sexta-feira, 17 de março de 2017

Ligação à A3: um primeiro vislumbre do traçado

estrada 1

Não será, ainda, o traçado definitivo, mas são imagens apresentadas hoje na cerimónia de assinatura do acordo de gestão entre a Infraestruturas de Portugal e a Câmara de Paredes de Coura, com vista à ligação entre a A3 e o parque empresarial de Formariz. E que já dão uma ideia do que pretende ser ser feito, com alguns troços da EN303 a serem aproveitados, mas também com uma grande parte de nova via, evitando alguns dos principais pontos de afunilamento do actual traçado. E, conforme foi apresentado, com duas rotundas (uma em Sapardos, logo após a saída da A3, a outra em S. Bento da Porta Aberta, possibilitando a ligação quer a Valença, quer a Ponte de Lima, pela EN201) e três entroncamentos com a EN303, em Linhares, Ferreira e Formariz, onde termina a intervenção. (Clicar nas imagens para aumentar)

estrada 2

47 comentários:

  1. Ainda me têm de convencer do porquê de tanta curva!!!!! Porque não ligação directa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a ligação ao parque industrial de Castanheira?
      Tantos anos para estudarem um projecto credível e com o fim de servirem as freguesias e zonas industriais!Que bom seria a ligação em Arcozelo de Ponte de Lima pela estrada nacional das Pedras finas ao alto de Romarigães e daí com as ligações para as freguesias onde há zonas industriais e a ligação através de rotundas para Arcos de Valdevez,Monção e Valença.Valeu a pena esperar!!!

      Eliminar
    2. Boa! Vamos lá construir rotundas que já ficamos ligados aos Arcos, Monção e Valença! Vamos-nos ligar através de rotundas! Como é que ninguém se lembrou disso antes??

      Eliminar
    3. Cada especialista de circulação viária..

      Eliminar
  2. Ainda me tenho de informar do porquê de tanta curva Aparentemente qualquer leigo diria A direito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente as curvas são muitas neste traçado mas embalados pela concretização do evento(obra)nada de fazer ondas com o ministério das OP e Comunicações...

      Eliminar
  3. É impressão minha ou esta estrada vai passar mesmo no meio dos eucaliptos do Amândio de Linhares?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh não!! A sério?? Temos que nos mobilizar e defender este eucaliptal!!! Vamos lá acorrentar-nos cada um ao seu eucalipto!!

      Eliminar
    2. No novo traçado apresentado não verificamos o acesso á Zona Industrial de Castanheira, será lapso do projetista ou falha minha na leitura do mesmo.

      Eliminar
    3. Não seja b... que saiba o Amândio de Linhares não é proprietário de terrenos quer com eucaliptais ou sem...Sejamos sérios e não demagogia pura e barata.

      Eliminar
    4. O acesso à zona industrial de Castanheira é subterrânea, por isso é que o senhor não a viu lá no projeto.

      Eliminar
    5. A nova ligação era mesmo necessária? Não. Fazia falta? Não. Então e vão mesmo fazê-la? Vão. Há coisas que não se percebem.

      Eliminar
    6. Demagogos sr anonimo?! Não é proprietário mas é o pai daquele belissimo eucaliptal. Será que vao ter que indemnizar os baldios por passar lá a Estrada? Isso é q era...

      Eliminar
  4. Foi este traçado elabora em 2007? Passado 20 anos não faz sentido nenhum, a ligação devia de ser Arcozelo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas devia ser a Arcozelo porquê????? Explique lá que tão grandes vantagens traz Ponte de Lima ao nosso concelho!

      Eliminar
    2. É do tipo...porque sim!!! E saber fazer contas também na sabe.

      Eliminar
    3. Na minha balança pesa muito mais a ligação Arcozelo do que a Sapardos. Com uma diferença abismal, só não vê quem não quiser.

      Eliminar
    4. ir para Sapardos é andar para trás..

      Eliminar
  5. Ponte de Lima tem turismo, passam centena de pessoas por la no fim de semana, era uma forma de estar mais perto, no entanto não era só Ponte de Lima, mas Braga, Porto e Viana ficam mais perto.
    Nós ao sair de Coura vamos andar no sentido contrario para chegar ao mesmo sitio. Ao vir a Ligação que seja benéfica para o concelho todo, e não que seja só para dizer que temos ligação ao AE. Qual faz mais sentido estar no centro da Vila e entrar na AE em Sapardos? Ou ir pela nacional até ponte de lima e entrar em Arcozelo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apoiado o comentário do anónimo de 21.03ás 15.48, não há pior cego do que aquele que não quer ver...Arcozelo Coura devia ser o prolongamento natural de quem regressa do Porto, Viana, que tristeza quem transita na A27 e saí em Arcozelo a ligar a estrada centenária cheia de curvas até Coura percorrendo cerca de 30 Km na EN até Coura, como quem diz sai do céu e entra no inferno, em pleno século XXI não haver cabeça iluminada que não veja isto!!! Os residentes da parte norte do concelho dizem não a Sapardos muito obrigado!!!.

      Eliminar
    2. Olhe amigo, cabeças iluminadas até há, não há é dinheiro! Percebeu ou quer que lhe faça um desenho? E realmente há muita tristeza nas pessoas que saem de Arcozelo. Desatam logo a chorar! Deviam por pôr uma banca de lencinhos para as pessoas secarem as lágrimas quando começam a chorar. O tuga é mesmo bacoco. Reparem neste trecho de afirmação: "como quem sai do céu e entra no inferno". O tuga quer é auto estradas com fartura. Querem auto estradas até à porta de casa se desse para tal. Ah ueh eu vou marchar pela autopista! Se para trazer esta custou o que custou, imagine então fazer uma com 5 ou 6 vezes o tamanho desta. NUNCA NA VIDA ERA APROVADA!!!!!!!!!! PERCEBEU AGORA??? Se até aqui reclamavam por não haver ligação à auto estrada passasse ela onde passasse, agora já reclamam pelo traçado. Ah gente esquisitinha!!! Marrai com a cabeça num pinheiro antes!! Não se aproveita uma letra do que escreveis, gente alucinada, sem noção de que as coisas custam dinheiro!! Quer ir comer sarrabulho a Ponte de Lima e quer chegar la rápido é isso? Olhe não vai ser por mais dez minutos que vai morrer de fome. Tem turistas lá? Ok e eu que me importa os turistas? Quer roubá-los para cá? Acha que alguém que vá a Ponte de Lima vai ver uma placa a dizer Paredes de Coura e vai exclamar: "até que enfim!!!!!! Já não quero saber de Ponte de Lima! A partir de agora vou passear para Paredes de Coura. Só não ia até agora porque não tinha ligação à autoestrada, mas agora tem, por isso agora Paredes de Coura vai ser turisticamente a minha prioridade!" Você tem dois dedos de testa sinceramente? O fulano das 15:48 diz que tem que se andar para trás para chegar ao mesmo sítio (Ponte de Lima) Mas qual é a obsessão desta gente com Ponte de Lima? Porque é que não nos devemos virar antes para Espanha que está tão ou mais perto?

      Eliminar
    3. Quanto mais escreves mais parvoíces dizes. Essa ligação apenas serve para a zona industrial porque para o cidadão courense vale 0.
      Ligar-nos a Ponte de Lima seria bem mais útil para todos os courenses, excepto duas ou três aves raras que aqui comentam.

      Eliminar
    4. Ora então enumere lá quais as vantagens da ligação a Ponte de Lima?

      Eliminar
  6. Sim realmente é em Espanha que temos o centro hospitalar, as universidades, o centro de distrito, etc. Sim tem toda a razão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dou o braço a torcer na parte do centro hospitalar, mas de resto... É preciso andar com a marcha de emergência para ir à universidade?

      Eliminar
    2. Mas você ainda não notou ou anda a dormir?? Isto não tem nada a ver com hospitais nem universidades. Trata-se de implicar e implicar. Se a ligação fosse dar Arcozelo diziam que tinha que ser a Sapardos! Esta gente tem de procurar mais assunto. Temos um concelho a crescer industrialmente, culturalmente, temos tribunal de novo, ligação à autoestrada. Têm que inventar alguma coisa.

      Eliminar
  7. Quando leio aqui alguns comentários, fico perplexo com esta gente do contra do vota abaixo mas não é de admirar, porque realmente e sem qualquer duvida esta oposição, é, a oposição das contradições é a chamada oposição com se diz na nossa terra, "se o mal não é das calças então é do cu" coitaditos, já não sabem o que inventar mais para se justificarem...
    Mas mais ainda, alguma vez neste país qualquer Governo do PSD, fez qualquer coisinha pelo Concelho de Paredes de Coura? Não! Nunca! Nós courenses temos bem na memória no tempo dos Governos de Cavacos e companhias limitadas de nem sequer saberem onde ficava Paredes de Coura... Mas aqui, não é o mais significado estes Governos de direita nos terem dado ao abandono! O que na verdade é mais chocante principalmente para os verdadeiros courenses, são aqueles courenses que preferem com toda a vontade ofender a sua terra na defesa do seu partido! Essa sim! É um autêntico descalabro...
    Virem o disco!!! Comecem a defender os interesses dos courenses e de Paredes de Coura, é esta a terra amada que nos viu nascer! Deixem-se de jogadas sem interesse para o Concelho. Os courenses são os melhores!!!

    ResponderEliminar
  8. Fala do que sabes e não queiras enganar os menos esclarecidos, o primeiro ministro que mais defendeu Portuga após a revolução foi o Prof. Cavaco Silva, olha não foi no tempo dele que se construíram o Posto da GNR, Lar de Idosos, reconstrução do edifício dos Paços do concelho, construção do Palácio da Justiça, queres mais ou chega!!!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade temos que vos dar o mérito, sem qualquer duvida, sempre os melhores na pura mentira... E falando-te daquilo que não sei, tu tiveste um lapso de memória, na realidade o Cavaco foi o Primeiro Ministro que mais defendeu o seu interesse e da sua(dele) família, quando foi o maior do BPN!!!... Agora teres a destinta lata de vir para aqui dizer que este sujeitinho, deu o melhor dos mundos a Paredes de Coura é tentar passar um atestado de ignorantes aos courenses!!! O povo de Paredes de Coura, ainda tem bem presente na memória a figura triste desse sujeito, que não só prejudicou Paredes de Coura como o resto do país...
      Por fim, basta, basta de tentar fazer crer a este povo, do pior a todo nível que sai dessa direita alaranjada são os melhores com nós fossemos todos um cambada de analfabetos... Santa ignorância...

      Eliminar
    2. O Cavaco é fixe!!

      Eliminar
    3. Vocês não entendem nada de política nem de bancos, seus básicos! Então não sabem que o Cavaco quando viu BPN interpretou logo aquelas siglas como Banco Para Nós, para ele, para o Dias Loureiro, Duarte Lima, enfim os estrategas nacionais do PSD. Já BES era o Banco Especial Sócrates para os estrategas nacionais do PS. Quando iam ao multibanco e viam que o saldo tava a zero recorriam à CGD, Cagadora Geral de Dinheiro que fazia logo uma transferência para estas duas reputadas instituições para manter o "sistema" a funcionar tendo como garantia bancária dois chupa chupas de morango. Enquanto isto acontecia no Bando de Portugal jogava-se à cabra cega e depois vai-se à Assembleia da República jogar à verdade ou consequência nas comissões parlamentares de inquérito. Quando o fundo fica rapado, chama-se o FMI, Fundo Matador Internacional que manda vender tudo a preço de taberna em nome dos sempre sabedores "mercados". Nisto quem sai a ganhar é o povinho que depois de levar umas reguadas dos países do norte e de lhes vender tudo fica logo educado a não gastar tudo em mulheres e vinho. Enfim, são tudo bons rapazes!!!

      Eliminar
    4. "O Cavaco é fixe!!"
      Se o Cavaco porventura lê-se isto não iria gostar! Aliás, até penso que ficaria irritado...
      Sabes porquê? Porque os ditadores nunca gostam de Slogans fortes da DEMOCRACIA!!! Cometestes um grave erro ao utilizares o Slogan que até aos dias de hoje no Portugal DEMOCRÁTICO foi o mais badalado e relacionado com o maior Homem da DEMOCRACIA no nosso país o falecido Doutor Mário Soares!!! Começa-te a cultivar e não transpareças para os outros, que és um autentico analfabeto ao nível de politica e da História portuguesa...

      Eliminar
    5. Ui temos culto! Então eu sou analfabeto.. Muito bem. Olhe então fazemos o seguinte: eu vou-me cultivar politicamente e o senhor vai-se cultivar gramaticalmente, trocando por miúdos - vá aprender a escrever e depois chame analfabeto aos outros!

      Eliminar
    6. Em complemento da notícia dada a obras realizadas em Coura nos tempos de Cavaco, pf acrescente mais estas: Quarteis dos Bombeiros e GNR.Lar de Idosos,Rec. Paços do Concelho,const. do Palácio da Justiça, Construção do edifício dos Dadores de Sangue, Construção das Piscinas Municipais, Centro Paroquial de tempos livres na freguesia de Infesta, Construção do lança da AE3 de Ponte de Lima a Valença, construção da Escola Preparatória de Paredes de Coura, construção da Escola Secundária de Paredes de Coura. Entendo que ara quem tão mal diz de Cavaco Silva e chegar aio desplante de dizer que este governante nada fez por Coura é no mínimo um autêntico disparate!!! Deve de padecer de amnésia profunda trate-se enquanto tem tempo... quando fala no BPN e relacionar este banco com C.Silva, então este homem não tinha as suas economias e de sua esposa como professores durante a vida, depositadas no mesmo Banco? É crime, olhe quem nacionalizou o mesmo banco na falência foi um governo socialista e que nos custou muito caro a todos os contribuintes portugueses sem nada ter a ver com estes casos de polícia de outros políticos que administravam aquele Banco, tais como Vara do PS que já foi condenado em 6 anos de prisão, claro recorreu da sentença. Quem nos dera que todos os políticos que passaram pelos governos e poder fossem pessoas isentas, sérias e honestas como foi C.Silva, o melhor primeiro ministro de Portugal em Democracia que por certo vai ficar na história deste país .

      Eliminar
    7. Ups! Afinal quem salvou o concelho foi o PSD!!!!!

      Eliminar
    8. Não foi o PSD que salvou Paredes de Coura,será que este já está salvo???Olhe amigo comente as obras que acima foram referidas feitas no tempo de Cavaco Silva veja se pode desmentir, factos são factos as obras estão aí para se verem , quanto á ligação á AE3, essa promessa foi dos socialistas no tempo do Guterres, recorda-se?Nada tenho contra o actual Presidente de Câmara mas parte das obras realizadas pelo mesmo não passam de paliativos para inglês ver, vamos ver se os socialistas desta vez não nos vão enganar!!!Basta de aldrabões que enganaram o povo de Coura até o seu presidente de Câmara que muito religiosamente acreditava nos seus camaradas que o deixaram ficar muito mal na fotografia...

      Eliminar
    9. https://www.youtube.com/watch?v=-ZxhRvLXNVc

      Eliminar
  9. comenta se tudo.... menos o post publicado. é mesmo à Tuga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente! Como se o já falecido Dr. Mário Soares e o Cavaco Silva se importassem se Coura existe ou se já foi por água abaixo. É como as freguesias mais afastadas de Coura. Ninguém quer saber delas! Só lá se vai quando são as eleições, depois já nem se sabe onde ficam!

      Eliminar
    2. Exactamente meu caro...... lá está o amigo a entrar na onda. Afalar de tudo menos do traçado de ligação á A3.. continuem e no final publiquem um livro com os comentários. pode ter o título de "Posts para Bananas"

      Eliminar
    3. Eu sugiro antes o título de "Eleições para Bananas". Que tal?

      Eliminar
    4. julgo que não... pelo que aparenta o q está em causa é o traçado da ligação á A3 e não as eleições, partidos, Soarisses e Cavaquices e outras politiquices.

      Eliminar
    5. Mas quê? Os courenses nem sequer terão o direito de se manifestar publicamente, daqueles que tanto mal fizeram à nossa Terra? Por Amor de Deus, estamos num Estado de Direito e Democrático!!! E pelo menos vamos ser um pouco justos, este Governo e este Presidente de Câmara estão a fazer mais por Paredes de Coura do que algum dia fizeram os Governos de Direita...
      E não podemos dissociar uma coisa à outra, claro, neste caso com o post publicado...

      Eliminar
    6. Ah pois é ! Foi o PS quem salvou este concelho!

      Eliminar
  10. o palavreado acima provém do CCPC. (Centro Cultural)

    ResponderEliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.