terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Oposição ausente, orçamento aprovado

P1040325

Foi calma, muito calma, a última sessão da Assembleia Municipal de Paredes de Coura. Com o PSD desfalcado, a oposição resumiu-se a João Paulo Alves, do PCP que teceu algumas críticas ao orçamento municipal para 2017. No final, sem surpresas e sem questões, o principal assunto em discussão passou com distinção… e com alguns votos social-democratas.

Sem José Augusto Caldas, o habitual porta-voz do PSD, nem Dinis Fernandes, que tenta assumir esse papel quando o primeiro falta, foi um PSD sem liderança aquele que se viu na noite da passada sexta-feira, na Assembleia Municipal (AM) de Paredes de Coura. E mesmo na bancada dos vereadores, nem uma cara social-democrata para marcar presença. Nem Janine Soares, nem Helena Ramos, que recentemente deixou os cargos no partido mas garantiu que iria continuar como vereadora, estiveram presentes. Logo quando em discussão estava o orçamento e as grandes opções do executivo liderado por Vítor Paulo Pereira para o próximo ano. E ainda para mais quando, na reunião do executivo onde o documento foi aprovado, com a abstenção das vereadoras do PSD, estas tenham deixado em declaração de voto a promessa de que as críticas ao orçamento seriam feitas na AM. Mas, sem José Augusto Caldas, presente, não foi de estranhar, que do lado social-democrata não surgissem intervenções de relevo a criticar o documento, ao contrário do que tem acontecido no passado, em que são conhecidos os episódios em o líder do grupo municipal do PSD “disseca” o orçamento municipal.

Não se estranhou, também, que coubesse a João Paulo Alves, do PCP, o papel de “mau da fita” ou seja foi do deputado municipal comunista que saíram as principais críticas aos documentos em discussão na AM. Falando de um orçamento muito dependente dos fundos estruturais e receitas exíguas, conseguidas à custa do aumento de impostos, contrariando o que no seu tender deveria ser o modo de agir socialista, João Paulo Alves acabaria, ainda assim, por reconhecer o esforço da equipa liderada pro Vítor Paulo Pereira. E não perdeu a oportunidade de dar uma “alfinetada” nos seus colegas de oposição, lamentando a fraqueza visível nos partidos da oposição em Coura.

“Se a oposição tem diminuído é porque o PS trabalha bem”, explicaria logo a seguir Manuel Miranda, também ele promovido temporariamente a líder do grupo municipal do Partido Socialista pela ausência de Rosalina Martins. Realçando o investimento municipal na Educação, o socialista realçou as preocupações com a criação de emprego, dizendo que “o ciclo de courenses que trabalhava fora está-se a inverter” e elogiando a capacidade de decisão do executivo, que “ataca os problemas de frente e dá respostas aos empresários”.

Já Vítor Paulo Pereira, na defesa do documento, assume a dependência dos fundos estruturais, mas realça que “os tempos são diferentes” e que as autarquias são cada vez mais “um braço do Estado”. Falando dum orçamento de criatividade e de coragem, o autarca courense destaca ainda que o documento foi feito “com muito trabalho, com planeamento e com muito amor por Paredes de Coura”. E, limpando o ar de quaisquer críticas, acabaria por referir que “com discursos fatalistas não vamos a lado nenhum”.

No final, o orçamento e as grandes opções do plano para 2017 do município courense acabariam por ser aprovadas sem dificuldade. Sem qualquer voto contra, com a abstenção do PCP e de alguns elementos do PSD, pois este partido mostrou mais uma vez a sua divisão e o reflexo dos problemas internos e houve mesmo elementos, autarcas, que votaram favoravelmente os documentos, ao lado do Partido Socialista.

18 comentários:

  1. É de lamentar e digo isto com mágoa o PSD não aparecer na Assembleia Municipal para debater o documento mais importante para o nosso Concelho, que é o Orçamento e o plano de Atividades... Realmente, agora está confirmado o PSD de Paredes de Coura está por completo em cacos... É com esta gente que a população de Paredes de Coura pode contar?
    Não! Os courenses merecem melhor! Os courenses com toda a certeza, não querem pessoas para se servirem deste humilde povo, mas sim para servirem este povo! Como poderia um courense, um só que fosse, acreditar num tipo de pessoas desta natureza para governar a nossa Câmara Municipal? Quando esta gente nem sequer tem a responsabilidade e ao mesmo tempo respeitar aqueles que votaram neles? Boas Festas para toda a gente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É triste mas é assim. É o que temos.

      Eliminar
    2. Hoje em conversa com alguns amigos, não sei como, mas veio à conversa esta atitude do PSD na Assembleia Municipal.
      Sabendo estes que, sou militante convicto do PSD disseram-me para ver neste Blog o que se estava a passar... Claro! Pensei que era mais uma " anedota" do que outra coisa qualquer... Mas não, infelizmente era uma verdade. Então eu que nas últimas eleições dei o meu voto de confiança nestes senhores para as Autarquias, eles em troca nem sequer me respeitaram a mim e a muitos outros como eu? Isto já é gozar com a nossa cara e tratarem os simpatizantes e militantes deste Partido de fantoches... Continuo militante deste Partido, mas nas próximas eleições o meu voto vai com toda a certeza para o PS! Basta! Estou farto de oportunistas...

      Eliminar
    3. isso é gente que nao interessa a ninguem tem a mania que sao grandes . coitados estao mesmo na lama

      Eliminar
    4. Olha, da próxima vez que tentares passar por um militante do PSD tenta ser um bocadinho melhor. É que dás demasiado nas vistas. Ah, outra coisa, não comentes os teus próprios posts logo a seguir! Deixa ao menos passar um dia, digo eu.. Meu Deus, que gente básica...

      Eliminar
    5. Olha, fizeste uma insinuação! Faço-te daqui um desafio, se és homem identifica-te que eu entrarei em contacto contigo e te darei o meu número de militante do PSD! Se o não fizeres és livre de o não fazeres, mas não passas de um autêntico covarde...

      Eliminar
    6. Ya men tas a ver, eu quando estou no café a falar sobre atitudes politicas na assembleia mando logo os meus amigos ver o que é que se passa neste blog! E quando estou bué de enervado com o meu partido voto logo no PS! Tipo podia enervar-me e para protestar votava em branco ou por exemplo no PCP, mas não! Para descarregar os meus nervos é logo no PS que voto. PS= Pouco Stress tás a ver!! E sou tão corajoso e tão corajoso que desafio logo os outros a identificarem se quando escrevem alguma coisa, menos eu!!
      Mando já aqui mais um desafio! Colem isto no vosso mural, partilhem e escrevam "amén" por baixo. Se não fizerem isto o PSD ganha as eleições.

      Eliminar
    7. ta bue de fixe meu. amen

      Eliminar
  2. O que se está a passar no PSD é mesmo uma vergonha, pelas notícias acima descritas sob os trabalhos na AM sem PSD não sei o que vos diga aos poucos dos psd que ainda vão resistindo!
    Até o tal indigitado candidato á Câmara não dá a cara nem aparece nas sessões da AM, nunca interveio nas mesmas, que raio de candidato é este???!!!.Nem Décios nem Zés Augustos merecem uma palavra de atenção um por omissão e outro por apenas pensar em si deixando o partido de rastos!... Aos vereadores do PSD não me perguntem o que passa mas esta de não comparecerem em sessão da AM onde se discutiam os orçamento e plano de atividade para o ano próximo é mesmo muito grave minhas senhoras!...Parabéns membro da CDU ou PCP, homem que não dorme nem brica em serviço, será este o melhor deputado municipal que a AM conta no seu elenco total de membros? Não é difícil responder. Por este andar, o PSD vai mesmo perder um dos seus vereadores passando de dois para um!...

    ResponderEliminar
  3. Sabem quem destruiu o PSD em Paredes de Coura?
    Foram Décios, Lenas Ramos, Zés Augustos e companhias limitadas... Estes, foram os verdadeiramente coveiros deste PSD!
    Agora deve aparecer o mandinho de Linhares a oferecer uns porquitos e umas lenhazitas... ´Coitaditos... Sem o mínimo de humildade e sempre com a arrogância e vaidade no topo da crista julgando-se uns expertos institucionais, nunca conseguiram enganar o povo courense.

    ResponderEliminar
  4. Isso é verdade. Há que dar razão a quem a tem. O PSD nunca conseguiu enganar os courenses. Mas o PS conseguiu! Durante anos a fio enganou pela certa os de cá. Prometiam desenvolvimento e mais não sei o quê, aquelas lerias que prometem todos. E o que é que de facto concretizaram?: um concelho com pouco mais de 8000 habitantes, dinheiro e mais dinheiro queimado em obras lunáticas, um povo sem identidade, as freguesias lançadas ao abandono menos as queridas do costume. Afinal quem enganou quem? É que os "outros" nunca estiveram no poder, portanto não podes julgar à toa. O que vale é que hoje temos um bom presidente de câmara, muito diferente do que foi até aqui. Veremos por quanto tempo....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem foi o coveiro? Responda quem souber..

      Eliminar
    2. "Isso é verdade. Há que dar razão a quem a tem."
      Pois é meu caro, as freguesias estão sem habitantes? Pois estão! Vira-te para o teu Passos Coelho que mandou emigrar toda a gente! Repara e se és pessoa séria, como está hoje o nosso Portugal, não é só em Paredes de Coura é por todo o país que as freguesias estão desertas... Sabes porquê? Porque o menino de berço de ouro nunca soube o que é a vida de um pobre trabalhador para arranjar uns tostões para sustentar a família... Tu, deves ser daqueles que também tens os teus tomates bem aconchegados e por isso, para ti os outros que se amanhem... É essa a vossa "Democracia" sempre mas sempre a proteger os ricos e poderosos...
      Só trazeis o discurso mentiroso quando é para as eleições depois de vos apanhareis na cadeira do poder, estais por completo borrifando-vos para o povo humilde! Tristeza desta gente que ao serem uns mal feitores, ainda tem a lábia de virem acusar os outros...

      Eliminar
    3. Caro senhor que me antecede é vergonhoso mentir de forma descarada com faz afirmações gratuitas como ligeiramente e faz: que saiba, o Ex primeiro ministro não mandou para emigração centenas de milhares de pessoas e muito em particular courenses. O que ele disse e muito bem é que o país não pode abarcar todos os licenciados que anualmente saem com os seus cursos superiores das universidades, tem dúvidas caro amigo???Desde sempre que os portugueses souberam procurar o seu emprego fora do país e muitos saindo da sua zone de conforto como aconteceu e está a acontecer neste momento ou pretende que o zé pagante continue pagar a milhares de licenciados entre os quais professores sem necessidade da sua mão de obra!?Função pública pejada de excedentários com serviços inúteis sem sentido e nós a pagar!!!Olha Coura está cada vez mais pobre e sem pessoas nestes 40 anos após a revolução no que Paredes de Coura está melhor? Um concelho com cerca de 8000 habitantes tantos como umas das freguesias do concelho de Ponte de Lima e outros vizinhos!...Com parques, rotundas, portas de Bico, espelhos de água(desligados)não passamos de um concelho na penúria e que infelizmente bateu no fundo... O que ainda vão tendo um certo movimento são os cemitérios...

      Eliminar
  5. Pronto la tinham que vir os dois intelectuais da política! Vocês os dois devem ter uma avença com o PS e o PSD. De facto eles devem vos dar muito a ganhar, afinal não vivêssemos nós em Portugal, onde depois do 25 de abril só trabalha quem se dá bem com a escumalha dos partidos. Pois bem, para mim partidos não me dizem nada, mais uma vez afirmo. A melhor coisa que podia acontecer em Portugal era um bombardeiro russo enganar-se e pensar que Lisboa era Aleppo, podia ser que assim nenhum sobrevivesse, ah e enfiar alguns terroristas dentro das sedes dos partidos para ter a certeza que a raça acabava. Mas enfim... Eu ness gente não voto. Só voto aqui na autárquicas e quando falei que o PS enganou os courenses, o mesmo diria se fosse o PSD a estar no poder. Estes dois iluminados que estão aqui sempre a mandar pedradas um ao outro culpam os governos centrais pelo desastre no nosso concelho. Também têm a sua cota de culpa claro, mas não foi o Passos ou o Sócrates quem mandou construir os parques de estacionamento na nossa vila, não foram eles quem mandaram destruir o pouco de bonito que a nossa vila tinha, não foram eles quem mandou ignorar as freguesias mais afastadas do centro da vila, não foram eles que mandaram a nossa Câmara municipal apenas financiar os Betos de Formariz, as comesainas de Padornelo, a freguesia de Moselos, Bico, Vascões, Resende, ou seja, o que está à beirinha. O resto mais valia vender em leilão. Aposto que até agradeciam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui à muitos anos, nem sequer era possível pensar que neste país, haveria gente com uma mentalidade de saber o que era respeitar a opinião dos outros ou até o que era uma Democracia, disso ninguém terá qualquer dúvida...
      Claro! AS pessoas eram por completo e infelizmente analfabetas, não tinham o mínimo dos mínimos de formação e por isso aquela ditadura de 40 anos prevaleceu tanto tempo! Era um povo analfabeto, por conveniência de António Oliveira Salazar e então esta ditadura contava-lhes umas histórias e este desgraçado povo acreditava, nem que a fome da família continua-se todos os dias...
      Isto vem a que prepósito? De eu julgar que esta infeliz nódoa já teria passado, mas por aquilo que leio neste Blog, não! Estou por completo enganado! Afinal e até com gente já bem nova continuamos neste analfabetismo...
      Mas ainda é mais surpreendente, porque hoje em dia existe muita informação, nas redes socias, nas televisões, rádios etc. etc... Mas agora fico convencido, que alguns estão empenhados em não acabar com aquela raça em vias de extinção, em Tras-os-Montes, até eles próprios se querem substituir a essa mesma raça...


      Eliminar
    2. "Hoje em dia existe muita informação na televisão e nas redes sociais" - Que tiro no pé rapaz...

      Eliminar
  6. As pessoas tem que se identificar ou estão com medo de alguma coisa isso e mal.

    ResponderEliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.