sexta-feira, 3 de março de 2017

AM: Oposição elogia ligação à A3

P1050677

Numa reunião onde se perdeu mais tempo a discutir pormenores do regimento do que a debater os problemas do concelho, os elogios da oposição à Câmara por causa da ligação à A3 acabaram por marcar pela diferença. Mesmo assim, com algumas reservas face a todas as promessas anteriores.

A ordem de trabalhos era curta e pouco susceptível de criar polémica. Mas a polémica surgiu ainda antes de se iniciarem os trabalhos propriamente ditos, na última sessão da Assembleia Municipal (AM) de Paredes de Coura. Tudo porque José Augusto Pacheco, presidente daquele órgão autárquico, trouxe à baila um pedido de esclarecimento de José Augusto Caldas, recebido dias antes da reunião… de Dezembro.

Em Dezembro, recorde-se, a oposição marcou pela quantidade de baixas, desde as duas vereadoras social-democratas, até alguns elementos da bancada do PSD, entre os quais o próprio José Augusto Caldas, líder do grupo municipal daquele partido que, após a reunião, criticou publicamente a convocatória da mesma para a data em questão. E que, soube-se agora, dias antes enviou ao presidente da mesa um conjunto de perguntas sobre os assuntos em discussão na reunião a que iria faltar. As respostas chegaram agora, na reunião de Fevereiro. Ou melhor, não chegaram as respostas, chegou o esclarecimento de José Augusto Pacheco que considera não lhe competir a ele responder às questões levantadas, mas sim ao presidente da Câmara. “Mesmo que [José Augusto Caldas] não pudesse estar presente, pedia a outro elemento da bancada para solicitar os esclarecimentos”, atirou ainda o presidente da AM.

Estava dado o mote para largos minutos de discussão entre José Augusto Pacheco e José Augusto Caldas, com o primeiro a dizer que o pedido do líder do grupo municipal do PSD não tem fundamentação, e este último a lamentar que o presidente da AM “tenha usado o tipo de argumentação que usou”. “Tenho pena que as reuniões da Assembleia Municipal não sejam difundidas no YouTube para a população ver o que aqui se passa”, criticou José Augusto Caldas.

Na resposta, o presidente da AM explicou a José Augusto Caldas que “não se trata de uma questão de pena, mas de domínio político”, ao que o líder do PSD retorquiu, explicando que ao contrário do que sugeria Pacheco, o “regimento diz que os membros da assembleia não podem dirigir questões ao presidente da Câmara, mas sim ao presidente da mesa e compete a este pedir à Câmara os esclarecimentos solicitados”.

Nova estrada: “é a terceira vez que prometem”

O anúncio da ligação à A3 acabaria por sobrepor-se a polémicas sobre o regimento, com José Augusto Caldas a congratular-se com a nova ligação. “Os courenses e os empresários merecem. Só peca por tardio”, referiu o líder do grupo municipal do PSD, explicando que se trata de uma vitória de Vítor Paulo Pereira (VPP), “mas é o culminar de pressões do PS, PSD, CDU e CDS, concelhias e distritais”. “Tivemos a solidariedade do distrito nesta justa reivindicação”, acrescentou o social-democrata.

Os agradecimentos de José Augusto Caldas estenderam-se ainda a Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação. “Tem conseguido desbloquear um conjunto de obras para Paredes de Coura, obras que estiveram encalhadas em anteriores governos”, justificou, dando como exemplos, além da ligação entre Formariz e Sapardos, a abertura da Unidade de Cuidados Continuados e as obras de requalificação da Escola Básica e Secundária.

Apesar disso, o social-democrata não deixou de lembrar que “é a terceira vez em período eleitoral que governos PS anunciam a ligação à A3”. “Já estamos habituados a que venham membros do Governo anunciar”, acrescentou, fazendo votos de que a obra seja iniciada a breve prazo e de que a autarquia courense “estude formas de melhorar a ligação da vila ao nó da nova via para que mais courenses beneficiem da ligação”.

“Podem ter a certeza que Paredes de Coura vai ser dos primeiros a apresentar o projecto, com todos os pareceres”, garantiu, na resposta, o presidente do município, anunciando a participação da autarquia numa reunião em Lisboa, dentro de dias, como exemplo da “velocidade institucional” que tem caracterizado o trabalho da Câmara. “É a única forma de conseguir as coisas”, refere VPP.

Lembrando, uma vez mais, que o anúncio não é ainda a estrada, o autarca explicou que “é uma porta que se abriu, que é diferente das anteriores”, por se tratar de um programa nacional onde estão câmaras de vários partidos, como já tinha explicado na última edição do Notícias de Coura. “É diferente, estamos na “pole position””, acrescentou VPP, que agradeceu as palavras de congratulação de José Augusto Caldas, mas reforçou que “não me importa que não me atribuam mérito, importa é que as coisas aconteçam”. “As pessoas que trabalham não precisam de brilhar”, concluiu o autarca.

Iluminação pública mantém horário

Também a iluminação pública mereceu a atenção de José Augusto Caldas na última sessão da Assembleia Municipal. O líder do grupo do PSD questionou a autarquia sobre a introdução de “leds” na iluminação pública e trouxe à discussão um assunto que já por diversas vezes por ali passou: o regresso da luz pública durante toda a noite, em todo o concelho.

Na resposta, Vítor Paulo Pereira admitiu que voltar a acender a iluminação pública durante toda a noite “era muito bom em termos eleitorais”, avisando, contudo, que não governa o município a pensar nas eleições. “Prefiro ajudar quem mais precisa”, explicou, fazendo alusão à utilização do dinheiro que esta medida conseguiu poupar aos cofres do município. Apesar disso, adiantou que “quando houver condições”, o regresso da iluminação durante toda a noite poderá ser uma possibilidade. “Neste momento não o conseguimos fazer”, adiantou.

A Assembleia Municipal ficou também marcada pela intervenção do público, um momento raro nestas reuniões. José António Pedreira usou da palavra para agradecer e elogiar o trabalho dos bombeiros e do povo no combate aos incêndios do ano passado. Aproveitou ainda para recomendar à protecção civil municipal que “comece a trabalhar agora” na prevenção dos fogos florestais ao invés de “andar depois a distribuir água e leite aos bombeiros”.

8 comentários:

  1. Mais importante para o concelho, a meu ver e atenção que não estou a ser contracorrente nem fanático do ambiente nem nada do género, é o novo projeto da paisagem de Paredes de Coura que o Sr. Presidente foi à televisão falar no outro dia. As pessoas ainda não se capacitaram da importância que uma paisagem bem cuidada, estruturada, tem no concelho. É que ng nos visita por nada. O que poderiamos oferecer era mesmo a nossa linda paisagem de preferência limpa de eucaliptos. Se junto com isto recuperassem todos os vestigios históricos da presença de povos antigos bem como de outros monumentos que há pelo concelho, seria ótimo.

    ResponderEliminar
  2. Paredes de Coura limpa de eucaliptos!?!? Está bem está...falam mais alto outros interesses e não vejo vontade politica para chocar de frente com os mesmos. Infelizmente!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema são os interesses e não só. Já imaginaram o que seria a câmara proibir a plantação de eucalipto? Até esperavam o fiscal de caçadeira se preciso fosse. Infelizmente ainda temos níveis de iliteracia enormes. Não é fácil mudar isto de um dia para o outro. Por isso o Presidente envolveu as crianças no tal plano de paisagem, para ver se se sentem comprometidas no futuro. É que a minha geração, neste aspeto, está condenada. Estamos a dar cabo da nossa paisagem e não só da nossa paisagem, também da nossa economia. O turismo de habitação vai acabar de vez porque ninguém quer ver uma paisagem marcada pelos eucaliptos. As linhas de água vão todas ao ar. Enfim, é um sem número de desvantagens, mas desvantagens gravosas que vão perdurar pelo tempo. Se não fizerem nada claro...

      Eliminar
  3. Nada tenho contra a plantação do eucalipto antes pelo contrário, acho que estas árvores respondem por cerca de 60% do rendimento do país. Antes eucaliptos do que tojo e mato, tenho lido artigos em publicações de engenheiros agrários que demonstram por a e mais b que a destruição de águas não passa de uma falácia, antes estas árvores fornecem o maior mentol para os habitantes. Não tenho propriedades e muito menos interesses instalados mas tenho de dizer a minha verdade!!!.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é isso mesmo.. é a sua verdade, melhor é a sua não verdade, falta de cultura ou interesses mesmo. Antes de mais basta ir a wikipedia e ver a definição de mentol: "Mentol é um composto orgânico obtido por síntese ou da extração do óleo de mentha piperita". É que só porque aquilo se facto cheira um bocado a mentol não quer dizer que seja do eucalipto que vem o mentol. Depois o senhor diz que o eucalipto é responsável por 60% da riqueza do país, ou seja, por 60% do PIB nacional. Mas o senhor anda a fumar o quê? Seja o que for recomenda-se de certeza tal é a bojarda que o senhor tinha quando escreveu isso. Olhe nem me vou dar ao trabalho de consultar estatísticas para desmentir essa babuzeira. Não é necessário ser engenheiro nem doutor para ver que qualquer espécie vegetal não alcança sequer uns 5% do PIB no rendimento nacional, quanto mais 60%!! E então os eucaliptos não secam as linhas de água? Então como é que explica aquele crescimento rápido? Aposto que o senhor até no seu jardim os deve ter plantados. E esses engenheiros agrários são mesmo imparciais são. São uns chupa subsídios que estão preocupados com tudo menos com o equilíbrio ambiental. Em vez de ter tojo pode ter castanheiro de produção, carvalho, etc, etc. Pode ter espécies rentáveis que garantem uma sustentabilidade ambiental, paisagística, que garantem a sustentabilidade no médio/longo prazo do nosso território. Mas SERÁ QUE SÓ EU É QUE VEJO ISTO!!!!!! Que se já quase ninguém nos visita por NADA se acabarem com o que resta da nossa paisagem ENTÃO É QUE NINGUÉM NOS VAI VISITAR!!!!

      Eliminar
    2. Será que o eucalipto não dá para os vegetarianos comer? Era melhor encomendar um estudo aos iluminados da quinta das águias para ver se o eucalipto pode ser incluído nas mistelas deles, algo do género: puré de eucalipto, salada de folha de eucalipto, souflé de cascas de eucalipto com uma redução de molho de soja. Podia-se também aproveitar a onda de enchidos que se vive agora em coura e fazer chouriças de eucalipto, casca fumada, coisas assim empreendedoras... É que se for comido ele desaparece. Também não era má ideia encomendar um bando de kangurus e outro de koala. Era só evitar que fossem caçados. Bastava ensina-los a acordar só depois das 8 da manhã, depois dessa hora os caçadores já tem uma ramada em cima deles que já não acertam em nada.. Simples

      Eliminar
  4. ... "acrescentou VPP, que agradeceu as palavras de congratulação de José Augusto Caldas, mas reforçou que “não me importa que não me atribuam mérito, importa é que as coisas aconteçam”. “As pessoas que trabalham não precisam de brilhar”, concluiu o autarca." Aqui está a humildade de um Presidente que só tem um objetivo, levar Paredes de Coura prá frente com prazer, com gosto e não se embandeirar em arco, coisa como outros a fazem... Sempre me apercebi como muitos courenses com toda a certeza da diferença entre os humildes e os arrogantes, daqueles que se julgam os intelectuais que o povo além de lhes pagarem o seu vencimento se julgam os melhores e por isso entendem que podem alterar uma qualquer Assembleia, só que por acaso não estarão presentes, sei lá, talvez porque vão para a praia ou preferem ficar no quentinho em casa naqueles dias de frio... Santa ignorância...
    Como podem pessoas destas serem responsáveis por uma liderança de um Município?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Como podem pessoas destas serem responsáveis por uma liderança de um Município?" Como assim?

      Eliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.