Entraram em vigor este fim semana algumas das alterações ao trânsito que a Câmara Municipal de Paredes de Coura tinha previstas há vários meses, com destaque para a (re)abertura ao trânsito da Rua Conselheiro Miguel Dantas. Pessoalmente, sou contra esta reabertura, por si só. Acho que a rua estava bem como estava, com as excepções que já tinha. Além disso, parece-me que a data escolhida para a abertura ao trânsito não terá sido a melhor, logo num fim de semana em que era previsível, e desejável, que muita gente calcorreasse a rua principal da vila, em trânsito entre os vários palcos do Mundo ao Contrário.
Mas, a reabertura da Rua Conselheiro Miguel Dantas não foi a única alteração. O cruzamento entre as ruas 25 de Abril, dr. Aquilino Ribeiro, Bernardino António Gomes e Frei António de Jesus também já foi requalificado (como referido aqui) e agora quem vem da Rua dr. Aquilino Ribeiro é obrigado a seguir para a direita, para a Rua Frei António de Jesus. Além disso, também a Rua dos Heróis do Ultramar já está aberta ao trânsito sem limitações, com estacionamento gratuito mas, atenção, apenas com um sentido, desaguando o trânsito na Rua Conselheiro Miguel Dantas e depois na Rua dr. Narciso Alves da Cunha.
E é aqui que se encontra uma situação que, a meu ver, tem tanto de absurda como de irresponsável. É que, ao desembocar na Rua dr. Narciso Alves da Cunha, os automobilistas são, naturalmente, obrigados a virar à direita, seguindo o fluxo normal daquela rua, conforme acontece nos últimos dois anos, desde que o trânsito naquela zona foi reformulado. Agora, contudo, essa obrigatoriedade tem uma excepção: os táxis. De um dia para o outro os taxistas conquistaram o direito de virar à esquerda, seguindo em contramão relativamente ao resto dos automobilistas, transformando aquele troço numa zona perigosa, propícia a acidentes.
Será que os táxis não podem andar mais alguns metros e fazer o percurso normal a que todos os restantes automobilistas estão obrigados? Ou será que as alterações feitas há dois anos para tentar arranjar uma solução para o cruzamento das ruas dr. Narciso Alves da Cunha e dr. Afonso Viana, agora já não são necessárias? Se o problema são os metros a mais que os táxis fazem, creio que seria muito mais sensato permitir-lhes a circulação em sentido contrário na Rua dos Heróis do Ultramar, onde está localizada a praça de táxis, já que aí o fluxo de trânsito é consideravelmente mais reduzido que na Rua dr. Narciso Alves da Cunha. Mas nem julgo que isso seja justificação suficiente.
Se a excepção fosse para ambulâncias ou carros de bombeiros, em situações de emergência, ainda se percebia. Agora, como está, para táxis, duma coisa tenho a certeza, o sentido proibido com excepção… não faz qualquer sentido.
Mas há alguma coisa que faz sentido no transito na vila?
ResponderEliminarGostava de saber quem esta à frente deste dossier, e quem pensa estas alterações...?
O transito na vila de Paredes de Coura é completamente ridiculo para os Courenses, e demasiado confuso para quem chega de fora.
Realmente não faz sentido, vai ser propício a acidentes. Não havia necessidade!
ResponderEliminarquando todos olhamos para o lado, uma alteração causa discussão e partilha de ideias, olha está boa, bem conseguido, eheheheheheheh
EliminarO eheheheheheh.
EliminarÉ só para disfarçar, não?!
Não preciso de disfarçar nada, porque razão seria para disfarçar, não percebi, mas enfim é assim este Mundo, ahahahahahahahaha
EliminarPermita-me corrigir, é eheheheheheheh e não eheheheheheh,
EliminarÓ meu, a questão é que sempre "encarneiraste"! Até nesta complicação de trânsito! Já viste?
EliminarEstamos no mundo ao contário. É uma circulação passageira, de um lado para o outro, claro!
ResponderEliminarExcepto Táxis, Funerais e Procissões
ResponderEliminarTantas vezes me deparei com carros em contramão naquela zona, que acho que discutir o tema não é mais do que (passe a expressão) masturbação mental...
ResponderEliminarPena é não poderem passar também os autocarros vindos das oficinas da courense!
ResponderEliminarvai ser muito perigoso sobretudo agora que vai haver mais circulaçao com imigrantes , e que nao estao habituados a esse codigo da estrada especial em coura :D
ResponderEliminarPara haver essa excepção tem de haver informação junto ao pub para que o condutor saiba que está a circular numa via com dois sentidos de trânsito, caso contrário vai causar acidentes e uma dor de cabeça às seguradoras na hora de atribuir responsabilidades... Além disso, essas placas de excepção não tem o formato descrito no Regulamento de Sinalização de Trânsito, aprovado pelo D. Reg. N° 22-A/98 de 01 Outubro... foram inventadas!
ResponderEliminarA engenharia de transito da nossa vila no seu melhor?..
ResponderEliminarSó em Coura!
ResponderEliminarDuplo sentido intermitente! Essa é boa!
Mas que grande parolice.Isto só em Coura.O mundo ao contrário já terminou.Com estas atitudes tenho mesmo vergonha de ser de Coura de que tanto gosto,porque outros que se dizem diferentes e prá frentex borraram a pintura.
ResponderEliminarJá retiraram o sinal da exceção aos táxis. Parece que alguém na câmara ganhou juízo.
ResponderEliminarBom o Coli começa a recuar pra trás muitas vezes! É só haver um descontentamentozinh, e bumba!
ResponderEliminarO pensar fora da caixa tem que ter algum tino!
Estão tão enganados...enganados.,,enganados . Isto é só mercearia...,no que é principal nem um milímetro o gajo desfoca...acreditam sei do que digo. Mas fica bem ouvir as pessoas e corrigir a mão de outros
ResponderEliminarCaro anónimo, se o senhor for gerente de uma loja é responsável por todos os erros e problemas que na loja houver. Aqui é a mesma coisa, mesmo que não tenha partido da mão dele, é responsabilidade dele, para isso é que tem o cargo que tem.
EliminarÓ camarada isso de só ser mercearia tem que se lhe diga! O supermercado eleitoral é muito pequeno, todos os pormenores contam!... Ou não foi nos pormenores que ganhou as passadas eleições?!!
ResponderEliminar