sexta-feira, 1 de abril de 2016

PSD em mudanças na Câmara

cartaz psd[4]

A vereação social-democrata está em mudanças na Câmara de Paredes de Coura. Seguindo aquilo que já pode ser considerada uma tradição dos seus mandatos, Décio Guerreiro, candidato derrotado nas eleições autárquicas de 2013, suspendeu as suas funções de vereador. Objectivo: dar possibilidade aos outros elementos da lista de ganharem alguma experiência nas lides autárquicas. Mas nem todos querem assumir o lugar.

Nas eleições de 2013, o PSD não conseguiu roubar a câmara courense ao Partido Socialista e conquistou apenas dois lugares na vereação, à semelhança do que acontecia desde a década de 80. Deste modo, Décio Guerreiro, que encabeçava a lista candidata, e Helena Ramos, a número dois, ocuparam os seus lugares de vereadores, sem pelouro, na oposição. No entanto, volvidos pouco mais de dois anos, eis que Décio Guerreiro sai de cena, ao que tudo indica temporariamente, dando lugar a Janine Azevedo Soares, independente que o histórico do PSD courense foi buscar para o terceiro lugar da lista que liderou.

Uma situação que, explicou Janine Azevedo Soares, “estava apalavrada desde o início do mandato” e que visa, nas palavras da própria, “dar-me mais experiência nas lides de vereação”. Janine Azevedo Soares, advogada em Braga, junta-se, assim, a Helena Ramos, o que, tendo em consideração que do lado do PS o elenco camarário é composto por dois homens e uma senhora, vai dar ao executivo courense uma maioria feminina.

Considerando que a rotatividade de vereadores é “algo de positivo e próprio de pessoas que não estão presas ao cargo que ocupam”, Janine Azevedo Soares entende que a sua presença na vereação, ainda que sem pelouro, pode trazer alguns contributos em áreas como a assistência social e o empreendedorismo social e empresarial. “Creio que poderei contribuir favoravelmente para o bem-estar e melhoria das condições de vida dos courenses”, remata a advogada, que encara a sua presença no executivo camarário como “um serviço a favor da população courense”.

O esquema de rotatividade de vereadores não é, referia-se, novidade no PSD courense, nomeadamente quando Décio Guerreiro é candidato à Câmara. O social-democrata já por diversas vezes no passado suspendeu o seu mandato, dando lugar a outros elementos da lista. Desconhece-se, contudo, se este esquema se vai alastrar também à, até agora, sua colega na vereação, Helena Ramos, que muitos apontam como a próxima candidata do PSD à Câmara Municipal de Paredes de Coura.

O certo é que, quando uma das duas vereadoras social-democratas precisar de ser substituída, por alguma falha ou impedimento, não será o próximo da lista que as irá render. O quarto lugar foi ocupado por Amândio Pinto, presidente da união de freguesia de Linhares e Cossourado, independente eleito pelo PSD. O autarca, contudo, já avisou que, se for chamado a isso, não assumirá o seu lugar na vereação. Uma opção que, justifica, tem a ver com o compromisso assumido para com a população das freguesias que o elegeram. Mas a que não será alheio, também, o corte de relações com as estruturas políticas do PSD, verificado no ano passado.

8 comentários:

  1. A Helena vai ser a próxima candidata à câmara? Então o Amândio?

    ResponderEliminar
  2. Até que enfim o Décio larga o osso já sem o mínimo de carne, será verdade?!Pelos seus antecedentes tudo leva a duvidar joga muito em prazos? Vai que não deixas saudades a quem quer que seja, só bosta nos bombeiros, dadores de sangue e na Câmara num vai e vêm constante conforme os ventos assim o homem vai flutuando!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Finalmente a Helena pode tomar as rédeas. Já não era sem tempo!
      Finalmente poderemos almejar algo.

      Eliminar
    2. O comentador anterior esqueceu-se do Lar de Rubiães onde o promotor lhe deu com os pés,quer dizer cada cavadela sua minhoca.

      Eliminar
    3. Ai esse humor!
      Muito bom...

      Eliminar
    4. O promotor começou a ver a "tropa" que se estava a juntar alí e pensou duas vezes. LOL! É com cada golo que estes marcam.

      Eliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.