quinta-feira, 27 de abril de 2017

Autárquicas 2017–PSD candidata Venâncio Fernandes

venancio fernandes

Já é conhecido o nome do candidato do PSD à Câmara de Paredes de Coura nas próximas eleições autárquicas. A escolha dos social democratas recaiu sobre Venâncio Fernandes, um nome que já fez parte das listas autárquicas daquele partido, mas que nos últimos anos se associou ao PDR - Partido Democrático Republicano, de Marinho Pinto.

O nome do candidato à Câmara courense foi aprovado ontem pela Comissão Política Distrital do PSD, colocando um ponto final na incerteza em torno do nome que aquele partido iria apresentar à corrida eleitoral. Ao que apuramos, o processo de indicação do candidato ficou nas mãos de Vítor Domingues, presidente da concelhia courense, e de José Augusto Caldas, depois de não ter sido encontrado um nome dentro dos organismos do partido a nível local, após alguns elementos do partido terem anunciado publicamente que não estariam disponíveis.

Venâncio Fernandes, empresário, integrou em diferentes mandatos a lista de eleitos do PSD courense na Assembleia Municipal, sendo, contudo, muitas vezes, uma voz dissonante dentro daquele grupo. Acabaria por sair em 2009, em virtude de não ter feito parte das listas que concorriam às eleições autárquicas daquele ano. Na sua última intervenção naquele órgão, alertou para “um fenómeno na sociedade, no concelho de Coura, que é o receio de dizer não, de dizer não estou de acordo”.

Acabaria, depois, por se afastar do PSD e enveredar por outros caminhos. Em 2009 chegou mesmo a equacionar avançar com uma candidatura independente, que acabaria por não concretizar e, anos mais tarde, juntar-se-ia ao PDR. Foi, contudo, sempre um espectador atento e crítico da realidade política e social do concelho.

147 comentários:

  1. Respostas
    1. Finalmente quem é o senhor que concorre á Câmara pelo PSD?!É de onde e onde reside?Mais um paraquedista que aterrou provisoriamente em Coura...

      Eliminar
  2. lol minha nossa, ao que chegamos... carne para canhão!!

    ResponderEliminar
  3. Lamenta-se que ninguém do PSD Courense quisesse dar a cara, mas compreende-se, já que a derrota está à vista, e ninguém quer passar por vergonhas. Mas ir buscar este Senhor? Tenham vergonha. Agora percebo porque o Vitor Paulo nas comemorações do 25 de Abril, disse, que era bom ter uma boa oposição e que de certeza o PSD ia ter ou arranjar um bom candidato! Só podia estar no gozo com as duas deputadas do PSD que se encontravam presentes na sala. Ahh grande Vitor Pereira.

    ResponderEliminar
  4. ...e ainda não sabem bem os courenses as voltas ((contra voltas)),que este senhor deu para chegar onde está agora , é de lamentar que o PSD de Viana/Coura tenham mandado tantos bons militantes embora,com os seus truques reles...este senhor ha já uns anos até convidava elementos do PSD para ir almoçar oas Arcos para os convencer a apoiar...tenho muita consideração pelo Arquiteto Vitor e tenho pena que ele apenas seja uma figura decurativa,porque os decisórios dentro da Com.Politica Concelhia e Distrital continuam a ser os mesmos de há trinta,ou mais,anos ou seus descendentes...muito haveria que limoar...POR FAVOR JOVENS assumam de vez e com coragem os vossos ideais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em democracia temos de dizer não e sim em muita coisa independente das cores politicas de cada um de nós, só assim haverá Pessoas que se candidatam a lugares Públicos , e que dão tudo aquilo que podem e sabem pelo cargo que ocupam, deveremos todos nos saber respeitar os nossos adversários,quem vai há luta ganha e perde , temos que saber aceitar as derrotas , e saber gerir as emoções das vitorias, com as derrotas também aprendemos muito. e os que ganham tem de saber governar , e terei a certeza , que é o que vai acontecer, parabéns a todos aqueles que se preocupam com o Concelho, e com as Freguesias , em si com a sociedade, as oposições querem-se fortes seja no que for. venham as criticas de onde vierem , quando construtivas são sempre boas. Viver em sociedade é saber viver dentro de um seio familiar, um bem haja ao 25 de Abril que nós troce, a todos a liberdade de podermos dizer o que pensamos, com o devido respeito por cada um de nós, já mais deveremos utilizar a liberdade para ofender seja quem for . Um abraço para todos os Courenses residentes e espalhados pelo Mundo, para aqueles que vão envergar listas a candidaturas Publicas sejam elas quais forem um grande abraço e boa sorte para todos

      Eliminar
  5. Ele quer ser político há muito tempo mas ainda não vai ser desta vez que chega ao poder!

    ResponderEliminar
  6. Por favor senhores do PSD ponham mão nisto. Pior que continuar com a mesma Câmara é ficar sem oposição. Não matem já as próximas três eleições autárquicas. Um bom candidato para as próximas eleições pode começar já a ser feito. Acordem.

    ResponderEliminar
  7. Realmente, ainda estou a pensar que isto é uma anedota que se passou em Paredes de Coura... Oh! Vítor Paulo, sendo eu, um teu apoiante desde a primeira hora, como gostava que tivesses um adversário, já nem sequer digo ao teu nível mas pelo menos um courense...

    ResponderEliminar
  8. Pela 1° vez na história da democracia, o Partido Socialista em Paredes de Coura nem vai precisar de fazer campanha...
    Pelos vistos nem o Amandio presidente de junta Cossourado/Linhares quiz ser cabeça de lista!

    ResponderEliminar
  9. Quando hoje me deram esta notícia, não queria acreditar o que cheguei a dizer: "deixem-se de brincadeiras!". O PSD de Paredes de Coura, ainda merece outra dignidade e não repescar um paraquedista que nem sequer conhece este povo e esta terra...
    Sinto-me triste em escrever isto, agora estou mais do que convicto, que o PSD Paredes de Coura está-se por completo borrifando para Paredes de Coura. É pena PSD´S courenses, porque a nossa amada terra merece o nosso empenho...

    ResponderEliminar
  10. Procura-se um courense que compre um carro em segunda mão a este cavalheiro!

    ResponderEliminar
  11. Tenham vergonha seus socialistas de meia tigela e deixem o candidato laranja em paz, é bem melhor este candidato do que helena ramos, a janine ou o amandio, que valem esta gente? parem de falar do que não sabem, também o Vitor Paulo sempre foi do PSD e agora é presidente socialista, o tacho é lixado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até já próprio candidato, faz o comentário para se defender...

      Eliminar
  12. Contra factos não há argumentos. Se o desempenho de quem lá estar fosse mau... Não faltava candidatos... Como não há nada a apontar... É difícil arranjar alguém para fazer melhor. PARABÉNS VÍTOR PAULO E TODA A SUA EQUIPA

    ResponderEliminar
  13. Mais valia teres convidado o Zé da Eira, pelo menos fazia-nos rir um bocado e então se fosse na parte de tarde...

    ResponderEliminar
  14. Que cavazada vai ser minha gente! O Partido Socialista poderá almejar o 4-1. De qualquer forma ia ser uma derrota, mas com este candidato será mais acentuada ainda, não esperem surpresas. Não quero com isto dizer que estou satisfeita porque não gosto destas vitórias assim tão expressivas porque convida ao comodismo. A sorte é que o presidente é o Vítor Paulo. Conheço-o bem, sei do seu modo de agir, de pensar, o inconformismo que sempre o caracteriza. Fosse outro e podem crer que estas eleições não seriam boas para o concelho. Mas que fazia falta um bocadinho de oposição fazia. As unanimidades a longo prazo nunca trazem grandes resultados.

    ResponderEliminar
  15. Vocês tem todos imensa graça, todos a dizer mal do candidato do psd, podem me explicar em que é que o candidato socialista é melhor do que este? Assim como se eu fosse muito burro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vale a pena explicar!É muito burro mesmo, e não ia perceber.

      Eliminar
    2. Burro deves ser tu ou andas a comer do mesmo tacho do presidente, o concelho está entregue a meia dúzia de rapazes, uma canalhada que só anda a tratar da própria vida, mas as coisas vão mudar, o psd agora esta entregue a quem vai vigiar de perto o trabalho do presidente, no caso do psd não ganhar a camara, o presidente não vai ter a vida facilitada como os primeiros 4 anos, já podem contar.

      Eliminar
    3. Mas eu nunca vi o presidente a comer num tacho! Ia jurar que sempre o vi a comer num prato!

      Eliminar
    4. Lamentável... Um alpinista que ainda há muito pouco tempo lambia as Botas ao Marinho e Pinto,era responsável pelo PDR em Viana em abril esteve em reuniões,nao lhe devem ter dado o que queria nem garantia que ia conseguir. Vira casacas destes,oportunista,alpinistas, Zés ninguém,sem princípios de honestidade e clareza. Como se pode confiar em alguem com este perfil?
      Tenha vergonha Sr.Candidato

      Eliminar
    5. Intelectual da Leira de Cima8 de maio de 2017 às 12:56

      Alpinista? Será que ele já escalou o Evereste?

      Eliminar
    6. Muitas das vezes as pessoas não conseguem descobrir, que um sem vergonha sem o mínimo de carácter, passa-lhe ao lado tudo isso o que pretende é saltar para a ribalta para tentar arranjar alguma coisinha nem que mais não seja um pouco de protagonismo...

      Eliminar
  16. Finalmente vamos nos ver livres dessas enjoadas das vereadoras helena ramos e janine que só servem para enfeitar, de politica não percebem nada,nem falar em público sabem coitadas, o psd em coura está morto e o funeral é dia 1 de outubro com a vitoria esmagadora do nosso presidente vitor paulo.O psd em Coura pode desistir que nunca chegará a câmara.

    ResponderEliminar
  17. O décio começou a matar o psd de coura nas ultimas eleições com a mais baixa votação de sempre com a pior lista de sempre, helenas janines amandios, só enjoadas e gente sem ideias para o municipio, mas estiveram bem na oposição que não fizeram ao nosso presidente, só iam para se mostrar mas diga se de passagem não tem muito para se ver. Viva o vitor paulo e o ps.

    ResponderEliminar
  18. O que se está a passar no PSD é mesmo uma vergonha, pelas notícias acima descritas sob os trabalhos na AM sem PSD não sei o que vos diga aos poucos dos psd que ainda vão resistindo!
    Até o tal indigitado candidato á Câmara não dá a cara nem aparece nas sessões da AM, nunca interveio nas mesmas, que raio de candidato é este???!!!.Nem Décios nem Zés Augustos merecem uma palavra de atenção um por omissão e outro por apenas pensar em si deixando o partido de rastos!... Aos vereadores do PSD não me perguntem o que passa mas esta de não comparecerem em sessão da AM onde se discutiam os orçamento e plano de atividade para o ano próximo é mesmo muito grave minhas senhoras!...Parabéns membro da CDU ou PCP, homem que não dorme nem brica em serviço, será este o melhor deputado municipal que a AM conta no seu elenco total de membros? Não é difícil responder. Por este andar, o PSD vai mesmo perder um dos seus vereadores passando de dois para um!...

    ResponderEliminar
  19. Sabem quem destruiu o PSD em Paredes de Coura?
    Foram Décios, Lenas Ramos,janines, Zés Augustos e companhias limitadas... Estes, foram os verdadeiramente coveiros deste PSD!
    Nem o mandinho de Linhares a oferecer uns porquitos e umas lenhazitas... ´Coitaditos... Sem o mínimo de humildade e sempre com a arrogância e vaidade no topo da crista julgando-se uns expertos institucionais, nunca conseguiram enganar o povo courense.desta vez vão levar uma cavazada ainda maior que levaram nas últimas que vão ficar arrumados de vez esses tristes.

    ResponderEliminar
  20. Gastem todo o orçamento no tabuao que é utilizado pelo menos uma vez por... ano. Para a câmara só existe o festival e os festivaleiros. Os residentes que se lixem. o presidente da camara não se importa com as freguesias só quer saber de enterrar dinheiro no festival porque será? depois para não parecer mal enterra o resto em tonheiras na vila tais como poesia teatros e outras brincadeiras que ele chama de cultura, enquanto isso as freguesias não tem dinheiro para as obras necessárias, com tretas e bolos se enganam meia duzia de tolos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tem toda a razão.Além de que o "sr. João Carvalho" é quem manda lá no tabuão.

      Eliminar
    2. O "Sr. João Carvalho" não só manda no tabuão como até já é o proprietário daquilo tudo. O Senhor, não que o "Sr. João Carvalho" comprou toda aquela área? Está completamente desatualizado, informe-se camarada, informe-se...

      Eliminar
    3. Não sabia que o "sr João Carvalho", esse grande capitalista, tinha comprado todos aqueles terrenos incluindo os municipais.Mas não é por ser proprietário que ele manda no tabuão, é porque o presidente deixa que ele mande. Até se diz que é ele que manda na camara.

      Eliminar
    4. Então primeiro era o Carioca que mandava na Câmara, agora já é o João Carvalho? Hum.. Já são muitos "mandadores"...

      Eliminar
    5. Nem mais, o Sr João carvalho agora com o amiguinho e socio na camara faz o que quer e sobra tempo. Talvez não fosse má ideia mandar o Ministério Público investigar.

      Eliminar
    6. Investiguem por favor. Eles não se inibem de exibir sinais exteriores de riqueza.

      Eliminar
    7. E você não se inibe de exibir sinais exteriores de idiotice...

      Eliminar
    8. Mas eu, meu caro cavalheiro, adquiri os ditos sinais exteriores de idiotice de forma completamente legal.

      Eliminar
  21. Estamos curiosos para saber quem vai na lista com o candidato alaranjado, até deve meter medo, se for como a do décio há quatro anos só corta los fora, não tinha uma pessoa que se aproveita se e viu se bem no dia de contar os votos a vergonha que foi. décios,zés augustos, lenas ramos,janines,mandinhos graças ao deus que ides descansar meus filhos, já ninguém vos aguenta que gente enjoada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh colega, algum deles já foi presidente ou vereador para poder afirmar com tanta certeza que uns são tão incapazes para o cargo e outros são tão capazes? Quer factos??

      Eliminar
    2. Nunca tenhas tantas certezas, tu mesmo dizes no dia de contar os votos, cantais tanta vitoria meses antes, respeita sempre o adversário, e na vida não te impulgues tanto com a vida alheia, preocupa-te com a tua. Ainda vai no adro... ainda não se conhecem todas as listas, correcto.

      Eliminar
  22. A preocupação dos comentários que me antecede são bem claros e demonstrativos do interesse que o PSD vai demonstrando através das diversas eleições autárquicas.
    Na verdade a coisa para o lado do PSD está mesmo muito séria e preocupante com as decisões de dois ou três elementos do partido que o levaram ao caótico estado de pré-falência em que está inserido. Décio e José Caldas são os primeiros responsáveis pelo estado em que se encontra o PSD em Paredes de Coura!...Nunca pensei que o PSD tivesse de ser continuamente a ser gerido por estes irresponsáveis que não sabem nem souberam ler de forma correcta os resultados eleitorais que 4 em 4 anos nos reservam!...Onde estão os verdadeiros sociais democratas que sempre defenderam e deram a cara pelo seu partido, aliás, maioritariamente PSD no concelho? Basta ver resultados eleitorais em eleições legislativas, referendos etc. Acordem caros companheiros do partido!!!

    ResponderEliminar
  23. Adoro estes socialistas que cantam vitória antes do tempo, pode ser que tenham algumas surpresas, tanto quanto sei as pessoas das freguesias não estão nada satisfeitas com o vosso presidente, o vitinho esqueceu as freguesias e enterra o dinheiro todo em cultura, ora isto para as pessoas do campo não interessa nada, portanto cuidado com o fogo antes da festa que ainda a procissão não saiu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António de OLiveira30 de abril de 2017 às 17:31

      Há dias como o venho fazendo há anos consecutivos, sou de Coura e trabalho na capital há décadas fico tão triste por Coura/Lisboa e vice versa não possuir um único autocarro denominado Expresso que nos transportasse direto como ainda há poucos anos existia um dois ou 3 por dia, ainda dizem e falam na qualidade de vida dos courenses e classificações absurdas sobre Coura no seu pior. Deixo o meu alerta em nome de centenas ou senão milhares de courenses que infelizmente usam esse transporte até S.P.da Torre ou mesmo a cidade de Valença, uns e outros deslocam-se a Arcos de Valdevez para ali apanharem o dito expresso com despesas de transporte em táxi um pouco dispendiosas aliás, mais do que o custo do trajeto Valença ou Arcos Lisboa!!!???Parece que é o único concelho do distrito que não dispõe de expressos diretos...Entretenham-se com festivais e o resto da qualidade de vida dos cidadãos nada conta...

      Eliminar
    2. O que interessa em coura é o festival e a dita cultura na vila para os da vila, o resto é paisagem.

      Eliminar
    3. Ah... e foi a câmara que decidiu acabar com o expresso, é isso? Não sabia que a empresa de transportes courense era propriedade da Câmara. Que eu saiba é privada, pertence à AVIC. Sabe amigo, a isso chama-se lei da oferta e da procura. Quer que uma empresa crie um expresso para levar duas pessoas dentro? Você diz que fala em nome das centenas e dos milhares que courenses que usam esse transporte? Hum... já vi que de facto o senhor deve ter dado uma voltinha ao festival e fumado umas coisitas que por lá se costumam fumar. Já vi que afinal não detestam tanto assim o festival senão não andavam a fumar 1 kg de ganza ao pequeno almoço para dizer tamanha barbaridade.

      Eliminar
    4. Quando o Senhor António Oliveira (?) precisar a vir a Coura, telefone, que o novo Autocarro do Município vai busca-lo...

      Eliminar
    5. António de Oliveira5 de maio de 2017 às 19:29

      Caro senhor não brinque com coisas sérias, a autarquia podia entender-se com a Emp.T.Courense em colaboração com a AVIC e outras empresas que dessem a possibilidade aos courenses de poderem transitar de Coura/Arcos ou Coura/Valença com essas ligações dos poucos passageiros de Coura, entende?!Não divague de forma grosseira nem pretenda fazer dos outros burros, já agora mais, sabia que Coura é o único concelho do distrito que não dispõe de ensino superior? Sabia que 75% dos empregos das nossas gentes de Coura estão em Valença, Cerveira e Viana do Castelo? Sabe que Coura é o concelho mais atrasado em termos de empregos condições de vida para os seus filhos?Sabe que Coura não dispõe de agenda de eventos semanais com todos os outros já para não falar em Ponte de Lima que é uma exceção á regra, Olhe, Coura já foi bom em restauração, pesca com trutas do rio, caça nos seus montados, rios limpos e com muitas espécies sobretudo trutas de grande qualidade.Tenho pena que a minha terra tenha ficado para trás de toas as outras, sabe que até a natureza é mal tratada ma riqueza que nos oferece? Tais como o vento e a água cristalina, até estes dois bens muito preciosos que a natureza nos ofereceu foram alienados a empresas eólicas e empresas de águas do Nordeste acho eu que a CM tinha vendido a rede em alta a essa ou outra empresa do ramo....Que resposta se deve dar a tudo isto? Miséria e falta de empreendorismo e acima de tudo de gestão equilibradas das finanças municipais.
      Viva o folclore que nos pretende vender todos os dias, nota< mas não é o verdadeiro esse sim é o noss ADN e não festivais para...

      Eliminar
    6. Tem razão o caro senhor que tão bem conhece o concelho. A minha filha, por exemplo, teve que ir para a Universidade de Caminha porque não conseguiu vaga na de Ponte da Barca nem na de Arcos de Valdevez nem sequer na de Monção...eu por mim exigia já ao presidente uma universidade...um aeroporto tambem me dava muito jeitinho. Escusava de ir ao Porto apanhar o avião quando se me acabam as ferias na terra. E já agora, porque não um túnel de ligação ao atlantico? Não se admite que uma pessoa tenha que se deslocar de carro para ir a banhos no mar.

      Eliminar
    7. Oh! meu caro amigo, mas para que está você a gastar o seu Latim? Se o sujeito não tem capacidade para entender aquilo que lhe tenta explicar... O homenzinho,só consegue entender o seu conforto com o comodismo à mistura e não tarda muito a exigir para que os courenses lhe paguem um Avião Regional para se deslocar de Paredes de Coura para Lisboa e vice-versa... Como é possível tanta ignorância? E é um lisvoeta...

      Eliminar
    8. É verdade tudo o que ele disse. Ele é um grande entendido. Veja lá que até deixou de haver vento em Coura porque as eólicas chuparam o vento todo.... Ai.. que tristeza. E eu que gostava tanto de levar com o vento nas ventas!!!

      Eliminar
    9. Realmente você tem toda a razão! Estamos perante uma enorme inteligência e olhe que se o Presidente da Câmara falar com ele, ainda arranja que o homem descubra petróleo em coura!!!

      Eliminar
    10. António de Oliveira13 de maio de 2017 às 16:55

      Uma vez mais este intelectual de café pretende confundir as coisas, sabe que o ensino superior nem sempre se trata de Universidades? O que disse e repito Coura é u único concelho sem ensino superior.
      O que disse e volto a repetir é que a CM bem podia colaborar com as empresas de transportes para que pelo menos um autocarro/dia passa-se por Coura e transportasse a tal meia dúzia mais ou menos de passageiros apenas e só faria um desvio entre S.P.Torre ou Arcos a Coura e vice versa e seguiria o seu destino para a capital carregando passageiros em todos os concelho e cidades por onde passassem Compreendeu ou ainda está com a carga no máximo?...
      Disse e repito que o vento que faz rodar as ventoinhas de energia eólica essa rede de energia a C.M vendeu a empresa, assim como vendeu a rede em alta das águas das nascentes de Coura. Quanto a aeroportos sugeridos uma vez mais não é sério nem tão pouco pretende discutir os assuntos com inteligência a educação e racional. Ponho um ponto final neste assunto não quero nem pretendo ver escritas baboseiras sem sentido, a CM que pense nestes casos de interesse para os courenses ausentes.

      Eliminar
  24. Muitos comentários se fazem aqui, dizendo que foi o Décio Guerreiro o coveiro do PSD, outros que foi o José Augusto Caldas e Helena Ramos. Mas a verdade é que o PSD nunca apresentou um projeto credível para Paredes de Coura, sempre se limitou a comentar e criticar num ataque serrado o seu adversário. O PSD em Paredes de Coura ficou-se sempre por umas "bonecadas" fazendo uns números na Assembleia Municipal, muitas das vezes sem qualquer importância para o Concelho e munícipes, entretendo-se com ofensas de caracter. Mas o pior de tudo isto, é, nos momentos cruciais e de valor para este Município não estarem representados na Assembleia Municipal quando era votado e discutido o Orçamento e Plano de Atividades para o ano seguinte. Em Democracia tanto se serve uma população no poder como na oposição, assim como o elenco que foi votado não se deve desvalorizar também a oposição tem o seu valor para que os munícipes votaram. Agora aqui há uma coisa muito clara, as pessoas tem que ser responsáveis e só porque a maioria do povo não lhes deu a vitória, não podem a partir daquele dia desinteressarem-se e desistirem de Paredes de Coura... Tenham um pouco de mais juízo que bem lhes faz falta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o décio que enterrou o psd de coura mas já não foi desde as ultimas eleições, já vem muito de trás, escorraçou todos os que lhe faziam sombra para ser ele a mandar em tudo esse comuna.

      Eliminar
    2. Então o décio é comunista? tinha ideia que era do psd...

      Eliminar
    3. Clarinho como a água, o Décio Guerreiro foi sempre um Comunista alguém tem qualquer dúvida? Só que o Décio como se apercebeu que nunca teria qualquer hipótese de chegar à Câmara candidato pelo PCP e que era o maior desejo dele ser Presidente de Câmara, então encostou-se ao PSD para ver se conseguia tão grande ambição.
      Mas também nos podemos interrogar, quem nos diz a nós courenses que o Décio quando se apercebe que mesmo pelo PSD não chegaria a Presidente e então resolve destruir este PSD? Sim! Não pode ficar de parte esta versão...

      Eliminar
    4. Versão acertada, o décio é um verdadeiro comunista com raiva dos laranjas, esse tipo nunca foi um social democrata apenas se aproveitou do partido para chegar aos seus interesses. Nunca chegou e nunca chegará a camara, o povo de coura conhece o bem e nunca lhe deu essa alegria. O verdadeiro coveiro do psd courense é o décio.

      Eliminar
    5. Mas olhe que ninguém se iluda, porque com toda a certeza já temos outro a prepara-se para fazer exatamente o mesmo que fez Décio Guerreiro, reparem a quantos partidos este Venâncio já se encostou! Este tipos de homens, não prestam para nada, vai ser mais um a servir-se do PSD, infelizmente...

      Eliminar
    6. Ok entendido. O Décio não serve, a Helena não serve, o José Augusto Caldas não serve, o Amândio não serve e pelos vistos o Venâncio também não serve. Então senhores iluminados do PSD digam la: na vossa opinião o PSD devia ser constituído por......

      Eliminar
    7. O psd em coura devia acabar, assim é que era, para renascer das cinzas com gente de valor, não é com aproveitadores e falsos sociais democratas que lá vai.

      Eliminar
    8. O PSD de coura devia ser constituído a cabeça de lista pelo Zé da Eira e mais nada.

      Eliminar
    9. ARRASA VITOR PAULO ACABA COM ELES

      Eliminar
    10. Não diga mal do Venâncio por este já ter estado no PSD e PRD, e o vosso presidente o Paulo não esteve no PSD e depois por mera oportunidade passou para o PS!?!...Este e sua família sempre foi do PSD e não esquecendo o seu pai um PSD muito aguerrido!!!Para não falarmos na escola do PSD que deu alunos para o PSD tais Como Vítor Paulo, José Pacheco, Ivã Morais e tantos outros...Coisas da vida.

      Eliminar
    11. O senhor que me antecede esqueceu-se de indicar o sr. Guerreiro que concorreu pelas listas do PSD e ganhou muito folgadamente como seria óbvio, depois com as guerrilhas internas do PSD que não soube manter estes valores já que este homem seria tudo menos esquerdista apenas concorreu pelo PS nos mandatos seguintes não pelo mérito do PS mas sim demérito do PSD!!!.Coura no seu intimo é e sempre foi maioritariamente PSD, basta ver os resultados nas eleições legislativas,presidenciais e referendos!
      Um dia tudo se Deus quiser...

      Eliminar
  25. Este ano o ps não vai ter vida fácil, para ajudar a festa a candidata do ps a junta da vila e resende vai perder largueiro, também porem uma arrogante nariz empinado de candidata só podia dar nisso volta jofel estás perdoado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo... A mim já me ajudou muito.. e tenho a certeza que vai ajudar muitos courenses...

      Eliminar
    2. Ajudou? Deve ser para rir esta fulana não ajuda ninguém Senhores, apenas ganha dinheiro a dizer que ajuda, não sejam ingenuos esta artista só está interessada em poder e dinheiro.

      Eliminar
  26. Quem lê a maior parte dos comentários, parece que estão a discutir futebol. De política de verdade não há nada.
    Parecem pouco interessados em discutir ideias/programas, preferindo apenas discutir nomes...
    É uma discussão muito pobre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o seu comentário nada acrescenta a discusão já reparou, aqui discute se de tudo, o que importa fazer ver é quem são as pessoas que gerem o municipio para ver se o povinho abre os olhos e vota no candidato certo desta vez.

      Eliminar
    2. E o candidato certo é o Nancio?

      Eliminar
    3. Claro que é o venancio, já chega de ditadura em coura, chega de pereiras juniores a mandar no concelho, é hora de mudar de rumo e dar mama a outros. Os que lá estão e estiveram já mamaram demasiado.

      Eliminar
  27. O mal de Coura é o povo andar na manada, não tem visto uma alternativa do lado do psd para deixar a manada e como tal lá foram votando no que havia tornando o Concelho numa ditadura onde só os do PS tem tudo o que querem e os outros não tem nada. Pois bem, chegou a hora de deixar a manada, temos alternativa do outro lado, chega de ditadores a mandar em Coura, vamos mudar para um Concelho livre e com oportunidades para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é uma manada?

      Eliminar
    2. É o PS dos pereira junior e colibris.

      Eliminar
    3. Sinceramente, pensei que nos dias de hoje já não existisse tamanha ignorância... Reparem, aqui um "camarada" nosso a preferir um oportunista nas nossa listas, como alguém dizia e dizia muito bem: "que estes trauliteiros de Social Democracia, nada tem" dispensando um verdadeiro Social Democrata de raiz, sério e com um projeto credível... É por isso que nunca vamos lá! Com gente com este arcaico raciocínio, nunca mais... Vamos deixar-nos de conversas de tretas e trazer para o nosso partido pessoas com credibilidade e não arranjar uns argumentos de caca, como ditaduras e outras barbaridades...

      Eliminar
  28. E assim mesmo... Veremos o que o povo quer.. O povo é que manda... Vamos ver se estão contentes ou não com quem está a frente da manada..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contentes não estão e isso é claro, o povo das freguesias não anda a dormir e vê muito bem que o colibri tem enterrado o dinheiro todo na vila nos devaneios dele para dar dinheiro a ganhar as empresas dos amiguinhos, o que ele chama de cultura não interessa para nada aos agricultores, os presidentes de junta estão arrancar cabelos sem dinheiro para obras nas freguesias e o colibri a gasta lo mal gasto nas negociatas com os amigos...alguém devia mandar o Ministério Público investigar a camara de coura já.

      Eliminar
    2. E alguém devia mandar um psiquiatra investigar a sua cabecinha de areia. É só rambos de teclado...

      Eliminar
    3. Pumba mais um que come da gamela.

      Eliminar
    4. caramba você muita fominha passa! Tem uma vontade de comer em gamelas!

      Eliminar
    5. Reparem bem no que diz este senhor(a):... "e o colibri a gasta lo mal gasto nas negociatas com os amigos...alguém devia mandar o Ministério Público investigar a camara de coura já." Em politica não vale tudo e quando gente deste calibre, não tendo argumentos políticos sérios, passa ao ataque de carácter pessoal, isto é covardia, condenável e inadmissível. Todas as pessoas tem o direito à indignidade e também ao seu bom nome.
      O Doutor Vitor Paulo, Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, foi eleito DEMOCRÁTICAMENTE pelos courenses, é um Homem sério e ninguém tem o direito de insinuar ou de ofender gratuitamente um Presidente que todo o povo de Paredes de Coura o conhece muitíssimo bem com a sua humildade e sempre a trabalhar em prol de Paredes de Coura e do bem estar dos courenses!
      Isto é uma ofensa aos courenses que sabem muito bem o Presidente de Câmara que temos hoje em Paredes de Coura! Os courenses são os melhores!!! Boa noite.

      Eliminar
    6. É por causa de gente de cabeça oca como esta ave rara e outras que pensam igual que os parasitas proliferam. Venancio amigo Coura está contigo.

      Eliminar
  29. É ligar para a Sandra Felgueiras... Ela descobre tudo .....

    ResponderEliminar
  30. O que vale é que se nota que é o mesmo alucinado que escreve sempre estas porcarias. Você é um frustrado, tem uma língua porca e suja. Quando afirma que "é altura de serem outros a mamar" é bem indicativo na nulidade que você é. Da mesma maneira que afirma que o Ministério Público devia investigar não sei o que, pense lá se quem devia ser investigado não seria o senhor. É que o que aqui escreve preenche e bem o tipo legal previsto e punido nos arts 180 e 181 do Código Penal Português. Critique, opine, fale mal das opções políticas, não difame... Isso e grave e poderá ter consequências.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade o crime de difamação é grave e pode ter sérias consequências, mas uma coisa é certa a livre discussão de ideias é salutar e que engrandece a DEMOCRACIA.É ou não verdade que o PC de Coura come do tacho dos festivais de que sempre foi sócio? É ou não verdade que o mesmo está dominado pelo tal Carioca?É ou não verdade que apenas faz obra nas freguesias que são geridas por gente do seu partido? É ou não verdade que as freguesias estão mesmo sem poder de concretizar obras? É ou não verdade que parte do povo do lugar do Covelo deslocou-se á CM a reivindicar obras de reposição de piso do dito estradão que com as obras do saneamento deixaram este caminho uma vergonha? O PC apenas recebeu dois elementos da mesma comitiva que ficou á porta á espera de resposta, o mesmo presidente disse que a CM não tem dinheiro para grandes obras e fará o possível já que o presidente de junta comporta-se como um menino de coro do PS, nada tendo feito em termos de obras! Dizemos ao Sr. presidente a Câmara que basta cortar umas dezenas de milhares de euros na despesa do festival para acudir a estas e outras obras. Questão justiça e prioridades...

      Eliminar
    2. O senhor não sabe do que fala. Esta CM tem feito obras nas freguesias sem ligar à cor da junta. Veja o caso de Infesta, com aquela estrada toda arranjada.
      E não sabe do que fala quando fala do povo do lugar do Covelo. O povo do Covelo não foi à CM pedir obras na estrada, porque a junta já tinha avançado com as obras. Houve foi uns senhores do lugar do Covelo que pelos vistos gostam da estrada esburacada e foram à CM exigir que se parassem as obras, isso sim. Informe-se, antes de dizer asneiras.

      Eliminar
    3. O senhor não sabe o que diz, já agora quero o informar que parte dos residentes do lugar do Covelo preparam-se para fazer uma subscrição pública para acudir a essa obra de repavimentação do piso, pelo menos para qua fiquem com as entradas acessíveis ás ´suas habitações já que não querem ficar como quando há anos com outra obra da CM ficaram com os acessos indecentes e com difícil acesso. Percebe ou quer desenho? Já sei que nesta ou naquela freguesia fizeram obras mas noutras deixaram muito a desejar, já que fala em Infesta enumere outras com presidentes de Junta do PSD?
      Quanto aos outros pontos referidos prefere nem responder, pois é!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
    4. Pois é, o estradão de Infesta é da inteira responsabilidade da CM e outras obras que o presidente de Junta de Infesta pediu?! Onde estão?...

      Eliminar
  31. Quero dizer que Paredes de Coura é outra Coreia do Norte, pratica se terrorismo politico nesta terra, andam a coagir pessoas para não aceitarem ir nas listas do PSD, é vergonhoso. Vivemos num País livre e em democracia, como tal todos tem o direito a fazer o que bem entendem, qual é o medo afinal? Se está tudo ganho como dizem, porque não deixam as pessoas escolher de que lado querem estar? Ser candidatos únicos é a vossa democracia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só contaram pra você?!
      Conta pra gente, neh?!

      Eliminar
    2. Gajo Que Não Diz Nada de Geito31 de maio de 2017 às 16:10

      Então estamos perante um verdadeiro Coli Yun Sun? Será que vespa asiática é uma tentativa de ter armas biológicas??? Tipo Coreia/Ásia, não sei se estão a ver a relação.. Medo, muito medo!

      Eliminar
    3. É mesmo para ter medo, eles não querem que haja listas do PSD para poderem fazer o querem e bem entendem aos dinheiros públicos. Veja se o exemplo destes quatro anos que não tiveram oposição do PSD porque as múmias que lá estiveram andaram a dormir, veja se o que fizeram de obras nas freguesias? Nada, zero. Onde está o dinheiro destinado as freguesias? por isso querem continuar sozinhos no poder para continuar a enterrar dinheiro onde bem sabem, mas desta vez estão enganados, vão ter oposição da brava para prestar contas.

      Eliminar
    4. Então, o dinheiro destinado às freguesias foi gasto nas freguesias não? Já ouviu falar no FFF? Consultem o ficheiro que está nesse link. Diz lá o que foi transferido para cda freguesia. DDDAAAAAAAAAAAAAAA

      file:///C:/Users/user/Downloads/MAPA%20XX%20do%20_OE_2016_trimestres.pdf

      Eliminar
    5. Caro senhor não confunda o FFF(Fundo de Financiamento das freguesias) que é dividido pelo estado do seu orçamento e enviado trimestralmente para a conta das freguesias de acordo com as áreas e número de habitantes, o que seria se estas verbas fossem distribuídas pelas Câmaras Municipais!!!
      A Câmara no seu orçamento e verbas recebidas do mesmo orçamento do estado teria de distribuir de forma equitativamente pelas freguesias do concelho verbas suficientes. Bem se vê que o amigo que me antecede não sabe mesmo nada da poda é leigo na matéria peça esclarecimentos ao seu patrão, para as mesmas freguesias poderem satisfazer os seus planos de atividades do ano.

      Eliminar
    6. Mas essas verbas são para a poda? Fogo, há assim tanto que podar nas freguesias?

      Eliminar
    7. Nada de confundir FFF com FEF, as primeiras verbas são para as freguesias em exclusivo e as recebidas do FEF são as que são distribuídas pelas Câmaras Municipais, contando com as verbas a distribuir para obras nas freguesias que as Câmaras são obrigadas a distribuir de forma isenta e com justiça e prioridades. Quanto a podas são feitas em todos ramos e galhos de árvores que se tornam prejudiciais ao pleno desenvolvimento das mesmas árvores, pena é que essa poda não chegasse a certos políticos de meia tijela que só sabem gastar o dinheirinho dos outros!!!.

      Eliminar
  32. O PSD está mesmo de rastos, basta ver o Presidente da Distrital do PSD de Viana do Castelo um homem que ocupa um cargo de liderança e hoje vai ser julgado por ter desviado os dinheiros da rádio geice da qual também é Presidente, ora bem isto dá que pensar, que confiança transmite este tipo as pessoas? é neste tipo de gente que querem votar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas esse não é aquele gajo dos combustiveis que diz que é rico? vai lá vai até a barraca abana. E o grande passos de coelho deixa um gajo destes a frente do psd de viana? tudo farinha do mesmo saco, abram os olhos gente e votem PS.

      Eliminar
  33. No psd é só gatunos, onde entra essa gente botam tudo a pedir, cuidado com essa tralha. Força Vitor Paulo arrasa com essa gente toda para o bem de Coura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que falta de educação este energúmeno demonstra nos comentários e juízos de valor faz dos outros? Na minha terra para pessoas deste calibre ousa dizer-se o seguinte: "Quando este nasceu ,os currais estavam cheios" que bom seria se todos soubessem comportar com educação ,liberdade e correção e sentido de responsabilidade. Este e outros da família deste nem devem ter resposta...

      Eliminar
    2. As verdades custam a ouvir não é? O PSD é uma vergonha a nivel local,Distrital e nacional. Este ano vão levar a maior derrota da história. Ganharam as duas camaras que tem e nada mais. Vão dar banho ao cão que para a politica estão mortos e enterrados serão a 1 de Outubro.

      Eliminar
  34. O que diz o PSD mór??

    https://www.facebook.com/jmfernandes.eu/videos/vb.255056481315205/322985957855590/?type=2&theater

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diz nada. Foi sempre assim! Coitado.

      Eliminar
  35. Força Vitor Paulo... só é pena é não ver o que se passa lá dentro. Homens e mulheres de saias são aos potes. Trabalhem pá! Estejam atentos e logo me dirão quem são.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente que trabalhem e por essa gente na linha sr presidente

      Eliminar
  36. Ouvi dizer na tasca que o PSD de Coura está nas ruas da amargura, não consegue fazer listas nas Freguesias e nem a lista para a Câmara tem feita. Metem pena a mendigar pelas portas e a levar com a porta nas trombas. Este ano o Vitor Paulo nem precisa de campanha, já ganhou com maioria absoluta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fosse a si não cantava vitória antes do jogo acabar, por exemplo na Vila a candidata do ps a junta vai levar uma abada histórica, enquanto se lembrar não quer mais saber de politica. E por aí fora meus amigos, ai se fosse tudo como vós quereis, era uma festa.

      Eliminar
    2. Mas então tem que nos dizer quem é o candidato à Vila pelo PSD? Já que a Claudia como você diz vai levar uma "abada", diga-nos lá quem é o candidato? O Zé da eira?

      Eliminar
    3. Ansiosos? A malta entende, mas tem de esperar pela festa de apresentação do candidato a Câmara para conhecer os candidatos as juntas. Mas já se pode preparar para mais uma derrota memoravel na Vila!

      Eliminar
    4. Gostaria de saber algumas coisas, por exemplo porque é que fecharam uma parte do parque do largo hintze ribeiro (será que é para guardar uma colecção particular (de um amigo do sr. presidente) de mobílias como acontece neste momento?) e porque é que se está a enlatar conservas, para uma empresa privada, na cozinha do restaurante do tabuão, com os funcionários da Eprami?

      Eliminar
    5. Quê? Andam a fazer salsichas no taboão?
      A guardar mobília nos parques? Lol

      Eliminar
    6. Grande LOL, há muita coisa que não se sabe por terras de Coyra, mas vai ficar a saber se!Os donos disto tudo que se preparem.

      Eliminar
    7. Os donos disto tudo?? wowww. Aposto que devem ser morgados!

      Eliminar
    8. Uuuhhhh mistério......

      Eliminar
    9. Vai dar banho á cadela e deixa-te de seres tão mafioso e tendencioso, espera para ver, não te precipites com balelas... deixa correr os prazos legais e até as eleições e depois faremos contas1...

      Eliminar
    10. Adoro estes tipos que lançam estas suspeitinhas de que sabem alguma coisa quando na verdade não sabem nada. Aliás sabem de uma coisa: vão levar uma derrota que nem em vinte anos se vão recompor. Os órgãos distritais do partido que defendem até devem de estar patetas. Então como é que um partido de um concelho que tendencialmente é PSD, porque é verdade - Paredes de Coura é PSD - leva cada abada que até dá pena? Que tipo de gente é que está à frente? Gente boa não é certamente. E depois vêm estes toninhos a mandar suspeitas de nada para o ar. Cada vez mais cheches!

      Eliminar
    11. O que faz falta são estabelecimentos de desintoxicação política e não sei se de outra ordem....

      Eliminar
    12. Ficava-mos sem políticos... E depois

      Eliminar
  37. E de coisas sérias não se fala. É só postas de pescada para cima da mesa. Só vamos saber das listas quando estas forem apresentadas no tribunal... Devem ser é bons jogadores de poker.. estão é sem fichas para jogarem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E você acha que enlatados no taboão e mobília nos parques não são coisas sérias???????? É a vergonha em forma de conserva!!!

      Eliminar
  38. Se forem só esses os problemas da nossa terra...

    ResponderEliminar
  39. A eprami pode fazer o que bem quiser para quem quiser... Cambada de invejosos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quer dizer que a Eprami não é pública vivendo á custa dos dinheiros de todos nós?Não sei do que se trata mas dizer que a EPRAMI pode fazer tudo o que lhe der na real gana?!...Todos sabemos que esta escola funciona com centro de emprego dos socialistas dos concelhos que dela fazem parte!!!...Até alunos de Cabo Verde e outros destinos exportam para fazerem prova de vida, com alimentação e alojamento á custa de todos nós. O que é preciso é aguentar ao empregos dos funcionários e professores...

      Eliminar
  40. E se o PS ganhar por 4-1 já se tem ideia de quem será o 4 vereador?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 3° porque o 1° é Presidente. Então não sabe quem é o 3°? Toda gente sabe.

      Eliminar
    2. Toda a gente sabe? Tá bem...

      Eliminar
  41. Que bando de otarios para aqui anda, toda a gente sabe que quem manda na Camara e no vitor é o carioca, sim o carioca, que agora também sonha em ganhar a junta de moselos, sonha porque vai ganhar mas é juizo. Já foi candidato e não ganhou e desta vez também não ganha. Ninguém gosta do fulano portanto continua a sonhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é o adversário?

      Eliminar
    2. Ele não vai perder porque simplesmente não vai ter adversário! Muito simples.

      Eliminar
    3. Mais vale um bom mandador do que um bom trabalhador.... Para mandar assim como dizem o homem tem valor então..

      Eliminar
    4. Pavilhão como novo, piscinas como novas, museu como novo, fábricas a abrir, ligação à autoestrada, tribunal de volta... não haja dúvida que então o Carioca sabe mandar mesmo.

      Eliminar
  42. Central de camionagem a cair aos pedaços, mercado municipal a cair aos pedaços...Freguesias com saneamento a sair pelas estradas fora, Freguesias sem iluminação pública, caminhos cheios de buracos, se isto é mandar bem não sei o que seria mandar mal...e quem diz que o carioca vai concorrer sozinho está enganado, tem candidato e a altura para ganhar Mozelos, se assim não fosse o carioca não andava pelas portas a tentar demover as pessoas que vão na lista do PSD.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Central de camionagem vai ser alvo de intervenção, mercado municipal vai ser alvo de intervenção, caminhos cheios de buracos?? A sério? diga onde. Já temos alcatrão a mais!

      Eliminar
  43. Eu estou curioso é para ver quais as promessas de ambos os candidatos no que toca à gestão florestal para o concelho. Com os recentes incêndios em Portugal, está mais do que à vista a pertinência deste assunto. Vai-se continuar a deixar as juntas arrendar baldio às celuloses? Vai-se continuar a deixar os privados a plantar eucalipto como quem semeia batatas? E os matos? E as faixas de gestão florestal? Estou a aguardar..

    ResponderEliminar
  44. E será q ainda existem baldios em coura para arrendar à indústria da celulose?? Insalde? já está! Linhares/cossourado? Já está...vascoes? Metade já está! Parada? O monte com pinho q ardeu à uns anos e q agora está ao abandono não deve tardar a ser entregue à dita indústria! Formariz/Ferreira?! Ganha Ferreira aos pontos...formariz ainda se vai aguentando mas já tem uma área considerável eucaliptada! Romarigaes?! É a eito!! Bico/Cristo?! Já Têm q chegue. Moselos? Já tem uma area consideravel! As freguesias que ainda se vão aguentando sao: rubiaes, Resende, agualonga +/-, s. Martinho(depois dos fogos do ano passado, temo q venha por aí qualquer coisa), padornelo?! Pouca coisa...começa agora a haver uns particulares a ceder. Será q ninguém põe não nisto?? Está agora a fazer quatro q o presidente ainda em campanha disse q não queria o concelho eucaliptado! E o que se vê?! Mais eucaliptos do q nunca...
    É hora de parar!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas você ainda acredita em campanhas? Ainda acredita no pai natal? Ainda não aprendeu que aquilo que se promete em campanhas é para cumprir apenas no último ano antes das eleições? Menos na Vila claro! Durante o ano andam os presidente da junta todos, repito TODOS, a roer na casaca da câmara porque nunca há verba. Acha mesmo que eles se importam que o concelho esteja a feder de tanto eucalipto? É que fazer cumprir a lei tira votos, ou ainda não viu isso? O nosso concelho daqui a 20 anos vai ser a Vila, formariz, moselos, resende e castanheira. O resto vai ser entregue à mata. Vê alguma coisa a ser feita contra isso? Não vê nem vai ver. Nem Vítor nem Venâncio, nem o raio que os parta a todos!

      Eliminar
    2. Antes quero ver eucaliptos com o seu cheirinho agradável a mentol do que ver mato por tudo o quanto é sítio, na estatística sobre incêndios só 12% foram localizados em eucaliptais o porquê de tanto ódio ao eucalipto que felizmente ainda é a plantação que dá aos seus proprietários rendimento?
      Esses falsos ambientalistas que nem um quintal junto a sua casa tem pois vivem nos apartamentos em conjunto com os cães com essa promiscuidade são estes que no parlamento ditam as leis estas aceites pelo PS que a todo o custo não querem deixar o osso de governo. Em Paredes de Coura as áreas de baldios são insignificantes por isso não estejam preocupados com a plantação de eucaliptos ou outra qualquer espécie incluindo o pinheiro, ou então a CM compre os terrenos aos seus donos e faça reserva nos mesmos plantando caramelos!!!...

      Eliminar
    3. Pois, é isto que temos. Dizia-se que pensava "fora do quadrado" e tal. É bem feito! O concelho tem o que merece. Foram anos a fio a insistir no mesmo: Vila e mais dois ou três. E vai - se continuar. Falam muito nos concelhos de baixa densidade. Pois nós aqui tb temos as freguesias e baixa densidade: são aquelas que só se vai quando se quer votos!Não é com estradas e capelas mortuárias que se vai lá. E o pior é que ainda lhes fazem uma festa quando vão lá. Já diz o ditado que "com papas e vinho se entretém o povinho". Não podia haver verdade maior.

      Eliminar
    4. Não vamos exagerar. O homem tem trabalhado bem, é um facto. Os índices de crescimento económico e de emprego são assinaláveis, o mediatismo da nossa terra aumentou e bem, entre outras coisas boas que lhe devem ser reconhecidas. Mas em termos concretos, o que releva no final de tudo isto é o seguinte: está o concelho mais habitado ou há sinais de que possa ficar mais habitado? Veio gente de fora fixar-se aqui? Regressaram pessoas de terras para onde tinham emigrado? A resposta é um rotundo não. Falo isto sem qualquer interesse partidário que se registe. O atual executivo herdou de executivos anteriores uma tradição governativa marcada pelos preconceitos de todos os presidentes de câmara do país. Governa-se centrado na vila e mais 3 ou 4 freguesias próximas da vila - é onde estão os votos, é triste mas é assim. Insiste-se num modelo de concelho a duas velocidades, uma parte marcada por uma assinalável evolução e outra parte marcada pela exclusão, pelos casos sociais, pela ausência de estruturas públicas e de poder, pela ausência de expectativas de tudo. Soluções? Sim existem soluções e não são assim tão impossíveis. A centralização de todo o ensino primário foi uma facada no pouco que estes territórios tinham. O modelo de escolas primárias tal como eu as conhecia (anos 60) era inviável, insustentável, impraticável. Mas daí a acabar com todas e enfiar tudo na vila foi um disparate digno apenas daqueles que gostam de obras para aparecer na televisão. Devia-se ter dividido em três: Insalde/Porreiras/Bico/Cristelo/Vascões/Castanheira/Padornelo - 1, Resende/Vila/Moselos/Formariz/Ferreira - 2, e a desgraçada meia de baixo - 3. Optou-se pelo óbvio, pelo fácil, pelo faraónico - concentrar tudo! Podemos ter uma escola cheia de computadores e aparelhos muito sofisticados mas perdeu-se aquele apego que uma criança ganha a um espaço acolhedor que reconhece como seu espaço de aprendizagem, têm que acordar mais cedo para apanhar o autocarro, obriga os pais a maior ginástica na gestão da sua agenda, turmas maiores, maior desgaste dos professores, maior risco de contaminação, por exemplo de um surto de gripe. E os tolos batem palmas, viva a modernidade que veio cá o Sócrates! Mas a culpa não é só da câmara. Os presidentes de junta, sempre disponíveis, obedientes e com um servilismo de meter nojo, nunca se opuseram. Temos excelentes condições para um turismo de qualidade, temos ar puro e um rio excelente para as mais variadas práticas mas pouco se fez. A tão propagada velocidade institucional parece ser muito madrasta para alguns. Compreende-se o tempo dos empresários, mas não se parece compreender o tempo de uma parte do concelho que está precisamente a ficar sem tempo! Por cada 10 pessoas que morre nasce 1 criança!!!!!! E não se faz nada????? Que terra vão herdar os meus netos? Uma terra de gente idosa, uma terra de mato e floresta, uma terra entregue aos ladrões e aos burlões. E soluções para isto? Nenhumas? Mas então não era suposto, tal como referiu o senhor/a anterior, pensar-se fora do quadrado? Em termos concretos, então em que é que se refletiu esse "pensar fora do quadrado"? Em festas na vila?
      Em mais cultura? Ok, mas isso não é suposto ser o que todos fazem? Sinceramente comecem a alargar esse quadrado porque parece-me que está muito pequeno. Estimule-se o turismo rural, deem formações para jovens agricultores, crie-se um gabinete de ajuda na feitura de projetos a fundos comunitários, trabalhe-se o rio, recupere-se o património, algum dele milenar, resine-se, descentralizem-se serviços nas freguesias, criem-se trilhos pedestres, de btt, aposte-se nos produtos regionais, trabalhe-se o comércio em Lisboa para consumir produtos de cá, mas faça-se alguma coisa e depois sim parta-se para a cultura, para os planos mais elevados. Estou de acordo que a cultura é um dos principais, se não o principal, motor de mobilidade social, mas qualquer dia vão acabar por mostrar cultura aos pinheiros porque gente não vão ter.

      Eliminar
  45. Este último comentário é deveras interessante. Finalmente começo a ler algo de jeito por aqui, nota se que sabe do que fala, já tem o meu voto no Venancio.

    ResponderEliminar
  46. Andar a praticar terrorismo politico é muito feio e de baixo nível minha gente, tenham calma e não andem ameaçar as pessoas, cada um vai nas listas que achar bem.

    ResponderEliminar
  47. Alguém me sabe dizer se o nancinho já fez as listas todas? ouvi dizer que a coisa está negra.

    ResponderEliminar
  48. Para sua informação já estão todas feitas, até já saiu no jornal.

    ResponderEliminar
  49. Agora que o PSD teve casa cheia na apresentação não dizem nada?Pois claro, agora não interessa falar. Bando de cobardolas.

    ResponderEliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.