo da questão e da verdade do PSD em Paredes de Coura nunca teve uma estratégia séria para o concelho. Ou alguém lhe passa pela cabeça que o PSD pode ganhar alguma coisa com demagogia e trazer para a praça pública umas "palhaçadas" quando se estão a aproximar as eleições?
    Algum courense, mesmo que vote no PSD, fica satisfeito, que no dia que vai a votação o Orçamento e o Plano de Atividades para o ano seguinte este PSD nem sequer esteja presente? Conheço muitos concelhos porque a minha área profissional assim o permite e seja o PS, PSD ou até outros partidos que estão na oposição não tem o comportamento que tem este PSD de Paredes de Coura... Penso que é neste concelho o único Partido com esta "forma" de fazer politica sem interesse para esta população... Obviamente, que as pessoas que sempre estiveram ao comando deste partido, são os culpados sem a menor duvida! A boa politica para um concelho, precisa de bons políticos de gente humilde para que um povo se aperceba que aquela gente está com bons conceitos para o concelho e não o entrar numa pura ignorância de vaidade só porque já se ocupa um lugar dentro de um força partidária... Enfim... Parem, escutem e olhem que é o que faz falta a este pessoal...

    ResponderEliminar
  15. Ninguém comenta o facto de o salão dos dadores de sangue estar cheio de gente na apresentação da campanha do PSD?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o facto dos vereadores que foram eleitos há quatro anos não estarem presentes?
      Vergonha, mesmo que não concordem com a lista deviam aparecer por respeito aos eleitores que votaram neles!
      Ou já houve viragem de casaca? Não é Eng. Helena?, Sempre em busca de protagonismo bacoco!

      Eliminar
    2. É verdade sim senhor! O salão dos dadores de sangue estava a rebentar pelas costuras... As autoridades foram obrigadas a cortar o transito na Avenida Cónego Chousal, não existia um lugar vago para estacionar. O PSD de Paredes de Coura quando faz estes comícios ou neste caso, a apresentação dos candidatos, devia alugar, sei lá, talvez o campo de futebol do courense...

      Eliminar
    3. Cheio? Cheio estava o centro cultural... Se arranjassem uma sala mais pequena..... até gente de pe iam ficar.. dia 1 falamos

      Eliminar
  16. Estes comentários fedem a distancia. Os seus autores sofrem de diarreia mental, e é no anonimato que cospem a sua ignorância.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fedem, diarreia.... então basicamente quer dizer que os PSD´s de Paredes de Coura não passam de uns cagões ... é isso?

      Eliminar
    2. Olhe uma coisa senhor anónimo de 5-09.das 23.18,então o senhor critica anonimato e usa-o nos seus comentários? Está tudo dito.o senhor João Cunha, que já foi vereador municipal, compadre do Décio e actor teatral nas Assembleias Municipais consta da lista do novo PSD? Venâncio, uma vez mais foi levado na indicação de elementos que julga serem os melhores para o acompanhar!!! quem quer enterrar á nascença o candidato á CM pelo PSD, nada mais nada menos são os os mesmos de sempre os coveiros do PSD de Coura, aquela dupla que não dá para entender Caldas/Décio, enfim que cada qual tem aquilo que nerece!!!...

      Eliminar
    3. Cala te Zé Cunha e Mota seus invejosos que ficaram de fora para sempre do PSD e agora vem para aqui ladrar do que não sabem. O PSD de Coura está limpo de escumalha que habitualmente o acompanhava, o novo PSD de Coura só tem gente de valor, gente nova para levar o partido a vitória, o resto da comandita de abutres foderam se todos. Nunca mais voltam a pisar no PSD de Coura. A hELENA anda a tentar entrar para o PS e o resto vai ter de arranjar outro palco para desfilar porque no PSD acabou se a passarele.

      Eliminar
    4. O comentário sujo inadequado, mentiroso e nojento não merece qualquer contraditório.

      Eliminar
  17. E estimativas quem é que é capaz de as fazer? Ou seja, quem é capaz de tentar adivinhar quem ganham em cada freguesia?

    ResponderEliminar
  18. Totobola eleitoral
    Insalde/Porreiras - PS
    Vila/Resende - PS
    Bico/Cristelo - PS
    Cossourado/Linhares - L. Independente
    Formariz/Ferreira - PS
    Padornelo - PS
    Parada - PSD
    Mozelos - PS
    Vascoes - PS
    Castanheira - PS
    Cunha - PS
    Agualonga - PS
    Romarigães - PS
    S.M Coura - PSD
    Rubiães - L. independente
    Infesta - PSD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o PSD leva 4 a 1 .....perde um vereador;Certinho.

      Eliminar
  19. Com o vitor na câmara, e o carioca em mozelos Paredes de Coura teria uma ditadura pior do que a da Coreia do Norte!

    ResponderEliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.