quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O Coura acabou?

O jornal O Coura chegou ao fim! Quem o confirma é a própria administração da Publicoura, empresa proprietária, que justifica o fim da publicação com o cenário de crise geral que se vive no país. Amaro Almeida, da administração da Publicoura, explicou que “não havia condições para continuar a suportar o jornal” e que por isso esta foi a opção encontrada para não aumentar ainda mais o passivo da empresa.

Também Carla Vieira, a última directora de O Coura, confirmou o fim da publicação, referindo que a edição de 30 de Outubro passado foi a última e que, mesmo esta, já não chegou sequer aos assinantes no estrangeiro, dados os custos elevados envolvidos com o envio do jornal para os emigrantes. Carla Vieira, lamenta o encerramento de um jornal com 25 anos de história, “o único no concelho que atingiu este feito”. Ao mesmo tempo, lamenta “profundamente que os sócios não tenham aproveitado o último jornal para dar uma satisfação a leitores e anunciantes, como foi minha vontade”.

O Coura, recorde-se, já em 2011 tinha passado por período conturbado tendo mesmo chegado a tribunal um pedido de insolvência feito por alguns dos credores. Na altura, contudo, conseguiu ultrapassar as dificuldades. Agora, no ano em que assinalou 25 anos de existência, fecha, definitivamente, as portas. Sem dívidas ao Estado e aos colaboradores, como realça a administração que refere não estar equacionada qualquer venda do título do jornal a outra empresa, como forma de dar continuidade à história do jornal.

Nos últimos dias, contudo, começaram a surgir alguns rumores que davam conta do interesse de um empresário courense, ligado ao sector da contabilidade e seguros, em comprar o título. Notícia que não conseguimos confirmar junto dos envolvidos, actual proprietário e eventual interessado. De qualquer das formas, a verificar-se a venda do registo de propriedade do título “O Coura”, seria sempre uma grande mudança na vida dum jornal que, durante largos anos, ficou marcado pela figura do seu então director, que deixou o cargo há alguns anos por motivos de saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.