segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Plano de paisagem para mostrar oportunidades

P1000438

Mais do que mostrar impedimentos, o Plano de Paisagem da Unidade Campos de Coura quer apresentar alternativas e oportunidades. O município courense é o primeiro do país a avançar com a execução dum documento deste tipo, que pretende valorizar o património natural, cultural e urbano de Paredes de Coura e, ao mesmo tempo, definir orientações para a gestão da paisagem do concelho, preservando o seu carácter e identidade.

“Queremos identificar características comuns a determinadas zonas e tentar melhorar o que não se enquadra”, explica Tiago Cunha, vereador da Câmara de Paredes de Coura. E por “o que não se enquadra”, entenda-se tudo o que são estruturas urbanas, sejam abrigos, sejam aglomerados urbanos, sejam as próprias vias de comunicação. Não se fala, contudo, de proibições. Aliás, a própria autarquia realça isso mesmo, explicando que“normalmente as pessoas entendem este tipo de planeamento como limitação, como proibição, mas trata-se de planeamento como incentivo, com alternativas”, refere Tiago Cunha.

Um dos objectivos do Plano de Paisagem é ver a paisagem de uma forma global, não criando impedimentos, mas mostrando e criando oportunidades. “Não se trata de mais um entrave a que as pessoas possam construir, é precisamente o contrário”, reforça o vereador do município courense. Apesar disso, este plano terá de ser interligado e complementar outros documentos já existentes e que norteiam as especificidades já existentes no concelho, nomeadamente as áreas de Rede Natura e a Área de Paisagem Protegida do Corno de Bico e o próprio Plano Director Municipal.

O projecto courense, pioneiro e que vai ao encontro da Política Nacional de Arquitectura e Paisagem, foi apresentado na semana passada, no Forum Internacional sobre a Paisagem do Sudoeste Europeu, que decorreu na Fundação de Serralves, no Porto. Tratou-se, contudo, duma apresentação inicial, pois o projecto final só deverá estar concluído lá mais para o fim do ano, de modo a poder ser utilizado para fundamentar o acesso a fundos comunitários no âmbito do Portugal 2020, enquadrando o potencial ambiental, turístico e económico do concelho.

Notícia publicada no Minho Digital, edição de 16 de Outubro de 2015

2 comentários:

  1. Paisagem em terras de coura=a eucaliptos

    ResponderEliminar
  2. Antes quero ver eucaliptos do ver mato onde ninguém pode entrar nas propriedades deis lá surgem os incêndios, aqui há poucos anos o município até fazia festa das mimosas,lembram-se?Isto sim é uma praga que em nada ajuda a economia nacional ...

    ResponderEliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.