sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Tiago Brandão Rodrigues e o novo Governo - opinião



É incontornável que este é um momento histórico para Paredes de Coura, e que tem de encher de orgulho todos os Courenses. A mim enche-me, e desejo os votos das maiores felicidades para o Tiago e que o trabalho dele seja o melhor para o nosso país.

Sempre fui muito irónico em todas as minhas publicações logo que soube que Costa poderia mais uma vez entrar pela porta dos fundos para assumir o poder, assim se concretizou, e ficamos sem saber muito bem se será positivo ou negativo para o futuro do país. A verdade é que Costa está onde quis estar sem medir muito os meios para lá chegar, e logo saberemos se este foi ou não o melhor caminho.

Entretanto escolheu os seus ministros, e um pouco à imagem recente do seu partido, não conseguiu desfazer-se de todos os males que o PS tinha mostrado nos últimos tempos, a renovação não foi tão profunda como devia ser, e apesar de ter nomes bem interessantes em alguns ministérios, tem alguns repetentes, outros demasiados ligados ao legado de Sócrates e até um Soares apareceu pelo meio. Criou um dos maiores governos da história da democracia, dando logo a ideia de despesismo tão ligado aos socialistas, e deu cargos a casais, país e filhos, não se distanciando dos lobbies e da troca de favores. Por outro lado, também tem virtudes, e dar cargos a pessoas de diferentes raças e com algum tipo de deficiência é um sinal claro de igualdade e de esperança para o fim da discriminação.


Voltando ao início, vejo com alguma surpresa o Tiago num ministério que não é bem o seu, quando todos sabemos que se encaixava muito melhor no ministério irmão Inovação, Ciência e Ensino Superior, não me parece que a falta de experiência seja um problema, mas o desafio é sem dúvida grande, pega num dos grandes ministérios, e depois de anos conturbados terá certamente muitos dossiers complicados nas mãos.


E Coura fica a ganhar ou perder em ter o Tiago como ministro? Esta é a pergunta que nós Courenses devemos de fazer, se a verdade é que nos enche de orgulho ter um conterrâneo à frente de um ministério, parece-me depois de analisar friamente que o concelho fica mais a perder do que a ganhar. Perdemos um deputado que certamente ia lutar na assembleia por causas, dinheiros e oportunidades que nos seriam muitos úteis, e em vez disso, Tiago ao ser nomeado ministro é como se as promessas eleitorais se esfumassem, e que a voz que teríamos do nosso concelho na Assembleia da Republica se calasse e com isso nós ficássemos aqui, cheios de orgulho… mas sem voz!

15 comentários:

  1. Perdemos é todos com textos deste calibre de escrita! Já devia ter aprendido que o conceito de " raças " há muito desapareceu do vocabulário de cientistas e fins...neste texto demonstra a sua incapacidade de ter percebido alguma coisa do que é , e como se forma um governo. Cultive-se....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado anónimo, pensei que que este ser que aparece na net sem rosto também já tinha desaparecido, mas pelos visto eles continuam por aqui...

      Eliminar
    2. Caro Sr° Mendes, como pode verificar aqui neste Blog ao qual pertence e que pouco ajuda , a grande parte dos "seres" que comentam sao sem rosto! anónimos por vontade própria. E só existem comentadores anónimos aqui no Blog , porque o mesmo dá essa hipótese! portanto culpa Vossa...que deixam anónimos comentarem.

      Eliminar
    3. João Mendes, o texto é teu? Aqui nesta terra não se deve assumir quem somos quando comentamos qualquer artigo na Web. Não, não é por causa dos "rabos de palha", é porque os anónimos costumam ser tão ordinários que aproveitam o anonimato para, à falsa fé, insultarem as pessoas que ousam assinar os seus comentários. Não vale a pena...

      Eliminar
    4. Com todo o respeito pelo Sr. João Mendes não posso deixar de lamentar o texto que escreveu, sobre um Intelectual e acima de tudo um Homem de H grande com uma extrema humildade como é Tiago Brandão Rodrigues!
      Caro Sr. João Mendes, peço-lhe que tenha respeito, não só pelo Tiago mas sim, por todos os jovens courenses e não jovens que nos devem orgulhar de alegria de serem da nossa querida Terra, Paredes de Coura!
      Eu conheço muito bem o Sr. João Mendes, excelente pessoa e não me passa pela cabeça que o Sr. João Mendes vá pelo caminho de alguns, poucos; que só para defender um partido, tentam desvalorizar os nossos jovens courenses que passam a levar Paredes de Coura a todas as partes do Mundo e não só, para este tipo de gente, prefere sacrificar Paredes de Coura e os courenses em nome de um partido... Já estamos fartos de cavacos!!!
      Por ultimo, Sr. Joao Mendes não duvido que o Senhor é um excelente courense com uma honestidade intelectual, mas muitas vezes devemos pensar aquilo que escrevemos. Não leve isto para o lado de moralismos, porque não sou moralista para ninguém nem sequer quero ter esse direito... Muito boa noite.

      Eliminar
  2. http://lh3.googleusercontent.com/-TVopk-8hDJY/VgupqYuKWRI/AAAAAAAABEA/m-BdSpoeAMM/s1600-h/CCI30092015_0002_edited%25255B6%25255D.jpg

    ResponderEliminar
  3. Muito pior que ser anónimo, é ser anti-democrático e nao deixar passar comentários que em nada ofendem quem quer que seja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, como percebe não posso publicar todos os comentários logo que chegue e mais difícil fica em horário de trabalho, tenho pouco o habito de bloquear comentários, a menos que eles sejam de um nível realmente muito baixo.

      Eliminar
  4. O João Mendes fez questão de frisar q este é um texto de OPINIÃO, por isso não estou a ver qual é o problema. Aliás, esta é uma OPINIÃO partilhada por uma grande parte dos portugueses. Corretamente ou não, o ps e o sr costa em particular não olharam a meios para chegar onde pretendiam. Legalmente diga-se de passagem! Agora vai é ter que se aguentar à bronca e ceder às propostas do bloco e cdu, o q na minha OPINIAO, mais uma vez, não sei se será o melhor para o país. Devido a essas propostas acho ser este um governo com os dias contados!! Em relação ao Tiago sou daqueles que também pensa q a pasta da inovação, ciência e ensino superior seria a escolha mais lógica. Assim não quis o secretário-geral do ps q já teria essa mesma pasta ocupada. Sorte ao Tiago que bem vai precisar, mas não tenho a menor dúvida de que irá desempenhar o seu papel com o brio pelo qual é reconhecido. Um bem haja e venham mais OPINIÕES...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. “O João Mendes fez questão de frisar q este é um texto de OPINIÃO, por isso não estou a ver qual é o problema.”
      Não! Não! Não há problema nenhum! Na realidade, aqui o grande problema é o senhor não saber o que é uma DEMOCRACIA! E mais, não conseguir entender o que é uma contradição, como se retira do seu comentário… O senhor ensinaram-lhe na sua doutrina que o seu clube é o melhor, é a pureza das virgens os outros são todos maus e a DEMOCRACIA para si só funciona quando está a comandar a sua corja e “quem não é por nós é contra nós… “. Sabe! Se o senhor estudar um pouco, vai à História de Portugal e “talvez?” se aperceba que este era o modelo que se praticava no tempo do Dr. Oliveira Salazar!
      Por fim, dou-lhe os parabéns, porque o senhor apreendeu bem a lição da direita, a sempre aplicação da chamada “MENTIRA!” Que autoridade ou moral tem o senhor para vir para aqui dizer: “…esta é a opinião da grande parte dos portugueses…”? O senhor por caso pode-me informar, se quiser claro, encomendou alguma sondagem aos portugueses sobre esta matéria? O que todos os portugueses e em particular os courenses, ficam a saber que afinal também existe em Paredes de Coura um bruxo Sandim…

      Eliminar
    2. "Uma grande parte dos portugueses" e não "da grande parte dos portugueses" caro/a. Sondagens para quê?! Nas eleições não houve uma grande parte dos portugueses a votar na direita?! Infelizmente para si é uma verdade indesmentivel. Se lê -se tão bem como escreve teria percebido o que escrevi. Sim, fiz-lhe um elogio, agora veja lá senão o toma como um insulto!! Irra...
      Quero lá saber das direitas ou das esquerdas, acima de tudo está o país!

      Eliminar
    3. O meu maior gosto é quando um individuo da direita se irrita e fica a espumar de raiva pelos da esquerda... Este tipo de pessoa tenta sempre fazer da verdade que lhe dói muito, matéria tabu..Mas tem outro tipo de comportamento muito típico, arranjar outros argumentos que nada tem haver com o contexto para fugirem como o diabo foge da cruz ao concreto...
      Já vi que não tem nível nem sequer de um pouco de formação para colocar no seu dicionário a palavra DEMOCRACIA! Adeus, até sempre! Seja muito feliz com o seu fanatismo e fundamentalismo extremo..

      Eliminar
    4. Muito aqui se fala de democracia. Mas não entendem que a liberdade de expressão é uma forma de democracia. Ora então eu posso exprimir as minhas opiniões sobre o que entender, como entender e quando entender. Se não gostam temos pena, isto sim é democracia!

      Eliminar
  5. Sr anonimo das 19:07...diga lá então aquilo de mal q o JM escreveu sobre o Tiago! Quando é que lhe faltou ao respeito?! Vamos lá saber interpretar as coisas e não distorcelas como é o seu caso. Um conselho! Leia com atenção sff

    ResponderEliminar
  6. Felizmente o Tiago Brandão é inteligente para perceber e respeitar a opinião dos outros, ainda por cima uma opinião em que o elogiam e a crítica que fazem é construtiva.
    Já outros que aqui comentam só sabem fazer ataques gratuitos, o que me leva a crer que ainda há muita gente na minha boa terra que não percebe aquilo que lê.
    Desses, tenho pena...
    JM, concordo com quase tudo o que disseste, apenas acho que a falta de experiência poderá ser um problema, principalmente para se defender de ataques que aqueles que estão num cargo tão importante sofrem. Se tivermos em conta o ministério em questão, não vai ter vida fácil.
    Por isso mesmo escrevo, Força Tiago.

    ResponderEliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.