segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Câmara melhora praia fluvial a pensar no Festival

2016-02-18 08.24.12

A Câmara Municipal de Paredes de Coura está a fazer diversas obras de beneficiação na praia fluvial do Taboão. O objectivo é continuar a dotar de melhores condições aquele espaço, onde se realiza o Festival de Paredes de Coura.

Entre os trabalhos que estão a ser levados a cabo está a substituição dos passeios existentes, em lajes de cimento, por caminhos mais amplos, em paralelo. Uma obra que irá beneficiar não só os frequentadores do Festival de Paredes de Coura, mas também todos aqueles que, ao longo do ano, passam por aquele local.

O grosso dos trabalhos, contudo, visa sobretudo dotar o espaço de melhores condições para acolher o Festival que, durante alguns dias de Agosto traz milhares de turistas a Paredes de Coura. Melhorias que, aliás, a organização do evento já tinha anunciado em Novembro, aquando da entrega dos prémios dos Portugal Festival Awards, onde o festival courense arrecadou cinco prémios, incluindo o de Melhor Festival de “Grande Dimensão”.

Na altura o Festival de Paredes de Coura venceu também categoria de “Melhor Campismo” e João Carvalho, da empresa organizadora, desde logo anunciou que a edição de 2016 iria ter ainda melhores condições no campismo, com mais área disponível para colocação das tendas, bem como chuveiros e WC’s de apoio em três locais diferentes. E são precisamente essas melhorias que estão já a ser implementadas na praia fluvial do Taboão, de um lado e do outro do rio Coura.

“Estas obras inserem-se já num planeamento que tínhamos delineado, porque o Festival todos os anos tem mais pessoas e é preciso criar condições de conforto para que as pessoas se sintam bem em Paredes de Coura”, explica Vítor Paulo Pereira, presidente da Câmara courense e que já fez parte da empresa responsável pelo sucesso do Festival. “A música é importante para trazer pessoas, mas para cimentar uma marca com critérios de responsabilidade e de exigência temos de criar condições de conforto para todos os festivaleiros”, acrescenta o autarca, referindo também, que as obras são igualmente importantes para “afirmar a marca Paredes de Coura junto dos patrocinadores, porque não devemos esquecer que a longevidade e as exigências de respeitabilidade que o Festival tem, só se conseguem através de um cuidado constante que devemos ter com o espaço e com a marca do Festival”.

Além dos caminhos e do campismo, a intervenção na praia fluvial do Taboão passou também pela construção de uma nova régie, por melhoramentos na relva de toda a praia e pela correcção de alguns declives no denominado “anfiteatro natural” de Paredes de Coura, criando melhores condições de comodidade e visibilidade para o palco principal.

18 comentários:

  1. Mais um elefante branco a sugar o dinheiro dos nossos impostos enquanto meia dúzia de chico-espertos incluindo o presidente da Câmara o Vitinho enchem os bolsos á custa do zá pagante! Tenham vergonha respeitem os dinheiros públicos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, no PSD também tendes um Vitinho,só que este não pode dar nas vistas e arranjar empregos por que não têm o poder...Lá virá um dia!!!

      Eliminar
    2. ai vem o dia vem dia de sao nunca á tarde..........coitado

      Eliminar
  2. Como Courense ,mas não residente lamento que uma terra tão rica em tradições,seja mais conhecida pelo festival do que pelas suas raízes históricas e pelo povo que tanto trabalhou e que deu vida à terra seja tão esquecida. (Aurora)

    ResponderEliminar
  3. ISTO AGORA É SÓ ROCK.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OWWWW eu queria que fosse só ranchos...

      Eliminar
    2. Sem sombra para dúvidas as nossas raízes ancestrais são mesmo folclore e musicas e cantigas regionais. Não gostas? Também eu não gosto de rock mas aguento com a agravante de ter de pagar para ver!! estes estrangeiros que nada nos dizem senão limparem umas largas centenas de milhares de euros para os seus países que bem dispensavam estas receitas dos pedintes de Portugal....São gostos e falta de respeito pela nossa cultura e raízes de há centenas de anos.

      Eliminar
    3. Poderia ser também respeito pelas restantes freguesias.

      Eliminar
    4. Então vamos fazer o seguinte:
      1.º Vamos fazer no tabõao um festival de ranchos e vamos lá ver quantas pessoas la mete ok?
      2.º Pergunta aos comerciantes da vila se apoiam a mudança de festival de rock para festival das concertinas
      3.º Não há uma única freguesia no concelho que no seu bailarico anual não tenha lá um ou dois ranchos. Ainda não vi mais de 300 pessoas (e já falo por alto) a vê-los.
      4.º Nas festas do concelho há sempre a noite do folclore, quantas pessoas lá estão a ver? 100? nem sequer talvez.
      Mete na cabecinha, que ninguém vem de espanha nem do algarve para paredes de coura para ver ranchos. Quem gosta, e com o devido respeito, desse tipo de música são as pessoas daqui e do alto minho. Até aqui tudo bem. Tens é que ver do ponto de vista do negócio e dos números, esquece a questão de se gostar ou não. Esforça-te lá um bocadinho....

      Eliminar
    5. AAAIIIIIII as nossas raízes ancestrais!!!!! Acho uma graça a este tipo de comentário carregado de bacoquice. Segundo estes tipos temos de seguir tudo o o que é ancestral. Olha sabias que era "ancestral" vir de vara para a feira e rachar umas cabeças ao meio? Então já sabes, no sábado é pra andar à varada no largo da feira porque é "ancestral". Olha sabias que era "ancestral" espancar as mulheres antigamente - pessoal toca a dar umas murraças valentes nas moças lá em casa. Sabias que era ancestral chicotear no pelourinho à frente da câmara os delinquentes? Abaixo os tribunais, vamos la simplificar as coisas em nome da "ancestralidade"!!! Pronto abusei um bocado, só quero com isto dizer que pelo facto de ser ancestal ou ser moderno não se deve condenar um evento. O festival deu provas que é o acontecimento anual de maior sucesso em Coura. As provas são tão evidentes que quem as contesta ou é apenas do contra ou então tem algum problema. Deixem lá a tacanhice que ainda vi imperando por aqui. Nós não temos de ser fechados aos estrangeiros, aliás precisamos deles como de pão prá boca. Amigo pergunta lá a qualquer estrangeiro que vem cá no festival, quanto dinheirinho é que cá deixa ficar e depois faz as continhas. Ah e já agora bota uma concertinada

      Eliminar
  4. PAra os nossos amigos das raízes ancestrais quero deixar aqui o link para poderem ver aquele que foi o ponto mais alto da cultura do folclore de Paredes de Coura:

    https://www.youtube.com/watch?v=Ily3kKSQwoM

    ResponderEliminar
  5. Tá tudo muito bem...é melhoramento aqui é melhoramento acolá mas das piscinas não se ouve patavina! Quem foi o responsável pela obra? Isto só visto! Andaram a fazer trabalhos de cosmética e esqueceram-se do resto. O mais triste é que quem paga pela falta de competência de certas pessoas são os utentes que frequentavam o espaço, isso é que sim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem você deve ser cá um utente das piscinas! Só deve ter descoberto que as piscinas existiam porque leu no Notícias de Coura que as obras estavam atrasadas. Comédia a la carte...

      Eliminar
    2. Deve ser o Michael Phelps!

      Eliminar
  6. Atrasadas anónimo 12:15!? É caso para dizer que mais parecem as obras de Stª Engrácia...
    Não deixa de ser um tanto ao quanto vergonhoso mas é o que temos à frente das obras do nosso município e infelizmente já não é novidade para ninguém.

    ResponderEliminar
  7. É fácil. Arranja-se uma banda que lá queira atuar no festival e já está, problema resolvido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arranja-se uma banda que queira atuar no festival? Acho que todas as que lá vão é porque querem aturar nao? Comédias...

      Eliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.