segunda-feira, 6 de março de 2017

TAMBÉM LÁ ESTÃO COURENSES: Cemitério francês candidato a património mundial

O cemitério de Richebourg é um dos que integra a lista de sítios candidatos a património mundial. Trata-se dum cemitério militar em terras de França, mas exclusivamente português, onde inclusivamente repousam alguns courenses.

Localizado em Pas de Calais, no Norte de França, o cemitério militar de Richebourg L’Avoué é conhecido como o “cemitério português”. Isto porque aloja, exclusivamente, as campas de 1831 soldados portugueses que perderam a vida durante a I Guerra Mundial, nomeadamente entre 1917 e 1918, altura em que o nosso país participou activamente no conflito. Agora, no âmbito de uma candidatura conjunta da França e da Bélgica, aquele cemitério integra uma lista com mais de cem locais funerários e memoriais que foi apresentada à UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, com vista à sua classificação como património mundial. A Sandra Barros já dava conta da notícia neste post no início de Fevereiro. Agora apenas um complemento.

A candidatura, cujo resultado só deverá ser conhecido no próximo ano, foi apresentada no início deste mês e integra 96 locais em território francês e ainda 27 outros localizados na Bélgica. Em comum, o facto de todos fazerem parte da chamada “Frente Ocidental” da I Guerra Mundial e de, em conjunto, corresponderem àquilo que os promotores da candidatura apelidam de “uma nova memória funerária”, reunindo elementos que “são representativos da enorme diversidade de nações e de povos que estiveram envolvidos no conflito mundial”.

É o caso dos portugueses, 1831 soldados, cujas sepulturas ali se encontram. Não é o único local onde se encontram corpos de soldados portugueses – destaca-se, por exemplo, o talhão português do cemitério de Boulogne onde existem 44 campas – mas é aquele onde se reúne o maior número. Ali foram reunidos corpos que se encontravam noutros cemitérios de França, Bélgica e até da Alemanha, em virtude de terem sido capturados pelos alemães e falecido em campos de prisioneiros. A maioria, contudo, terá resultado da Batalha de La Lys, ocorrida a 9 de Abril de 1918.

Cinco courenses em Richebourg

Em Richebourg encontram-se também os corpos de, pelo menos, cinco soldados oriundos de Paredes de Coura. Entre os 1831 soldados ali sepultados existem ainda 238 que nunca foram identificados. Aqueles que é conhecida a identidade, é possível consultar algumas informações, numa página web criada como memorial e homenagem aos soldados lusos que participaram e perderam a vida naquele conflito e que pode ser consultada em http://www.memorialvirtual.defesa.pt.

Aliás,este blogue já em Janeiro de 2015, dava conta desta página web e da existência de courenses em Richebourg. Na altura, falou-se no caso de Gaspar da Cunha, natural de Pecene, Cossourado e falecido em 7 de Agosto de 1918, cujos descendentes tinham descoberto, com a ajuda da referida página web, a localização do corpo do seu ente querido e, quase 97 anos volvidos da sua morte, puderam prestar-lhe a sua homenagem.

Uma pesquisa simples no referido memorial mostra-nos, contudo, a existência de mais quatro courenses que combateram em França, sepultados no “cemitério português” de Richebourg. Desde logo três companheiros de armas de Gaspar da Cunha, que serviram na 4ª Brigada de Infantaria. É o caso de António de Sousa, natural da freguesia de Cunha, falecido em 28 de Agosto de 1918. E também de António Pereira, de Rubiães, falecido no dia da Batalha de La Lys. E ainda de Albano José de Castro, de Formariz, que morreu a 5 de Novembro de 1918. A eles junta-se Amadeu José de Lima, natural de Padornelo, que faleceu a 7 de Novembro de 1918, vítima de broncopneumonia e que fazia parte do Regimento de Artilharia nº 5.

No Memorial aos Mortos da Grande Guerra encontramos ainda outros três courenses que perderam a vida naquele conflito, mas noutra frente de batalha, nomeadamente em Moçambique, para onde foram enviados cerca de 30 mil homens. É o caso de José Ribeiro, de Infesta, que perdeu a vida a 1 de Dezembro de 1917, devido a paludismo, e está sepultado em Nangadi. No cemitério de Mocimboa da Praia estão sepultados mais dois soldados courenses: Casimiro de Amorim, oriundo de Castanheira, vitimado pelo paludismo a 9 de Dezembro de 1917, e Abílio Rola, natural de Cunha, que a doença levou a 19 de Junho do mesmo ano.

1 comentário:

  1. O Cemitério de Richebourg localizado em Pas de Calais, norte de França, onde lá foram sepultados os nossos heróis que morreram em combate e acidentes de viação na 1ª. guerra mundial 17/18 cerca de dois mil combatentes portugueses, vai ser mesmo classificado como património mundial.
    Grande justiça feita depois de cerca de 100 anos que ocorreu essa mesma guerra.
    Oxalá que as terras de naturalidade dos combatentes se lembrem de perpetuar para memória futura estes bravos militares.

    ResponderEliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.