quarta-feira, 28 de maio de 2014

Feira Mostra… deixa alguns de fora

Evento máximo da divulgação dos produtos regionais de Paredes de Coura (mais dos comestíveis do que dos outros, mas são sinais dos tempos) a Feira Mostra há muito que conquistou um lugar no coração dos courenses que lhe chamam mesmo “Feira Monstra”. No próximo fim de semana tem lugar mais uma edição, contestada por alguns pelo facto de não se realizar no habitual fim de semana (foi antecipada em oito dias) e por começar a ter limitações de espaço, tantas são as solicitações, nomeadamente ao nível das “tasquinhas” que, diga-se em abono da verdade, são o que dá vida à feira.

E, se a Feira é o expoente da divulgação do concelho, é-o também das suas associações, colectividades e, naturalmente, das freguesias. No entanto, ao pegar no programa da edição de 2014 da Feira Mostra, o que mais me chamou a atenção foi que, afinal, andaram os políticos courenses a contestar tanto tempo e de diversas formas a reorganização administrativa que levou à criação das uniões de freguesias e afinal há quem em Coura vá mais longe que os técnicos do Terreiro do Paço. É que se estes, a reboque das políticas do Governo, resolveram unir administrativamente dez das freguesias do concelho, reduzindo o número de juntas de freguesia de 21 para 16, a Feira Mostra, no seu folheto, consegue cortar ainda mais e anuncia uma “terra rica de contrastes… com 15 freguesias, qual delas mais típica”.

E assim, em duas linhas, passamos de 21 freguesias (sim, continuam a existir 21, mas apenas 16 juntas de freguesia) para somente 15 freguesias. As seis esquecidas, quais foram? Onde estão? No lugar de sempre, só lograram escaparam ao crivo da leitura dum corrector pouco atento.

Espero que no próximo sábado, quando o ministro adjunto e do Desenvolvimento Rural visitar o concelho (e supostamente a Feira Mostra), alguém explique a Poiares Maduro que Paredes de Coura tem, efectivamente, 21 freguesias. Aliás, e para honrar a linha de pensamento da autarquia há meia dúzia de meses, deveriam até, lembrar o ministro que o município continua a lutar por essas mesmas 21.

93 comentários:

  1. "[...]a Vila[...]com 15 freguesias[...]" Isto a meu ver é o mesmo que - a Vila[...]mais 15 freguesias - o que também a meu ver significa as tais 16 freguesias que, independentemente de a união ser apenas administrativa, nos foram impostas e "vendidas".

    Apesar de a união ser apenas administrativa (supostamente) o que foi vendido "ao povo" (principalmente ao menos informado) foi união das freguesias e não das funções administrativas das mesmas daí que a meu ver tenha algum sentido o que acima é publicitado.

    Também, e peço perdão ao autor deste texto mas considero um acto de alguma mesquinhice usar um titulo como o usado por um motivo tão incoerente dando a entender que a feira seria apenas para alguns, tudo isto apenas porque no texto são referidas 16 freguesias fruto da união (e sim, no texto publicitado são referidas 16 e não as 15 entendidas por si) em vez das reais 21 freguesias.

    Isto é um evento onde se pretende a união das gentes de um concelho e "depoimentos" como este são completamente desnecessários usando um título tão sensacionalista como o que seria usado por qualquer revista côr-de-rosa para vender uma notícia "sem sal".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente desinteressante o assunto,(serem 10 ,15 ou 21 freguesias) o que interessa aqui é que se realiza,e é uma Feira "Monstra"....

      Eliminar
    2. Não mates o mensageiro!
      A mensagem refere um facto! E quando vi o título até pensei na Associação de Formariz! Que essa si, ficou de fora!
      Será que a data e as questões do espaço têm a ver com a "nova" forma de estar mais parecida com o modelo Ritmos? Que agora vende o espaço que inicialmente oferecia? O futuro o dirá!....

      Eliminar
    3. E nao seria muito mais interessante saber o porquê da Freguesia de Formariz ter ficado de fora? Se isso for verdade!! e em todos os eventos realizados por muito lado pagam-se os espaços ocupados, nao vejo qualquer mal nisso, embora sendo Coura um pequeno concelho , acho que os lugares disponiveis deviam ser grátis para os "residentes" ...

      Eliminar
    4. Sim, se a mensagem se referisse ao facto de qualquer associação courense (ou outros de interesse para um evento destes) ter sido deixada de fora, aí sim a mensagem e seu título fariam sentido, agora com os dados apresentados é no minimo muito pouco coerente e de interesse um tanto ou quanto questionável para quem dá valor ao evento em questão.

      Se cada vez que algo se faz em Paredes de Coura for questionado, que é o que é o que me parece ser pretendido logo com o titulo completamente sensacionalista, por questões mesquinhas como a apresentada na mensagem (afinal de contas quem foi deixado de fora? Houve efectivamente alguém deixado de fora? Nada no texto me dá a entender isso) e como tanto se vê a acontecer noutros eventos qualquer dia nada se faz em Paredes de Coura e isso sim seria mal para alguém que, como eu e grande parte das pessoas suponho, gostariam realmente que Paredes de Coura se torne um concelho mais activo.

      Eliminar
    5. Onde estará esta informação?!

      A Constituição da República Portuguesa enuncia três espécies de autarquias locais: as Freguesias, os Municípios e as Regiões Administrativas.

      São órgãos do município a assembleia municipal e a câmara municipal. Alguma doutrina defende que o presidente da câmara constitui, pelo amplo leque de competências próprias, um autêntico órgão unipessoal, integrado num órgão colectivo (a câmara).

      A assembleia municipal é composta por vinte e dois membros directamente eleitos - o número das freguesias do concelho mais um - e vinte e um presidentes daas vinte e uma juntas das freguesias. A mesa da assembleia é composta pelo presidente, o 1º e o 2º secretários, eleitos pela assembleia, por escrutínio secreto.

      A câmara municipal compõe-se pelo presidente, que é o cabeça da lista mais votada, e quatro vereadores eleitos por voto secreto e universal e o resultado apurado mpelo método de Hondt

      São órgãos das freguesias a assembleia e a junta da freguesia, eleitos por voto secreto e universal. O presidente da junta é o cidadão que encabeçou a lista mais votada; os vogais - nas freguesias courenses, dois - são eleitos pela assembleia da freguesia, de entre os seus membros, por proposta do presidente

      Na freguesia de Porreiras, em que o número de eleitores é inferior a 150, a assembleia da freguesia é substituída pelo plenário dos eleitores que, assim, elege o presidente da junta e os vogais.

      Os órgãos das autarquias locais só podem deliberar no âmbito da sua competência e para a realização das atribuições legalmente conferidas.

      Os órgãos das autarquias locais são independentes no âmbito da sua competência e as suas deliberações só podem ser suspensas, modificadas, revogadas ou anuladas pela forma prevista na lei.

      Eliminar
  2. Bem visto, numa altura em que lutamos, literalmente, pela sobrevivência ao nivel administrativo, deviamos evitar mensagens de resignação, ou de sinal contraditório, que são sempre lidos politicamente por "Lisboa", muito bem

    ResponderEliminar
  3. Bem visto Eduardo Bastos, numa altura em que lutamos, literalmente, pela sobrevivência ao nivel administrativo, deviamos evitar mensagens de resignação, ou de sinal contraditório, que são sempre lidos politicamente por "Lisboa", muito bem

    ResponderEliminar
  4. Eduardo, se este blog fosse um jornal, depois de um título e de uma "noticia" destas, seria certamente o Correio da Manhã. A coisa chega a roçar o ridiculo. Não há dúvida que o autor do texto errou e, de certeza, a revisão de texto falhou. É uma gralha de um dígito (são 16 freguesias e não 15). Merecia um "tá mal!", ao jeito do pasquim do Tinoco, para os funcionários da câmara que sofrem de azia por verem que o tempo da mama já passou, naquelas reuniões de corte e costura feitas ao fim da tarde no tasco da Gina, falarem mal um dos outros, como é costume.

    E então?! Não precisaria de procurar muito para encontrar nas várias publicações do blog lapsos bastante mais absurdos. Sobretudo, não me parece que se justifique (a menos que a coisa seja encomendada) o título. Não façam polémica sobre a associação de Formariz que, por decisão própria (eu estive na reunião - como estiveram os representantes das várias associações do concelho), decidiu ficar de fora. Era bom que as pessoas deixassem de ser tacanhas! O Eduardo, por exemplo, a julgar pelo que escreveu, ainda não percebeu que temos a Feira Monstra e no fim de semana seguinte temos novamente uma Feira Gastronómica com um concerto ao vivo? Sou só eu que acho que, de facto, vamos ter duas Feiras pelo preço de uma (a tenda, a logistica paga-se uma vez e pode ficar uma ou duas semana que é igual!)?! Acham que isso é mau?! Meu Deus... que gente tacanha!

    ResponderEliminar
  5. Tanta parra para tão pouca Uva. Lá por faltar a ASS.Formariz,pouco importa,uma vez que vão estar presentes outras de igual ou melhor gabarito .
    Era até bem mais interessante que a dita feira Mostra evoluísse para uma grande feira agricola do Alto Minho,e não fosse apenas a feira dos Tascos.
    Afinal de contas COURA é um concelho agricola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha a Lena Ramos...

      Eliminar
    2. Concelho Agricola ? Mas sem agricultores! Pois..pois...os da Vessadas é que podiam dedicar-se à Agricultura...mas trabalhar faz calos..

      Eliminar
  6. Nem mais anonimo das 17:03!!
    Mas o mais interessante é ver estes comentarios do pessoal da Mostracoura! Não é que ficaram todos ofendidos com este post do Eduardo! O facto é que ele tem toda a razão... involuntariamente ou não acabou por pôr o dedo na ferida. Os meus sinceros parabens para quem escolheu as datas desta "festividade courense", para o ano façam igual!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora , para todos ficarmos a saber , porque eu nao sei!Quem é o pessoal da mostracoura??

      Eliminar
  7. Boa pergunta.
    E já agora! Alguem me sabe dizer quem vai substituir o Cândido Pereira(Toti) que se reformou recentemente?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Candidate-se...e logo ficará a saber..

      Eliminar
    2. V. Ex.ª, deveria saber que as entradas na função publica estão congeladas...uma possivel candidatura da minha parte é por isso impossivel! Visto ter tido conhecimento da entrada do Cândido na reforma, coloquei a questão... nada mais...
      Obrigada

      Eliminar
    3. Que eu saiba , os Empregados de Câmaras nao sao equiparados a funcionários públicos!! E se sabia que estavam congelados , pq perguntou??

      Eliminar
  8. Que mau gosto o das quatro barracas pré contruidas!De feira mostra típica do minho muito pouco este ano.Quem teve a ideia?

    ResponderEliminar
  9. Ai não são?! Então está bem!!
    A aposta interna para substituição do Cândido por aquilo que se ouve dizer passou pela eng. Ana....não sei se é verdade ou não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada disso.
      Passou para a eng. Carla!
      Ao que se diz foi o Carioca que decidiu. E mais nada!

      Eliminar
    2. Que valente tiro no pé que o coli deu!
      Agora é esperar pelas consequencias desta nomeação...não devem tardar! Ou melhor...basta ver as portas do corno de bico para se perceber o que aí vem...
      A pessoa mais bem preparada para suceder ao candido seria a ana sem qualquer margem para duvidas.

      Eliminar
    3. Nem Ana, nem Carlas, substituir um conhecedor como o Sr° Cândido do Toti nao vai ser fácil. Quais engenheiros qual carapuça...ele conhece Coura por baixo e por cima...

      Eliminar
    4. Facil não é mas alguem vai ter que ser e se estiver ao corrente do que se passa, melhor!!
      Este é um cargo de enorme responsabilidade e disponibilidade...não é para "qualquer um"!!
      Devia ter sido escolhido(a) alguem de coura e com conhecimentos. Pelo menos 15% daquilo que o candido sabe.
      Falou-se aqui em tiro no pé do vitor paulo mas é mais uma rajada de G3.
      Se fizesse tantas visitas ás oficinas da câmara como faz ao café do pi de certeza que não teria feito a escolha que fez...

      Eliminar
    5. E o Festival? Vai ser também a Engª Carla que vai tratar da montagem do Festival?

      Eliminar
    6. Claro que deve ser a Carla!!! Se é ela que agora está responsável pelas Oficinas tem de ser ela a ficar com festival.

      Eliminar
  10. Dessas guerrilhas internas, não sei!
    Mas que cá fora se diz que foi o Carioca , é o que se consta!
    E tem toda a pinta de cartola do cara!

    ResponderEliminar
  11. Quando leio, aqui neste blog algumas coisas e ao mesmo tempo muitas mentiras, bem logo me apercebo que anda no "ar" uma certa confusão de prepósito, lançadas por certas pessoas para tentam lançar a marafunda, só com um objetivo! tentarem "queimar" o Homem honesto! o Homem sério! o Homem amigo de Paredes de Coura e dos Courenses! O Presidente da Câmara Doutor Vitor Paulo!
    Esta é a verdade pura e crua... Sem qualquer dúvida! Mas uma certa gente que num certo dia acordou, julgando-se muito inteligente e que ao mesmo tempo pensam que tem um bom crânio para jogadas de golpe baixo, topam-se completamente enganadas.... O atual Presidente de Câmara de Paredes de Coura é o Homem do povo courense e até pode alguém tentar colocar-se em "bicos de pés" para arranjar a chamada confusão mas não vai ter sorte! Porque este honroso Presidente tem inteligência mais que suficiente para derrubar aqueles ou aquelas que só pensam nos chamados lugares de destaque... São estas pessoas que não interessam a Paredes de Coura! porque, infelizmente a vida deles ou delas foi sempre através de jogadas!... Até naquelas jogadas mais nojentas que um ser humano pode ter... Por isso Presidente Doutor Vitor Paulo, força! Porque a quem o senhor interessa para fazer mais e melhor é na realidade à população de Paredes de Coura e não aos badamecos e badamecas do costume...

    ResponderEliminar
  12. Tanto elogio, cheira a tacho!
    Quanto ás capacidades do homem não existem grandes duvidas mas que ainda lhe escapam muitas jogadas de bastidores isso escapam...
    Uma coisa é certa...não se pode ter tudo e a nomeação de que se fala anteriormente revela isso mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até pode cheirar-lhe a tacho, mas olhe que o seu faro está pouco apurado, não serve lá muito bem para caçar....
      Sabe porquê? Meu caro! eu felizmente não preciso de tachos! Sabe porquê? Porque felizmente tenho um situação financeira excelente! Só gostava que todos os portugueses vivessem desafogados financeiramente com eu.... Por isso não vá por aí e mais não lhe digo a este respeito porque ficava a saber tanto ou mais do que eu próprio...
      Agora quanto ao Presidente de Câmara atual, só quem é do contra por dá cá aquela palha e não quer ver o excelente Homem que representa hoje a comunidade courense ou é ignorante ou não então anda realmente à procura de qualquer coisa...

      Eliminar
  13. Tão certinho, como dois e dois serem quatro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha maior satisfação é quando certa gente da traulitada lhes fica a doer certas frases.... Mas que sabor aromático, quando lhes faço doer naquela massa encefálica que o sua mente cognitivamente se julga invencível....

      Eliminar
  14. O senhor de cima que vem a terreiro defender efusivamente o senhor presidente só pode ser...o senhor João Carvalho..olarila..

    ResponderEliminar
  15. Mas afinal quem foi o Nomeado(a) ?? E quem sao vcs para porem em dúvida a capacidade de trabalho dessa pessoa?? Conhecem-lhe o curriculum?? Ou querem que se faça um referendo em Paredes de coura para ser o povo a escolher?? só mesmo badamecos-.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um referendo é uma excelente sugestão mas com um aparte!! Os concorrentes têm que ser naturais de PAREDES DE COURA...
      Será que existem tecnicos de Coura na nossa câmara!?

      Eliminar
    2. Funcionários de Coura na Câmara??? Nem vê-los. Apenas os Sr.s do lixo, os cantoneiros, os telefonistas, cargos de destaque nem um!!!! Na nossa Câmara so trabalha gente fina de fora. O que é de fora é que é bom, por isso é que este municipio bateu no fundo. Gente que chega à hora que quer, sai à hora que quer, ganha BEM e nem um tusto gasta aqui. São de Ponte de Lima, Cerveira, até de perto do Porto. Trabalham sem amor à terra, tanto vale se fica bem ou mal feito, se gastam muito ou pouco, não estão sujeitos à crítica das pessoas da rua porque ng os conhece, ninguem sabe de quem são filhos. Parece que não temos hoje em dia quadros qualificados na nossa terra tão amada!! Hoje temos engenheiros, arquitetos, juristas, gestores, temos de tudo. Mas o que vem de fora é que é bom, esses é que são fixes!!! Falam com sotaques, vestem bem. Minaram isto de uma maneira que são eles quem mandam. Ao novo executivo: sei que não é fácil fazê-lo mas: METAM GENTE DE COURA A TRABALHAR NO MUNICÍPIO, GENTE QUE ESTEJA SUJEITA Á CRITICA DA RUA, DOS COURENSES, GENTE QUE FREQUENTA O CAFÉ DAQUI, O BARBEIRO, A FEIRA, O BANCO, A MERCEARIA, O PUB, O CHAPAS. Gente que não faça parques, portas do corno de bico, que não deixe que esta linda terra que José Hermano Saraiva apelidou de ùltimo paraìso, se encha de eucalitptos. Abram os olhos de uma vez!!!

      Eliminar
    3. Nem mais...apoiadíssimo!!!!

      Eliminar
    4. 1° os possíveis lugares de empregados da Câmara estao congelados...nao entra ninguém.

      2° se quiserem podem ir ver as candidaturas para todos os antigos postos , hoje ocupados por gente de fora e vao reparar que na altura ninguem da terra se candidatou..simplesmente nao havia gente com os cursos exigidos, o que hoje por sinal já há...azar...

      3° concordo com a dos eucaliptos....mas perguntem ao presidente da Uniao de Freguesias de Linhares /Cossourado o que acha disso.

      Eliminar
    5. ahhhh mas as portas do corno de bico estao bonitas e muito bem feitas...

      Eliminar
    6. Ui está, está!! Oh pá é que parece mesmo o Corno de Bico aquilo!! Ia jurar que ainda ontém la vi um lobo!! Espera, não sei se era um lobo ou um porco bravo. Na volta eram garranos que toda a gente tem no subsídio?! hum espera la... também não existem.... Pronto não interessa, deve ter sido das ganzas que fumei lá, porque afinal é pró que serve aquilo, é mesmo só pa canalha ir fumar ganzas pra lá.

      Eliminar
    7. Bem que podem meter lá uns porcos já que junto á estrada está lá um erbanço jeitoso. Tenham vergonha...ainda por cima na entrada da vila!
      Dou toda a razão ao Anónimo19 de Junho de 2014 às 12:25...se fosse alguem de Coura responsavel por aquele projeto de certeza que já teria ouvido das boas na rua... mas como é uma senhora de fora está-se bem a borrifar pró que fica bem ou mau! Ainda por cima agora subiu de posto. Tenham medo, muito medo!

      Eliminar
    8. O Lobo tb costuma realmente andar por lá....e para fumar umas ganzas?? isso faz-se em qualquer lado...

      Eliminar
  16. "Quanto ás capacidades do homem não existem grandes duvidas mas que ainda lhe escapam muitas jogadas de bastidores isso escapam"

    Mas as jogadas (fraquinhas) de bastidores costumam ser feitas por uma certa oposiçao , que nao conseguindo fazer essas jogadas tenta passar umas rasteiras ...mas têm-lhes saído muito mal o jogo jogado!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo "jogadas de bastidores fraquinhas" E sabes porquê?
      Porque alguma desta gentinha estava habituada, com uns beijinhos no antigo funcionário da Câmara o que ele ficava todo derretido... Tinham tudo o que queriam dele, promoções! etc... etc...
      Mas com este novo Presidente, Homem de craveira não está para agradar a A,B ou C mas sim para que tudo corra dentro de toda a normalidade para defender os interesses de Paredes de Coura e acima de tudo os Courenses, com personalidade "séria" como deve ser a obrigação do mais alto cargo num Município!!!

      Eliminar
    2. Quando que me refiro a "jogadas de bastidores fraquinhas", refiro-me aos PSDs De Paredes de Coura , que com algumas jogadas tentam enganar o Povo courense! Coisa que nao têm conseguido...
      Quanto ao gabar este novo funcionário da Câmara Municipal? já vi algum trabalho, mas nada de especial até hoje....

      Eliminar
    3. Aquele funcionário da Câmara do que tu "falas", deve ser o antecessor deste real Presidente da Câmara de Paredes de Coura!
      O porquê desta afirmação? Porque o outro! Aquele! O antigo! Não era um Presidente de Câmara mas sim um funcionário mais bem pago cá do nosso concelho... Agora, não é ser honesto tentar passar a ideia, que este novo Presidente de Câmara consegue fazer milagres em poucos meses com tudo que o seu antecessor fez de mal! Calma! O Homem está a trabalhar! Não em defesa de amigos e famílias mas sim nos interesses de todos os courenses! Que bem esta gente de Paredes de Coura o merece! "Ou tu queres ver o sol antes de ele nascer?"

      Eliminar
    4. O Funcionário anterior , foi um grande Presidente de Câmara ,e este novo Funcionário vai ser tb um grande Presidente . Agora, eu é que quero fazer passar a ideia que um é bom e o outro é mau?? mas afinal quem é que diz mal de um e bem do outro? Mais parece um acerto de contas ! se calhar o "mau" nao lhe arranjou um tachinho para si ou para um dos seus! Talvez o "bom" lhe arranje! o que eu duvido.

      Eliminar
    5. Será desta?
      Meu caro(a), não tenho nada pessoalmente contra o antigo Presidente de Câmara! Mas há coisas completamente destintas. O eis Presidente da Câmara fez coisas para Paredes de Coura muito boas, sem qualquer duvida! Mas noutras, como por exemplo em defender os Serviços Públicos tutelados por Lisboa, onde sempre ficou calada e mudo! A não ser aquela "Romaria" quando lhe chegou aos ouvidos que o Tribunal da Comarca de Paredes de Coura iria encerrar! Os courenses sabem-no bem o porquê desta defesa.... Mas por último faço-lhe estas perguntas diretas! Não estamos num país livre? Não estamos num país democrático? Não se pode criticar o eis Presidente de Câmara? Não posso ter a minha opinião, assim como o senhor(a), tem a sua?
      Era o que mais faltava!!! O senhor(a) vir para aqui tentar calar o povo de Paredes de Coura para que não se critique o seu "herói" o que pela defesa cerrada que lhe faz, só há uma justificação ou é seu familiar ou então muito lhe ficou a dever...
      Quanto aos "tachinhos" pela sua narrativa estamos falados...

      Eliminar
    6. " não tenho nada pessoalmente contra o antigo Presidente de Câmara! "

      Se nao tivesse nada contra, nao tratava entao pessoas que merecem respeito por "funcionário" !! Este Senhor Ex e nao " EIS " Presidente foi enquanto Presidente da Câmara Municipal sempre eleito democraticamente por maioria absoluta pelo Povo Courense, Assim é a Democracia..o Povo escolheu e assim foi ...nao gostou? problema seu....

      Quanto à defesa dos serviços públicos de que fala , ou nao lê os jornais ou entao está mal informado! Pois ele sempre defendeu a NAO saída de qualquer servico público de Paredes de Coura! Nao o conseguindo, sempre tentou negociar contra-partidas. Leia entao os jornais da altura e fica elucidado com a posiçao do Ex Presidente.

      Quanto ao estarmos num País Livre...democrático....criticar o EX Presidente?? Estamos...pode criticar , desde que o faça com respeito pelos outros. Entendeu?
      Eu nunca quiz calar a voz do Povo de Paredes de Coura, mas tb nao o tento enganar como o Senhor o quer fazer, ao mentir....

      Quanto ao meu herói..tive um... era o Meu Pai.....infelizmente já partiu...

      Desde já tb lhe digo que nao tenho qualquer relaçao de Parentesco com o Ex Presidente da Câmara Municipal, nem com o Actual...nem tenho familiares a trabalhar lá ..
      A única coisa que lhe devo é o agradecimento por tudo o que fez pelo Concelho de Paredes de Coura..
      E quanto aos "tachinhos"...acho mesmo que ele nao arranjou algum para um seu familiar ou amigo!!!

      A corrigir. EIS e DESTINTAS ....por Ex e Distintas...da sua parte

      Abraço...

      Eliminar
    7. Parabéns! Parabéns! Você, tudo daquilo que li no seu comentário, com toda a certeza que é pessoa muito intelectual, sem dúvida!
      Então vem para aqui um sujeitinho qualquer que nem escrever sabe, chamar de funcionário da câmara a um homem que nada se lhe pode apontar! É assim mesmo senhor comentador inteligente! Deve-se ter respeito por um eis, desculpe, por um ex Presidente de Câmara toda a consideração e até digo mais é um crime critica-lo! Claro! quem está a fazer tudo mal é este governo e não é crime quando as pessoas se manifestam a chamar-lhes gatunos! Eu não o conheço, mas se tivesse poderes atribuía-lhe a Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique! Só pela sua enorme intelectualidade! Força! Senhor intelectual, é de pessoas espertas como você que este país está a precisar....

      Eliminar
    8. Fico agradecido pelo prémio sobre a minha intelectualidade, mas o maior prémio é ver que começou a emendar os seus erros...
      Abraço

      Eliminar
  17. Voltando ao tema do post!! Já tiveram a oportunidade de ler o que diz na capa do Noticias de Coura!? "Feira Mostra de Paredes de Coura antecipa data e trás á vila milhares de apreciadores de gastronomia e produtos locais"!!!!
    Quem não esteve cá e ler isto pensa que foi uma grande e ponposa festarola...não, não foi, nem de perto nem de longe!!! Os milhares de que falam não passaram de umas poucas centenas. Não percebo porque é que continuam em algumas situações a extrapolar o que de facto acontece. Já a festa da truta e apesar dos restaurantes terem tido uma boa afluencia(mesmo com falta de organização de um ou outro!!), ficou muito aquem do pretendido. Para bem do nosso concelho é necessario que continuem mas por favor, divulguem bem o que se passa na nossa terra...o sucesso passa por aí e também pela marcação destes eventos em datas bem escolhidas!

    ResponderEliminar
  18. Em Paredes de Coura, há opiniões para todos os gostos e feitios e ainda bem que assim o é! Mas por vezes certos poderes de algumas pessoas custa muito e até se torna amargo em os largar... Este tipo de pessoa julga-se um "dono" deste concelho só porque foi uma figura de "primeira" e depois de largar o cargo, ainda fica na sua mente que tem o direito de controlar tudo e todos como não seja insubstituível...Talvez isto fosse possível se houvesse a câmara do senado dos velhos do Restelo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que AZIA vai aqui por estes lados...... Rennie amigo...Rennie...e isso passa, ou será crónico??

      Eliminar
    2. Doeu muito não foi? Mas as verdades são para se dizer e não para ficarem guardas num "sótão!".... Como este tipo de gente gostava!
      Isso era no tempo da sardinha para dois...

      Eliminar
    3. Será que te estavas a referir ao Tone Pi?

      Eliminar
    4. Por aqui se vê a democracia de alguns! O Senhor a que se referem , foi eleito consecutivamente por larga maioria e por vários mandatos em Paredes de Coura! O Povo assim o quiz.o pvo ordenou e fez-se a sua vontade!
      Muitos (alguns) nao gostaram , e agora sob a capa do anonimato vêm para aqui dizer mal.... nunca , mas nunca ides ser poder em Paredes de Coura...tenho dito...

      Eliminar
  19. É tipo o Mário Soares...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ou Cavaco Silva na Presidência? Ou o Passos Coelho a 1° ministro ou o Portas a vice....

      Eliminar
  20. Espetáculo!! Parbens ao fundador deste blog! Finalmente vão-se discutindo e descobrindo factos e verdades cómodas para uns e incómodas para outros. Li isto do começo ao fim e sinceramente, valeu a pena! Pena nao lerem isto todas as pessoas do concelho e emigrantes, até. Agora vou dar eu o meu ponto de vista.
    O mal deste concelho é que a culpa morre sempre solteira. Algum dos ilustres leitores já foi ou tem conhecimento da atividade/programação do Museu Regional? Aquilo é do mais ridiculo/ultrapassado/inacreditavél que existe. Deviam chamar a SIC para, no programa Perdidos e Achados, mostrar a programação desde o seu início em 1997, até hoje. Sabem o que mudou? Nada! Até o Papa Francisco já deve conhecer o ciclo do milho e do linho! Oh pa, até que tem piada uma ou duas vezes, tipo é normal, típico do Alto Minho e tal mas agora, SEMPRE! Até cheira mal Quem manda lá? Devial instituir em Coura um concurso deuição de troféus intitulado: os mais incompetentes. Meus amigos, assim não vão lá! Vocês estão a cair no marasmo!O linho colhe-se, seca, molha-se, ripa-se, espadela-se, fia-se; o milho colhe-se, moi-se, fica farinha, junta-se fermento, água e sal e transforma-se em pão. Já sei isso! Já vi isso em mil lugares, em mil programas de televisão, não tem novidade nem segredo. Ninguem nos vem visitar para ver isso!inovem, façam palestras, workshops sobre casas ilustres de Coura, sobre espécies do Corno de Bico, sobre achados arqueológicos no nosso concelho, sobre o festival (surgimento e expansão) a rica Boalhosa. Agora linho e milho? Lanches no museu para ver a dona Joaquina Moçoila a fazer arroz doce? A sério que vos pagam,e bem, para isto? E quem manda? Não atua? Fica impávido e sereno a ver a banda passar? Responsabilidades, números, estatisticas, não as fazem? Não tem que mostrar resultados? Ah claro, nem daqui são. Pasam mais tempo a fumar na esplanada ou de baixa do que a trabalhar. Exigam resultados, não deixem esses fulaninhos armados em intelectuais de rolote tomar conta deste concelho! Ninguém nos visita, quem é daqui rapidamente vai para Valença, Cerveira etc e por lá fica, por la gera família, enriquece os outros concelhos. Num futuro breve, seremos uma freguesia de PTL. O pior: ainda fazem homenagens a quem nos enterrou, a quem nos condenou, promovem quem materializou todas estas asneiras.. Sinto-me triste, primeio enervado e agora triste... ainda sou do tempo em que a vila tinha gente! Em que a Miquelina tinha o verão cheio de casamentos, em que havia feira do gado, a feira cheia de gente, os autocarros com os pneus em baixo de tão carregados, o Guppy nao cabia lá mais ninguém, a Albergaria era referência nos Domingos à tarde. E agora? Nada..... Depressa os "timoneiros" deste barco depressa o afundaram. E como foi rápido... Quizeram ser modernos. Mas que espécie de modernidade? Foi uma modernidade útili, estudada, adequada à nosas dimensão? Rotundamente: NÃO. Fizeram obras,que toda a gente sabe quais, que comprometerão o nosso concelho durante décadas. Delegaram o poder, sabe-se lá porquê, em pessoas que percebiam tudo menos de uma coisa: serviço público. Entregaram o principal orgão do concelho a intrigas, disputas pelo poder, pelas promoções, aos vestidinhos e piscar de olhinhos. À gente de fora. Talvez pensassem que os de cá, os do "monte", não eram sofisticados, não percebiam nada da poda, eram o palhacinho pobre que não tinha direito a trabalhar na mais elevada instituição do concelho. E agora? Em que acabou tudo isto? Em nada.... Pois é... continuem a dar palmadinhas nas costas destes intelectuais e cravem de vez estaca nesta terra. Um concelho de quem não entende nada disto - deem valor a quem dá valor às coisas, a quem gosta disto e destas gentes, a quem se sinta triste por ver pouca gente na vila, por ver floresta e mato a invadir os campos, por ver casas vazias, por ver gente a preparar a mala pra partir. Gente desta, pode não conseguir, mas sua as estopinhas para impedir este desígnio. Não sou do partido A ou B. Sou de de Coura!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escreveu tanto para nao dizer nada! Ó amigo nós disso à séculos!E dê-nos lá entao ideias para mudar isso!É que criticar é fácil..fazer é dificil! e quando nos quiser dar "conCelhos" faça-me o favor de mo dar com " S "! quanto ao ConCelho com " C" nunca saírá disto, nao pelas razoes que aponta , mas muitas outras que nao estao nas nossas possibilidades mudar.

      Eliminar
    2. Li atentamente o enorme texto do senhor anónimo de 4 de Julho de 2014 às 16:55 e fiquei com três impressões desta pessoa: A primeira é que este senhor não quer que os courenses reafirmem e mantenham bem viva a sua cultura, simplesmente na vontade deste, as tradições a gastronomia o artesanato e costumes desta maravilhosa Terra desapareciam.... A segunda o que até nesta parte é um contradição! este senhor é um chamado "Velho do Restelo" e reparem só nesta frase: "ainda sou do tempo em que a vila tinha gente! Em que a Miquelina tinha o verão cheio de casamentos, em que havia feira do gado, a feira cheia de gente, os autocarros com os pneus em baixo de tão carregados," Só por aqui este senhor diz a toda a gente o tipo de mentalidade que tem! Será que este senhor é um ressuscitado do Séc. XIX? E por último, não deia ideias para isto mudar! como aqui alguém escreveu! Sabe porquê? Porque às tantas com as suas ideias ainda vão aparecer os computadores artesanais de madeira...

      Eliminar
    3. "Ó amigo nós sabemos disso à séculos" Emenda à postagem anterior.

      Eliminar
    4. Ora bem, eu até nem pensava escrever mais nada mas enfim o Sr.anónimo das 23:57, que eu vou apelidar de Sr. Gramaticamente Exigente lá me obriga. Ora se o Sr. Gramaticamente Exigente pensa que a sua correçaozinha da treta desconstroi aquilo que eu disse está muito enganado. Sei perfeitamente que concelho, enquanto pessoa coletiva de direito público se escreve com C e que conselho enquanto oponião que se emite com a intenção que alguém a observe se escreve com S. Sabe, Sr. Gramaticalmente Exigente, bastava um bocadinho de psicologia de quiosque para o Sr. saber que provavelmente troquei o S pelo C, pelas repetidas vezes que escrevi a palavra Concelho. Mas, enfim, pelos vistos é muito rebuscado para você, atendendo ao facto que só da a atenção à gramática e nem isso faz bem, visto que, pelos vistos, na sua gramática tão rica, não existe o til. Quer que lhe corriga o seu texto Sr. Gramaticalmente Exigente? É melhor não. Ainda se mandava abaixo da ponte de Mantelães com o desgosto. quanto ao Sr.Anónimo das 12:50 tenho apenas a dizer o seguinte: acho que a Miquelina ainda não existia no séc. 19 mas pronto, deve ter escri isso porque achou porreiro, quer que as pessoas pensem que você entende de história, mas enfim, aposto que nem sabe que o Séc. 19 corresponde aos anos de 1800 até 1899. Veja lá se não frita a cabeça a tentar enteder isto. Quer este último que o Sr. Gramaticalmente Exigente, dizem que não aponto ideias. Sabem, num texto existem dois pontos fundamentais de construção e análise a gramática e a semântica. A gramática pretende que se obervem as regras de ortogragia, pontuação, entre outros (disto entende o Sr. Gramaticalmente Exigente), e a semântica que pretende que se chegue ao significado das palavras e do texto em geral. Ora, se os senhores souberem ler facilmente depreenderão que, no meu texto, eu disse, de forma a que uma criança da escola primária entenda, que para Coura sair do marasmo tem que inovar e tem que exigir que as chefias dos variados organismos públicos concelhios mostrem resultados, ou seja justifiquem o posto que ocupam e o salário que auferem. Até dei algumas ideias para exposições no museu. Mas pelo que vejo, não entenderam nada. O sr. Gramaticalmente Exigente andou tipo sopa de letras á procura de erros ortográficos e o outro Sr. veio aqui falar de computadores de madeira. De facto a este senhor imaginação não lhe falta. Mas olhem é um caso a pensar, sempre ficavam mais baratos. S efalei em feira do gado e outras coisas, não falei com um saudosismo bacoco e retrógado, constatei apenas um facto que é o seguinte e é fácil de entender: o Concelho antes tinha gente, vinha cá gente e agora não. ponto! Agora isso acabou, ponto! Fizeram obras totalmente descabidas, ponto! Entenderam agora???

      Eliminar
    5. Ah é verdade! esqueci-me de mencioanr o seguinte: conto com o Sr. Gramaticalmente Exigente para me rever o texto. Ficava extremamente feliz se me pudesse apontar os meus erros ortográficos, afinal a aprendizagem faz parte da vida e, é com pessoas exigentes como o Sr. Gramaticalmente Exigente, que o mundo avança e que todos nós melhoramos! ( espero que pelo menos tenha entendido que estou a ser irónico)

      Eliminar
    6. Ah, reitero de novo os meus parabéns aos fundadores deste Blog!

      Eliminar
    7. Então Sr. Gramaticalmente exigente? Quantos já encontrou? Ou está ocupado e ainda nao veio a terreiro apontar os erros.? Eu já encontrei uns poucos! Mas vou deixar para si, para o Sr. se deleitar a fazer mais uma sopinha de letras.

      Eliminar
    8. Caro anónimo, dessas postagens todas ! 1° nao estou para o aturar .2° o senhor escreveu mal e agora emendou.embora continuem a aparecer erros de teclar.3° nao gostou?? nao tivesse comido..4° já pensou que tenho um computador " estrangeiro" ? e por isso nao tem o til!! e depois embora o tenha tentado corrigir, nao o insultei nem chamei nomes tipo " Sr. Gramaticalmente Exigente" ....o sr° é apenas mais um que diz querer fazer muito por Paredes de Coura , mas só fala no anonimato!! afinal tem medo de quê??Represálias?? e onde afinal estao as soluçoes que lhe pedi para o concelho?? Exposicoes no Museu?? ainda nao percebeu que aquilo é um museu regional e nao o guggenheim bilbao!! quer um concelho?? vá dar banho ao cachorro...e se é Courense deixe-se de só dizer mal e Botar abaixo...se nao for Courense e só está de passagem..entao sempre pode mudar para um concelho que mais lhe agrade.....Xauzinho...

      Eliminar
  21. Oh pá que preguiça.. Mas tem que ser...
    Piquei-o não foi? Diga lá? Ficou aborrecido não foi. Vou tentar colocar-me na sua pele: " Vou apontar-lhe aqui erros que ele vai ficar cheio de vergonha, eu e o meu computador estrangeiro partimos tudo". LOL!!! O pior é que o senhor e o seu amigo dos computadores de madeira foram ATROPELADOS pela minha resposta. Ficou ferido no orgulho? Azar. Não venha fazer o papel de virgem ofendida. Estou cá para me defender a mim e naquilo em que acredito. Sustento sempre as minhas respostas com factos e verdades. Se não pode com a carga temos pena. Falo tanto no anonimato quanto o senhor. As exposições no museu são uma forma de dar utilidade àquilo. Não é uma forma de fazer com que o concelho ande para a frente. Serve como espelho na forma como está neste momento. Quanto às soluções, pela terceira vez e a ver se é desta que o Sr. entende: sabe que num concelho de reduzidas dimensões as câmaras quase sempre são o maior empregador e a instituição mais iniciativa tem no que toca a festas, promoção da região, obras, incentivos a isto a àquilo. Acontece que aqui as chefias das mais variadas instituições e departamentos municipais deveriam ganhar um prémio de inutilidade pelo tão fraco e incompetente desempenho que têm. Deve-se então exigir mais deles de forma a justificarem o seu posto e o salário que auferem. Entendeu agora? Ou é necessário explicar uma terceira vez? Acho que deve ser do seu computador estrangeiro, ou será que o meu também é estrangeiro ou talvez de madeira, como diz o seu parceiro, e escreve em latim e não me dou conta? Faça um esforcinho vá lá. Quanto a dar banho ao cachorro não pode ser porque tenho gatos e um piriquito. sim sou courense tanto quanto o Sr. Não sou melhor nem pior, valho tanto como Sr e nao boto abaixo sabe porque? Porque já não há nada para botar abaixo, é que já caiu tudo! Vá tou a ser mauzinho! Por bota abaixo eu entendo crítica só que com uma diferença: não falo com paninhos quentes, falo com verdade e toco nas feridas porque farto de paninhos quentes anda o país inteiro. Se não gosta então azar, não leia. Sabe um Blog ao ser anónimo pretende isto mesmo, que as pessoas falem sem medo de represálias, porque aqui no concelho existem e de que maneira!! Melhor não me obrigar a dar exemplos, acredite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ohhh ande lá...dê lá exemplos..todos queremos saber!!

      Eliminar
  22. Fiz o estudo psicológico baseado nos escritos do anónimo de 8 de Julho de 2014 às 11:46 e cheguei à seguinte conclusao:

    -O psicopata tem um ego insuflado. Sua personalidade narcisista caracteriza-se por auto-referências excessivas, grandiosidade, tendência à superioridade, exibicionismo, e dependência da admiração dos outros, embora possa haver crises de insegurança alternando-se com os momentos em que os sentimentos de grandiosidade são mais perceptíveis. Não raro, ele prioriza fantasias em detrimento das circunstâncias reais. Ele quer ser admirado, quer ser o mais rico, o mais bonito, o melhor vestido. Assim, ele tenta adaptar a realidade à sua imaginação, a seu personagem do momento, de acordo com a circunstância e com sua personalidade narcisista. O psicopata pode converter-se no personagem que sua imaginação cria como adequada para atuar com sucesso, dando a todos a sensação de que estão, de fato, em frente a um personagem verdadeiro. Seu único sistema de valores é o exercício do poder e da agressão, características que delineiam o narcisismo patológico. Um psicopata está sempre centrado em si mesmo, mesmo quando parece estar cuidando de outras pessoas. A definição de seus “amigos” é de pessoas que o suportam e o protegem das conseqüências de seu próprio comportamento antissocial. Um psicopata irá usar as pessoas para divertir-se, entreter-se, aumentar sua própria auto-estima; irá também, invariavelmente, dar valor às pessoas em termos de suas posses materiais ou do que elas podem oferecer a ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh pá, a sério eu acabei de ler isto? No que uma simples opinião, que emiti como tantos outros emitiram sobre outros assuntos deste Blog, foi descambar. Então eu agora sou psicopata? A sério, que comédia Srs e Sras. Eu prometo falar escrever de uma maneira mais doce vá! Mas vou-me defender claro. Eu dei uma simples opinião, sem ofender ninguém, usei palavras mais abrasivas de facto, não toquei em nomes, falei no geral, no abstrato. Sabem às vezes estes Blogs ate podem ter um efeito benéfico, podem-se extrair ideias e verificar que, de facto há coisas que estão menos bem, pessoas que estão acomodadas a uma situação, um ram ram. Coura não é caso unico que se note. Agora o Sr. anónimo que atrás tão brilhantemente fez um estudo psicológico da minha personalidade (oh pá que riso mesmo!) da próxima que escolha um link do google que esteja lá mais para o meio. É que foi escolher logo o primeiro link que aparece. Para os interessados e estudiosos destas andanças da psicologia, deixo aqui o estudo tão longo e elaborado que o Sr. anónimo fez. Oh pá a sério você quiz passar por tão inteligente, rebuscado e intelectual e agora passa, para não usar outras palavras, por ridiculo. Prometam que vão ver o estudo do Sr. anónimo tá?? Afinal ele deve ter passado horas na biblioteca. Deixo o link: http://pessoasperigosas.blogspot.pt/2009/01/sentimentos-insuflados-de-importncia.html

      Eliminar
    2. "“Uma pessoa burra é aquela que causa algum dano a outra pessoa ou a um grupo de pessoas sem obter nenhuma vantagem para si mesmo – ou até mesmo se prejudicando.”

      Carlo Cipolla

      Eliminar
    3. “UM ENTENDIMENTO COMPLETO DO TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ANTISSOCIAL É IMPORTANTE PORQUE AS PESSOAS COM ESSE TRANSTORNO ENCONTRAM-SE ENTRE OS INDIVÍDUOS MAIS INTERPESSOALMENTE DESTRUTIVOS E EMOCIONALMENTE PREJUDICIAIS EM NOSSA SOCIEDADE. E, NESTE CASO, A MAIORIA DOS PROBLEMAS É SOFRIDA PELAS PESSOAS QUE VIVEM EM TORNO DO INDIVÍDUO PERTURBADO.”

      Eliminar
  23. mmmmm!! Cheira-me a mamões ressabiados!!

    ResponderEliminar
  24. Já ouviu falar do complexo de estupidez? Uma das manifestações desse complexo dá-se quando alguém se tenta fazer passar por muito inteligente e no final das contas é uma tábua rasa de cultura, entendimento, imaginação. É o tipo cábula, aqueles que se penduram nos outros para fazerem algum trabalho ou coisa do mesmo tipo. Os cábulas e plagiadores vão buscar aquilo que os outros fazem e depois publicam como se tivessem sido eles a fazê-lo. O pior é que quase sempre são descobertos. Descobre-se que afinal não sabem nada, que o pior nem é o simples facto de terem copiado, ou seja, o produto da fraude em si mesma, mas o facto de se vir a saber que são uns cabecinhas ocas. Que lá não mora nada, que são um crânio povoado por superficialidades, vento e teias de aranha. Então, quando este tipo de pessoa discute com outra, parte para aquilo que melhor sabe que é ser rude, mentir, inventar coisas, etc. Sabe Sr. anónimo, não é o facto de fazeer ums correçõezinhas da trata e de copiar umas coisinhas de psicologia de facebook que vão fazer de si alguém inteligente. Não é por repetir uma mentira repetidamente que vai fazer com que se transforme numa verdade. Repito: se apreciava o modelo anterior de gestão autárquica que cá existia e, até, se fazia parte dele, é consigo. Agora se todos temos de concordar já é outra. Se ficou ferido no orgulho temos pena...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Povo de Paredes de Coura apreciou durante muitos anos (vários mandatos) o modelo anterior de gestão autárquica que cá existia!! Sempre por maioria absoluta!! Foi a Democracia a funcionar! e o Povo continua a acreditar, talvez nao no mesmo modelo, mas na continuação do mesmo Partido. O ressabiado parece ser o sr°! e talvez muito mais ferido no orgulho do que muitos Courenses..

      Eliminar
  25. Este Sr° que comenta e critica o anterior executivo não respeita as vontades do povo Courense. São os tais que só sabem dizer mal e nada fazem. É com certeza um PSD com dor de cotovelo e ressabiado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem "visita" este Blog, por vezes lê aqui cada uma que realmente é de bradar aos céus... Quantas e quantas vezes estas pessoas enchem aquela sua boca de Democracia? Sem o mínimo de dúvida se esta palavra fosse de pólvora e quando alguns a utilizam, com toda a certeza que já tinham à muito desaparecido deste Mundo... Mas voltando àquela parte fulcral deste meu comentário, faço estas perguntas: Mas será que não se pode criticar o anterior Presidente da Câmara? Porque este fez coisas boas mas também noutras foi por completo um autêntico "acidente"! Mas também será que não podemos criticar um Presidente de Câmara do partido PS? PSD? CDU? CDS? o outro qualquer? Sabem porque faço esta pergunta? Porque, o que está aqui em causa não as cores partidárias mas sim o nosso Concelho!!! Quando esta gente é eleita, democraticamente para o cargo da maior responsabilidade na defesa de um povo humilde como os courenses! Tem que na realidade defender os interesses desta mesma população!!! Porque a Democracia não funciona só nos dias das eleições mas sim durante todo um mandato! Alguns em vez de virem para aqui armados em Advogados de defesa de certas pessoas, pensem bem! Porque nós verdadeiros courenses temos como sempre em primeiro lugar, colocar Paredes de Coura!!!

      Eliminar
    2. E entao pq estão sempre a dizer mal?? Pq não respeitam a vontade do Povo Courense?? Pq nao enaltecem antes as Coisas boas que foram feitas?Pq sob um qualquer anonimato atacam pessoas que não se podem defender? Pq só sabem tentar "botar abaixo" ?
      Resposta: Pq nunca ganharam nada em Paredes de Coura, pq os Courenses (os verdadeiros) nunca votaram neles, pq nao têm um líder à altura, pq são (estão) ressabiados pelas derrotas consecutivas, pq o Povo nunca os quiz nem vai querer..etc.etc.Olhe caro anónimo, eu insultava-o!! mas vc não ia entender....e pq o Sr° Bastos tb não me deixa......

      Eliminar
    3. Dizia num certo dia alguém, "primeiro analisa com quem estás a falar e quando te aperceberes que o teu interlocutor é uma barrada de massa de pedra azul, jamais lhe passes troco..."

      Eliminar
    4. A pedra azul é muito dura...má de partir.Nao é qualquer "trolha" que a parte ou amassa.

      Eliminar
    5. Hey pessoal psst, agora vai falar o anónimo que começou esta guerra, lol! Aquele que é psicopata. Eh pá, parem de criticar quem fala de forma anónima, por uma questão muito simples: toda a gente aqui fala anonimamente, ou o sr Lobo está registado na conservatória com esse nome? Ou então é um desses Lobos do corno de bico e que, vá-se lá saber porquê, cansou-se de uivar e aprendeu a escrever! Não me venha com lições de moral, porque a massa de que é feito ficou bem patente na vontade que tem de insultar quem crítica quem destruiu este concelho Se o Sr. Bastos não o deixa fazer isso deve-se apenas ao facto de este Blog ser de boa qualidade e de as pessoas que o medeiam serem bem formadas. Portanto a sua laia já a vimos e se me permitem fazer um estudo psicológico, tal como me fez o mister copy paste, cheguei a um perfil: básico. Antes de mais quero separar o anterior executivo deste, que fique claro. Como já referi num dos inúmeros posts contra o exército dos bem estabelecidos, não tenho cartão partidário, nem simpatias partidárias, acredito sim num grupo concreto de pessoas e esforços conjuntos direcionados a atingir o melhor bem estar/serviço público, nada mais. Quando aqui falam de democracia com conversa de encher chouriços, vontade do povo courense, derrotas consecutivas, blá, blá, blá,blá trata-se de uma forma simplória demais para tratar o assunto. Não entendem que em meios pequenos por vezes o fenómenos eleitoral torna-se repetitivo, caso paradigmático: Ponte de Lima. As pessoas ganham a rotina de votar sempre na mesma pessoa, provavelmente por a encontrarem na rua, pelo hábito eleitoral (muito mais forte) que se cria na freguesia, etc. Agora, não acredito é no Pai Natal nem na velocidade do coelhinho da Duracell. Em Paredes de Coura não se venceu pelo mérito, pelo amor da Santa. Do anterior executivo elogio a implementação da rede de saneamento básico e o Centro Cultural. Isto sim foram obras de modernização ÚTIL!!! Destaco. Agora o resto, sinceramente, está ao alcance do pior que se fez no país, mas enfim... Vamos vivendo...

      Eliminar
    6. Andam por aí os lobos!! aaaaaauuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!

      Eliminar
    7. Só lhe falta é ter estaleca, de resto é baixinho...baixinho....e nao diz nadinha! Ohh homenzinho, pela santinha da sua maê ...nao encha mais pneus...olhe que fica com dores nas costas ...e olhe que aqui a pedra é bem dura!

      Eliminar
    8. " Do anterior executivo elogio a implementação da rede de saneamento básico e o Centro Cultural."
      - Caro anónimo então desculpe que lhe diga , mas o Senhor nao sabe o que foi feito nestes últimos 20 anos em Paredes de Coura. Realmente tenho que dar razão a alguns anónimos que o criticam, pois o Senhor é demasiado Tipo " camisa de vénus" . Pois reduz uma obra de 20 anos a duas obras ! Tá maluco com certeza. E nao me venha dizer que não tem cartão nem simpatias partidárias !! , dá demasiado nas vistas..pois então só pode ser alguma coisa contra a pessoa(s) do antigo executivo camarário.

      Eliminar
    9. oh pa é que é so calhaus mesmo

      Eliminar
    10. Adoro ver a reação dos do antigo sistema quando alguém os critica. Ficam com a cabeça à roda, tentam insultar, fazem ataques ao caráter, à personalidade, dizem que um gajo tá maluco, andam a brincar aos erros ortográficos. Sabem porquê? Porque sabem que quem os critica está coberto de razão. Você em cima citou duas coisas que eu elogiei e depois disse que eu não sabia o que foi feito. Se o senhor quisesse de facto debater com alguma elevação teria enumerado algumas politicas/obras, nem que fossem pontuais, duas ou três, em que o anterior sistema brilhou. Mas o senhor prefere apenas fazer ataques de caráter porque sabe que no fundo não tem nada a dizer. Falam de pedras, de camisas de Vénus, de falta de estaleca. Isto é a reação de quem não sabe mais, de quem é limitado, de quem só sabe ter um diálogo do tipo: "a culpa é tua - não, é tua, - é tua, - não, é tua". Lol, quando não se sabe mais....

      Eliminar
    11. Sao tantas as obras para enumerar que nao cabem aqui todas. Os Courenses conhecem-nas , nao precisam de ser enumeradas. E deixe pra lá a dor de cotovelo...trate-se.

      Eliminar
  26. " ver a reação dos do antigo sistema"
    sou do antigo sistema e do novo, que é o mesmo, (Partido Socialista) , para azar de uns quantos frustrados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então reconhece que existia um antigo sistema e que agora há um novo, portanto uma forma de agir que acabou e outra que começou? Deixe de parte os partidos por favor! Já não tenho paciência para isso! Por mim tanto valia estar a CDU como o CDS. Na administração local é uma inutilidade completa falar em partidos. Senão vejam o que aconteceu em Cerveira.

      Eliminar
  27. Para todos aqueles que me atacaram (anónimo psicopata), aconselho a lerem a crónica do Ricardo Marinho no jornal Noticias de Coura. Aquilo é bem elucidativo de como as coisas foram funcionando durante anos aqui. Então admite-se ter um espaço como o Taboão que, supostamente, teria como um dos principais objetivos atrair gente ao nosso concelho, e nem sequer uma casa de banho ter aberta!!! São estas coisas ás quais me refiro. Uma incompetência bruta e monstra. Se fosse noutro sítio, onde as coisas funcionassem como deve ser, imediatamente se identificaria o funcionário responsável e passava-se-lhe um raspanete que ele nunca mais esqueceria. É admirável a vontade e o querer com que este novo executivo está a pegar no concelho e louvo particularmente a iniciativa da Vila do Rock, mas, se me permitem, deixem-me dar um concelho: nunca se obterão coisas grandes e elaboradas se as mais simples e básicas não estiverem tratadas. É como na matemática, nunca se saberá fazer equações, probabilidades, derivadas ou matemática discreta se não se souberem fazer contas de somar e de subtrair. É tão simples quanto isto. Provavelmente aquelas pessoas que vinham na excursão, nunca mais nos irão visitar e vão aconselhar outros a não virem cá. E porquê? Porque alguém que deveria ser responsável por as casas de banho estarem abertas resolveu assim não o fazer. Continuem assim, deixem a "cambada" do anterior executivo continuar a "mandar" que vão ver. Não metam esse entulho na linha não...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respeite para ser respeitado .....entulho e cambada é o Senhor...seu malcriado... e depois o Sr° Bastos tb tem culpa em deixar passar insultos destes....

      Eliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.