Reformular o acesso à zona industrial de Formariz e obras de requalificação do pavilhão municipal, são os próximos projectos da Câmara Municipal de Paredes de Coura. Ao todo, nestas duas obras, a autarquia courense vai gastar mais de 700 mil euros. Os concursos públicos já foram lançados.
Em relação à zona industrial de Formariz, o executivo de Vítor Paulo Pereira colocou de parte a ideia do seu antecessor, que há cerca de dois anos queria fazer uma nova via de acesso àquele pólo industrial, praticamente paralelo à actual estrada que serve actualmente aquele área. Na altura, chegou mesmo a ser lançado o concurso para a execução desta obra que, contudo, não avançou por não se ter conseguido financiamento para esta empreitada, orçada em 1,4 milhões de euros e que viu chumbadas quatro candidaturas a fundos estruturais.
O projecto actual não prevê a construção de uma nova estrada, antes a requalificação do acesso actual, rectificando o seu traçado, eliminando algumas curvas mais apertadas e alargando a faixa de rodagem, de modo a permitir a circulação de veículos pesados sem problemas. Este novo projecto está orçado em cerca de 410 mil euros, que serão financiados a 85%, e deverá ser adjudicado ainda este mês.
Finalmente obras no pavilhão

Ao mesmo tempo, a Câmara Municipal de Paredes de Coura lançou também um concurso público com vista à requalificação do pavilhão municipal. Uma obra há muito necessária, tendo em conta o actual estado de degradação daquele equipamento. Nos últimos anos foram sendo feitas algumas, pequenas, obras de beneficiação e procedeu-se também à substituição da cobertura. Neste período foram, também, sendo feitas beneficiações a nível do piso do pavilhão e de alguns equipamentos desportivos.
No entanto, o certo é que o pavilhão continua a apresentar inúmeras deficiências, que esta empreitada, orçada em cerca de 300 mil euros, pretende resolver. Ao mesmo tempo, o projecto de requalificação prevê igualmente alterações na forma como os espaços actuais estão distribuídos e ainda a a criação de novos espaços que sirvam os vários clubes e os muitos atletas que utilizam aquele que é o único equipamento desportivo coberto do concelho.