segunda-feira, 4 de julho de 2016

Bermas por limpar motivam queixas à Câmara

2010-07-03 15.49.03

A necessidade de limpeza nas bermas da EN303 foi um dos assuntos em discussão na última Assembleia Municipal de Paredes de Coura. Tanto José Augusto Caldas, do PSD, como Eduardo Daniel Cerqueira, do PS, chamaram a atenção para a necessidade de serem limpas as bermas da EN3030, no troço entre a vila e Cossourado, especialmente concorrido nesta altura do ano em que se assinalam as festividades em honra de S. Bento da Porta Aberta.

Todos os dias, à medida que se aproxima a data da festa, que decorre no próximo fim de semana, o número de peregrinos aumenta e nas zonas em que não existem passeios a acompanhar a via, o mato cresce a olhos vistos, obrigando os caminhantes a invadir a faixa de rodagem. “Alguns pontos são muito perigosos”, alertou o representante do Partido Socialista.

Refira-se que o assunto da limpeza das bermas das estradas nacionais já foi discutido noutras ocasiões, na Assembleia Municipal. Inclusivamente, no ano passado aquele órgão chegou mesmo a enviar uma reclamação escrita às Estradas de Portugal alertando para a necessidade de ser feita a referida limpeza.

Na resposta aos dois deputados municipais, Vítor Paulo Pereira lembrou que a falta de passeios em alguns troços da EN303, na ligação entre S. Bento e a vila, “já é uma questão antiga e não podemos prometer quando vamos resolver”. Apesar disso, o autarca reconheceu a importância do pedido e informou que “quando houver viabilidade financeira, é uma obra oportuna a considerar”.

Mas as críticas de José Augusto Caldas estenderam-se também ao mau estado de conservação dos espaços ajardinados geridos pelo município e à necessidade de algumas árvores existentes na vila terem de ser aparadas. O presidente da Câmara Municipal, não negando as situações, lembrou que a autarquia “não tem funcionários para acudir a todo o lado”.

7 comentários:

  1. Então que é feito do projecto (do anterior executivo?) que previa que numa das bermas existisse passeio a ligar a Vila a S. Bento?? Terminou em Formariz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem os ouvir até fica com a impressão que devem ser milhares os romeiros da vila até São Bento. Até parece que é uma obra das mais necessárias. Então faz assim tanta falta uma berma especial para o Borinho mais meia dúzia de pessoas ir a pé até São Bento. Deve ter um trânsito aquela estrada!! São Bento de Seixas tem 100 vezes mais pessoas a ir a pé até lá, quer desde Caminha, quer desde Cerveira e, que eu saiba, não vejo lá nenhuma berma especial. Já nem falo do trânsito naquela estrada. Mas aqui, aqui é que faz falta uma berma especial.

      Eliminar
    2. Talvez a solução para o caso seria a construção de uma passadiço como os que fizeram ao longo do Paiva... Isso é que era uma obra!!!
      Melhor seria que os peregrinos de S. Bento tivessem mais cuidado ao transitar ao longo da estrada e o fizessem em fila e não aos magotes como acontece.

      Eliminar
    3. Passadiços como os do paiva?? Da vila até São Bento? Está a falar a sério?? Para usar uma vez por ano? Oh pá usem o dinheiro com prudência. Não alem à toa. Já se fez tanta coisa à toa neste concelho! Então quer dizer que o governo tem de fazer passeios especiais pelo país todo para as pessoas irem a Fátima?! Mais útil, e via´vel, se bem que bem mais caro e de difícil execução, seria fazer uma ciclovia por exemplo desde a vila - formariz - cossourado - rubiães - antas - s. martinho de coura - romarigães - agualonga - cunha - castanheira - vila. Isso sim. Agora fazer passeios para serem usados uma vez por ano!! Tenham juízo.

      Eliminar
    4. Francamente "anónimo de 14/7/2016 às 11.26".... tens assim tanta falta de humor que não percebeste que era uma "graçola". Acalma-te, goza o panorama, transpira felicidade, que somos campeões europeus... o resto são migalhas.
      Cruz credo home...

      Eliminar
  2. Gastem todo o orçamento no tabuao que é utilizado pelo menos uma vez por... ano. Para a câmara só existe o festival e os festivaleiros. Os residentes que se lixem.

    ResponderEliminar
  3. Verdade verdadinha. "Para a câmara só existe o festival e os festivaleiros. Os residentes que se lixem."

    ResponderEliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.